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  • As pesquisas de produtos Conscientes FARFETCH cresceram 93% em relação ao ano anterior
  • As iniciativas circulares, que prolongam a vida útil dos artigos e promovem o reparo ou a revenda das peças, estão crescendo em popularidade
  • Boutiques e marcas estão tomando medidas para atender à demanda dos consumidores, avançando em iniciativas para melhorar seu desempenho em sustentabilidade

A FARFETCH Limited, plataforma global líder para a indústria da moda de luxo, publica hoje seu segundo Relatório Anual de Tendências de Luxo Consciente, que mostra como os consumidores de luxo estão consumindo de forma mais responsável.

O Conscious Luxury Trends Report deste ano analisa dados que resultam de todas as interações dos clientes de luxo com os produtos Conscientes na plataforma, incluindo pré-owned e serviços circulares na FARFETCH, a fim de fornecer uma visão das atitudes e comportamentos do público através da lente da sustentabilidade. O relatório revela que os clientes continuam a comprar mais conscientemente, e as marcas e boutiques na FARFETCH estão respondendo à crescente demanda dos consumidores, consolidando e aumentando seus compromissos para melhorar o impacto sobre as pessoas, o planeta e os animais.

A FARFETCH utiliza um conjunto de critérios para qualificar o que classifica como produtos Conscientes na plataforma: serem feitos de materiais reconhecidos ou certificados independentemente, terem sido criados através de um processo de produção certificado, serem pré-titulares ou pertencerem a uma marca que pontua pelo menos quatro (para marcas grandes) ou três (para marcas menores) com a agência de classificação ética Good on You.

As principais conclusões de 2021 incluem:

  • Os consumidores estão optando por comprar mais conscientemente em todo o mundo, e o perfil dos clientes que compram produtos conscientes corresponde em grande parte ao de um consumidor médio da FARFETCH: O número de clientes FARFETCH que compraram um produto da Conscious Collection em 2021 aumentou 60% em relação ao ano anterior; 29% dos clientes na China fizeram uma compra consciente em 2021; a idade média dos clientes conscientes é de 32 anos (para clientes FARFETCH em geral a idade média é de 34 anos); a França experimentou o maior crescimento global em compras Conscientes, com +149% de crescimento ano contra ano no Valor Bruto de Mercadoria (GMV) de produtos Conscious; a Coréia do Sul demonstrou o maior aumento no gasto pré-owned por item, com +116% ano contra ano.
     
  • Comprar peças de qualidade, com longevidade, é um foco chave para os consumidores FARFETCH: a pandemia da COVID-19 parece ter mudado a maneira como os clientes FARFETCH compram, com 79% afirmando ter adotado um ou mais comportamentos que veem como mais sustentáveis. O comportamento mais popular, citado por 79% dos clientes, é que agora estão comprando uma proporção maior de moda de luxo, porque acreditam que é mais sustentável do que a fast fashion, sendo de maior qualidade e mais duradoura.
     
  • Há uma demanda crescente por produtos feitos com menor impacto sobre o planeta ou animais: a venda de produtos Conscientes cresceu 1.8x mais rápido do que a média do mercado em relação a 2021, impulsionada pela oferta mais ampla da FARFETCH e pelo aumento do interesse do consumidor. Marcas que pontuam altamente com Good On You e que são classificadas pela FARFETCH como totalmente Conscientes representaram 49% do GMV de produtos Conscientes, com um aumento de 52% ano contra ano; as buscas por termos Conscientes na FARFETCH aumentaram 93% em relação ao ano anterior, sugerindo que muitos clientes estão procurando itens sustentáveis de forma proativa. O uso do filtro Conscientes no site da FARFETCH e o app aumentou 29% ano contra ano.
     
  • A demanda por artigos de luxo usados está crescendo, atraindo clientes de alto valor: 20% dos entrevistados da pesquisa compraram um artigo de moda pré-owned no ano passado; as visualizações de artigos usados subiram 150% ano contra ano; 65% do GMV de pré-owned vem dos Private Clients e clientes Platinum da FARFETCH.
     
  • As iniciativas de moda circulares estão ecoando junto aos clientes e tais serviços têm atraído novos e valiosos consumidores: os clientes estão usando cada vez mais serviços que os ajudam a prolongar a vida útil de seus artigos; 22% dos entrevistados dizem que nos últimos 12 meses, começaram a vender artigos de moda que não usam mais; 20% dizem que doaram um artigo de moda usado no último ano, enquanto 13% dizem que repararam um; FARFETCH Second Life aumentou o número de clientes em 195% em relação ao ano passado; mais de 70% dos clientes do FARFETCH Donate são novos na FARFETCH; os clientes da FARFETCH Donate gastam 99% mais por ano do que o consumidor médio da FARFETCH.
     
  • Boutiques e marcas estão tomando medidas para atender a demanda dos consumidores, avançando com iniciativas para melhorar seu desempenho em sustentabilidade: a FARFETCH agora vende 220 marcas muito bem classificadas pela Good On You, com um aumento de 13% em relação ao ano anterior; a quantidade de produtos Conscientes fornecidos pela rede de boutiques cresceu 40% ano contra ano; o GMV de produtos Conscious das boutiques parceiras cresceu 46% YoY.

Thomas Berry, Diretor Sênior de Negócios Sustentáveis da FARFETCH, disse:

“Como plataforma de luxo, temos uma visão única de mais de 3 milhões de consumidores ativos e mais de 1.400 vendedores de luxo no marketplace. Os dados deixam claro que o apetite do consumidor por formas mais conscientes e circulares de se envolver com a moda continua a crescer, e que as marcas estão respondendo às oportunidades que essa tendência apresenta. Em linha com nossa estratégia Positively FARFETCH, esperamos que os insights do relatório deste ano ajudem nossos parceiros e a indústria em geral a continuar a pensar, agir e escolher positivamente”.

O Conscious Luxury Report faz parte do Positively FARFETCH, pilar que trabalha para incentivar sua comunidade de criadores, curadores e consumidores, além da indústria como um todo, a consumir de forma mais consciente.

Em 2020, a FARFETCH apresentou ao mercado seu primeiro conjunto de metas de sustentabilidade para 10 anos. Os objetivos incluem: aumentar a eficiência e a diversidade do negócio, enquanto expande a oferta ao cliente e disponibiliza para boutiques, lojas de departamento e marcas uma plataforma que apoia as suas próprias iniciativas de sustentabilidade.

O projeto se concentra em quatro metas principais: em primeiro lugar, zerar ou negativar todas as emissões de pegada de carbono da empresa por meio da centralização do atendimento dos pedidos, do uso de embalagens mais eficientes, do maior uso de energia renovável e da compensação de emissões restantes; em segundo lugar, promover produtos que são certificados como sendo “conscientes” e melhores para as pessoas, o planeta ou os animais; em terceiro lugar, permitir que os clientes estendam a vida útil de suas roupas e reduzam o desperdício por meio de novos modelos de negócio, como revenda, doações, reparos ou feitos sob encomenda, além da compra de produtos usados; por fim, incorporar uma cultura anti-discriminatória e inclusiva na FARFETCH, buscando alcançar diversidade e representatividade dentro da companhia e na indústria.

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