- Principal investimento da plataforma no país foi direcionado ao programa de mininovelas TeleKwai;
- Crescimento em 2022 no Brasil focou também em projetos especiais e investimento em transmissões ao vivo
Com mais de 48 milhões de usuários em território nacional, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, em levantamento interno, revela que no último ano investiu mais de US$ 52 milhões apenas em seu programa de parcerias com criadores de conteúdo, com grande destaque para o exclusivo projeto de mininovelas TeleKwai, que foi fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa no mercado brasileiro.
Durante o período de março de 2022 a abril de 2023, o Kwai investiu em mais de 32 mil criadores de conteúdo em seu programa de parcerias no Brasil, consolidando, ainda mais, sua posição no mercado local. Nesse mesmo período, esses parceiros produziram cerca de 6,7 milhões de vídeos, alcançando mais de 185 bilhões de visualizações.
Responsável por parte desse crescimento no país, o projeto TeleKwai e os criadores dessa categoria também desempenharam um papel fundamental no programa de parcerias da plataforma e ao todo são mais de 1.000 parceiros produzindo conteúdo em formato de mininovelas ou minisséries.
“Esses resultados são um reflexo do nosso compromisso em fornecer uma plataforma democrática e de qualidade para os usuários, bem como do talento e dedicação dos nossos criadores de conteúdo parceiros. Estamos ansiosos para continuar a fortalecer nosso relacionamento com a comunidade de criadores e expandir, ainda mais, nossa presença no mercado brasileiro”, afirma Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.
Crescimento do TeleKwai
Sucesso na China, país de origem do aplicativo, o programa TeleKwai chegou ao Brasil no ano passado, trazendo uma forma exclusiva de entretenimento para quem consome e produz conteúdo para o celular. As mininovelas e minisséries de até dois minutos na vertical tiveram um papel primordial no crescimento do Kwai no país, representando aproximadamente 20% do investimento total da plataforma nos criadores e demonstrando o compromisso da empresa em fomentar e promover o desenvolvimento desse projeto.
Além disso, o formato de mininovelas tem sido amplamente adotado por empresas renomadas para a realização de campanhas de sucesso. Marcas como ELO, Skol, Cheetos, Sorriso, Tang e Coca-Cola já utilizaram o TeleKwai como uma poderosa ferramenta para alcançar o público e promover seus produtos de forma criativa e envolvente. Parcerias com marcas reconhecidas também são um testemunho da eficácia e relevância do programa como plataforma de marketing de alto impacto.
Entre os maiores criadores de conteúdo do formato estão Markelly Oliveira, Fora das Telas, Falcon Filmes, Coração Valente e As Setes Vidas de Tonny. O TeleKwai é realizado em parceria com agências e produtoras de conteúdo de diferentes tamanhos como Renoir, A Gente Faz Séries, Endemol Shine Brasil e Porta dos Fundos. Somente em 2022, os conteúdos produzidos dentro do programa contabilizaram mais de 42 bilhões de visualizações.
Projetos especiais e parcerias
O Kwai também está focado em expandir sua atuação e explorar novas oportunidades em categorias como música, esportes e games, além de ampliar os investimentos em transmissões ao vivo em diferentes segmentos.
Nos últimos três anos, desde a chegada da empresa ao Brasil, o Kwai tem apostado em grandes parcerias e projetos especiais que geraram grande engajamento com os usuários através de conteúdos exclusivos como transmissões ao vivo de modalidades esportivas como futebol (com o patrocínio ao Brasileirão e às Seleções nacionais de futebol, além do time do Fortaleza), Fórmula E, Vôlei e eSports; e eventos musicais, com livestreamings durante as festividades de Carnaval e São João.
“Reconhecemos o potencial dessas categorias e estamos investindo recursos significativos para desenvolver atividades e conteúdos exclusivos que atendam às necessidades e interesses dos usuários nessas áreas. Estamos comprometidos em proporcionar uma plataforma dinâmica e inovadora para satisfazer as demandas de um público em constante evolução”, destaca Claudine Bayma.
Oportunidades de negócios
Além dos investimentos e parcerias, a unidade de negócios Kwai for Business vem desenvolvendo diferentes soluções comerciais para conectar marcas e criadores na elaboração de campanhas publicitárias mais assertivas e direcionadas a uma audiência específica, e que dessa forma também garantem diferentes opções de monetização aos criadores de conteúdo da plataforma.
Como diferencial, a unidade de negócios do Kwai oferece formatos que permitem às marcas co-criar anúncios em parceria com os criadores de conteúdo da plataforma. Entre as soluções proprietárias disponíveis estão o Kwaizaço, que organiza um pool de criadores para realizar ações coordenadas na plataforma; as campanhas em formato de mininovela pelo programa TeleKwai; e o Creator Marketplace, plataforma que conecta criadores de conteúdo diretamente com as marcas.