Campanha assinada pela Ogilvy Brasil terá eventos de conscientização ocorrerão nos dias 16 e 17 de setembro com a presença de voluntários, médicos e outros profissionais de saúde
Pelo segundo ano consecutivo, Daiana Garbin e Tiago Leifert promoverão a campanha “De Olho nos Olhinhos”, assinada pela Ogilvy Brasil. A ação visa conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com este tipo de câncer quando tinha 11 meses e continua em tratamento. Devido à falta de informação sobre a doença, o casal decidiu criar a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.
Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família Leifert, no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que conseguimos, e por isso, é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago.
Daiana Garbin também alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. No Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) há de 12 a 15% de retinoblastoma extraocular, o que significa um tumor avançado. A Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC explica: “Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura”.
Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita. Para o Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade. É preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas. “Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e permite que doenças oculares não sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância”, alerta.
A campanha: Nesta segunda edição, a campanha “De Olho nos Olhinhos” segue visando alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. Para a identidade da campanha, a Ogilvy Brasil procurou criar uma comunicação visual que chamasse ainda mais a atenção das pessoas para o tema. Com uma paleta de cores vibrantes e a criação de quatro mascotes que representam a diversidade das crianças, a mensagem chega de forma atrativa. Além de diversas peças para rede social, materiais educativos como cartilha e vídeos foram desenvolvidos para levar essa informação para todas as pessoas.
“É ótimo ver que a segunda edição da campanha De Olho nos Olhinhos cresceu, fazendo a informação chegar a muitas famílias em todo o país. Criativamente, também se expandiu: com a animação das mascotes, novos vídeos informativos e muito mais mídia. Contribuir com uma iniciativa como esta dá um super orgulho para todos nós da Ogilvy.” Destaca, Claudia Pimenta, Diretora de Criação da Ogilvy Brasil.
Desta vez, a campanha “De Olho nos Olhinhos” tem o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: AMB – Associação Médica Brasileira, CFM – Conselho Federal de Medicina, CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, SBOO – Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança AMARTE, ABLAO – Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e AAP – Associação Acadêmica de Pediatria.
Dias 16 e 17 de setembro serão realizados eventos com atividades para crianças, totem para fotos e muita informação em 9 shoppings da rede ALLOS: Eldorado e Shopping Taboão em São Paulo; Via Parque no Rio de Janeiro; Boulevard BH em Belo Horizonte; Shopping da Bahia em Salvador; Shopping Passeio das Águas em Goiânia; Shopping Curitiba; Manauara Shopping em Manaus e Boulevard Belém no Pará. Tiago e Daiana estarão presencialmente no sábado dia 16 de Setembro no Shopping Taboão e no Eldorado. Nos outros shoppings, a conscientização sobre o retinoblastoma ficará a cargo de voluntários médicos e outros profissionais de saúde.
Além do espaço físico, a ALLOS vai disponibilizar espaço de mídia eletrônica em 36 shoppings do grupo, mostrando vídeos de conscientização para um público estimado em mais de 45 milhões de pessoas. Os vídeos foram criados pela agência OGILVY e produzidos pela HOGARTH, duas empresas do grupo WPP. Vídeos da campanha “DE OLHO NOS OLHINHOS” também estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha.
A Eletromidia também está apoiando a causa e exibirá vídeos e materiais da campanha em mais de 18 mil telas em prédios residenciais, 12 mil telas em edifícios comerciais por todo o Brasil, além de shoppings, linhas 1, 2 e 3 do Metrô de SP, no Metrô no RJ e Supervia e em 100 telas estáticas pelas ruas.
Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos e o casal vai divulgar uma cartilha digital, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
Além da ALLOS, “DE OLHO NOS OLHINHOS” tem o apoio da Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, HOTMACON, Eletromidia, Ogilvy, Hogarth, Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação.