Nova identidade celebra os 20 anos da companhia e incorpora novos negócios que vão além da caixa
O Grupo Mazurky, uma das principais referências em soluções de embalagem de papelão e PDV’s, celebra duas décadas de trajetória com um reposicionamento estratégico que reforça seu compromisso com a inovação, a personalização e a sustentabilidade. A nova identidade da companhia incorpora duas frentes de trabalho: o projeto “Vai na Caixa”, e-commerce de Mazurky, com foco em caixas e outros itens para B2C à pronta entrega; e a “Eu Amo Papelão”, boutique de produtos especiais e itens diferenciados para crianças, adolescentes e famílias, unindo momentos lúdicos à proposta eco friendly.
“Hoje, as embalagens são muito mais do que um simples meio de proteção e transporte. Elas têm o poder de contar histórias, transmitir valores e fortalecer a identidade de marca. Quando reposicionamos a nossa marca, estamos também repensando a maneira como as embalagens que produzimos podem comunicar o propósito, a missão e a visão das empresas que as utilizam. A embalagem é o primeiro contato físico que o cliente tem com a marca, e, por isso, é um dos principais pontos de comunicação”, fala o CEO do Grupo Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.
O reposicionamento foi proposto e executado pelo Colletivo Design, estúdio de design e comunicação que, em 20 anos de atuação, já planejou e desenvolveu projetos para multinacionais, como Ambev, Spotify, Nike e Netflix, e startups. “Propusemos o reposicionamento de marca para a Mazurky depois da nossa entrega de diagnóstico, que demonstrou que o posicionamento do Grupo deveria evidenciar que o papelão vai muito além das caixas e embalagens do segmento. O rebranding do Grupo Mazurky é só o começo do trabalho. Além de gestão de marca, outros projetos que estamos fazendo junto à empresa estão na shortlist do Prêmio Brasileiro de Design esse ano”, fala Vanessa Queiroz, co-fundadora do Estudio Colletivo.
Na edição de 2024 da premiação, a Mazurky concorre a duas categorias, por meio da Eu Amo Papelão. O estande da marca, produzido pelo Colletivo Design com 80% de papelão, na 40ª edição da ABRIN, a maior feira de negócios de brinquedos da América Latina, está entre as indicações de melhor Ambientação e Comunicação Visual de Outros Espaços e Design de Impacto Social – Meio Ambiente. “O espaço foi montado com o objetivo de apresentar o portfólio da Eu Amo Papelão e demonstrar o potencial criativo que a empresa oferece com sua exclusiva tecnologia de impressão digital. O estande foi praticamente todo feito em papelão (com exceção da estrutura de metal e madeira), colocando o material em primeiro plano. Paredes e peças em grandes dimensões, ambientação e personagens em cores vívidas, tudo foi pensado para ilustrar como a capacidade produtiva de Mazurky não se limita às caixas.”, conta Vanessa.
Pensando “fora da caixa”
O processo de rebranding do Grupo Mazurky foi guiado por questões que refletem a essência da companhia. Uma delas é que a companhia vai além das embalagens convencionais, posicionando cada uma como uma verdadeira ferramenta de comunicação.
Outro aspecto é a expertise em impressões de alta tecnologia, sendo a única empresa brasileira a contar com impressora digital importada da Europa, que reproduz imagens com qualidade de fotografia em chapas de papelão ondulado, papel cartão e polipropileno corrugado. “Por meio desse investimento, expandimos a atuação para novas áreas do mercado de papelão, criando duas frentes de serviço distintas. De um lado, o projeto Eu Amo Papelão, que combina inovação tecnológica com soluções criativas para o mercado infantil e projetos especiais; e de outro, uma operação capaz de atender a demandas em grande volume, sempre com foco nas necessidades específicas de cada cliente”, explica Mazurkyewistz.
O CEO salienta que o rebranding é uma ferramenta estratégica de extrema importância para qualquer empresa, especialmente para o setor de embalagens. “Não se trata apenas de mudar o logotipo ou a identidade visual, mas de reposicionar a marca de forma a refletir nossas transformações internas, nossos novos objetivos e, claro, as expectativas do mercado”, fala.
O diretor pontua que o mercado de embalagens e PDV (Ponto de Venda) está evoluindo rapidamente, com novas demandas e tecnologias, além de foco crescente na sustentabilidade. Diante disso, ele ressalta que o reposicionamento da marca é uma resposta a essas mudanças, tornando-os não apenas mais competitivos, mas também mais conectados com as expectativas dos consumidores, parceiros e colaboradores. “Ao longo desses 20 anos, o Grupo Mazurky se destacou por sua capacidade de transformar o papelão em mais do que um simples material de embalagem, mas em uma ferramenta estratégica que agrega valor, identidade e proteção. Esse reposicionamento ressalta que o Grupo Mazurky não é apenas mais uma opção no mercado, mas uma marca que se comunica de forma clara, impactante e diferenciada”, diz. “As embalagens e PDV, hoje, são aliadas poderosas no fortalecimento do relacionamento com o público, e nossa missão é criar soluções que ajudem nossos clientes a transmitirem suas mensagens de forma eficaz, criativa e, claro, sustentável”, conclui.