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Com o lançamento, as empresas passam a fazer parte da holding Pine, que integra frentes de PR e conteúdo para marcas inovadoras, e é comandada pela sócia-fundadora Helena Prado

A Pine PR apresenta a Pine, holding de comunicação que integra frentes de PR e conteúdo para marcas inovadoras, e lança a Pine On, agência pioneira com foco exclusivo em conteúdo para serviços profissionais e empresas B2B. Com esse movimento estratégico, a Pine se consolida como um ecossistema completo de comunicação corporativa, que agora abriga duas agências complementares:

  • Pine PR, referência em assessoria de imprensa para tecnologia e PR para empresas inovadoras, reconhecida por sua atuação com marcas líderes em inovação e transformação digital;
  • Pine On, criada para atender à crescente demanda por conteúdo estratégico B2B e serviços profissionais, com foco em geração de autoridade, apoio ao funil de marketing e conexão direta com os objetivos comerciais de negócios complexos.

O lançamento da holding reforça o posicionamento da Pine como uma das agências de PR mais inovadoras do mercado, oferecendo soluções integradas para marcas que lideram o futuro. Ao combinar assessoria de imprensa e PR com produção de conteúdo especializado, a Pine entrega valor em todas as frentes da comunicação, da construção de reputação à conversão.

“Após uma análise aprofundada do mercado, dediquei os últimos meses a transformar a Pine On em realidade. Ficou evidente a oportunidade de unir minha experiência com consultorias e mais de 15 setores da economia para apoiar empresas B2B e de serviços que precisam de conteúdo estratégico e especializado para acelerar seus resultados. Mais do que isso, enxerguei a necessidade de entregar essa solução dentro de uma estrutura integrada, capaz de resolver o desafio da fragmentação entre diferentes frentes de comunicação”, compartilha Helena Prado, presidente executiva e sócia-fundadora da Pine.

Com cerca de 20 anos de experiência em comunicação e construção de marca, Helena já atuou com empresas nacionais e internacionais — de startups a grandes corporações — e traz no currículo passagens por organizações como a EY (Ernst & Young), onde teve contato direto com os desafios de comunicação de empresas de serviços profissionais. 

Mercado B2B e serviços profissionais

De acordo com uma pesquisa da FocusVision, clientes B2B consomem, em média, 13 peças de conteúdo antes de tomar uma decisão de compra, sendo oito fornecidas pela própria marca (como whitepapers, artigos, vídeos, webinars, estudos de caso etc.). e cinco de fontes externas. A jornada é longa e envolve múltiplos decisores, com o processo de compra se estendendo, em geral, por duas a seis semanas. Esse comportamento é especialmente evidente no setor de serviços profissionais, como consultorias, onde a decisão de contratação exige alto grau de confiança, profundidade técnica e clareza sobre o impacto do serviço no negócio.

Neste cenário, a Pine On surge como uma resposta às necessidades do segmento B2B e das empresas de serviços profissionais oferecendo estratégias de conteúdo sob medida para cada etapa da jornada do cliente — da construção de autoridade à geração de demanda e conversão. O foco está em criar materiais que não apenas informem, mas também conduzam o público até a tomada de decisão, sempre alinhados aos objetivos comerciais da marca.

“Essa abordagem não apenas atrai, engaja e converte o público-alvo ao longo de toda a jornada, como também mantém o relacionamento ativo após a conversão, fortalecendo vínculos e impulsionando a fidelização. No mercado, não existem outras agências com foco exclusivo em conteúdo para serviços profissionais e B2B, que ainda integrem esse trabalho a um planejamento de PR estrategicamente alinhado a esse tipo de negócio. Estamos preenchendo essa lacuna com soluções 100% personalizadas, que conectam conteúdo, reputação e resultado em uma única estratégia de comunicação”, destaca Helena.

Pine On

Para liderar a nova unidade, Gabriel Ferreira retorna à Pine, assumindo o posto de Head de Conteúdo da Pine On. O profissional acumula experiências como repórter, assessor de imprensa e gestor de marketing em empresas como ACE Startups, Future Dojo e Allianz Parque, além de ser professor da ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “Além da ampla vivência que tem no setor e conhecimento do mercado B2B e de serviços, o Gabriel é um profissional completo, com expertise na liderança de times criativos”, enfatiza a sócia-fundadora da Pine.

“Ao longo de minha trajetória, tive contato com centenas de startups, o que despertou meu interesse por metodologias ágeis e growth marketing, temas nos quais me especializei. Ainda assim, o desejo de contar boas histórias me trouxe de volta à área de produção, agora com essa visão mais completa que as experiências anteriores me trouxeram. Apostar em estratégia e estar sempre de olho nas tendências é fundamental para potencializar os objetivos das empresas, criar conexões e envolver os públicos-alvo de maneira assertiva”, complementa Gabriel.

A Pine On oferece soluções sob medida para empresas B2B com diferentes desafios estratégicos, desde a construção de autoridade para executivos C-Level e posicionamento de marca, até o desenvolvimento de estratégias orientadas à geração de demanda e relacionamento direto com decisores de negócio. Com foco em resultados tangíveis, a agência atua como aliada de times de marketing e vendas, incluindo ações de apoio a SDRs e iniciativas de ABM (Account-Based Marketing), conectando conteúdo de alto valor às prioridades comerciais das empresas.

Entre os serviços oferecidos estão: criação de trilhas de conteúdo personalizadas para diferentes perfis de público, produção de white papers e estudos setoriais, desenvolvimento de canais proprietários (como podcasts, newsletters e eventos), gestão de redes sociais corporativas e de executivos, além de treinamento de porta-vozes e materiais de apoio para apresentações comerciais. Todos os serviços podem ser contratados de forma modular ou integrada, de acordo com os objetivos e maturidade de cada organização, e também podem ser combinados às estratégias de PR da Pine PR, ampliando o alcance e a coerência das ações de comunicação da marca.

“Nossa expectativa é crescer ainda mais este ano. Após o lançamento, o próximo passo será intensificar a capacitação da nossa equipe para integrar ferramentas de inteligência artificial às estratégias de conteúdo, um processo que já está em desenvolvimento. Estamos entusiasmados com essa nova fase e preparados para impulsionar os resultados dos nossos clientes”, afirma Fabiana Ramos, CEO da Pine.

Ao integrar a Pine On com a expertise em reputação da Pine PR, o ecossistema da Pine passa a oferecer uma solução completa, capaz de produzir tanto conteúdo proprietário de alto valor, quanto garantir presença estratégica em fontes externas de credibilidade, unindo o melhor do PR e do marketing de conteúdo em uma só estrutura.

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