Foto: Teo Figueiredo, Diretor de OMO Lavanderia
Com 290 unidades espalhadas pelo país, OMO, leva a solidez da marca de sabão em pó para explorar novas soluções em serviços
A Unilever escolheu o Brasil para sua estreia no ramo de franquias. Desde 2019, a marca está no segmento por meio de OMO Lavanderia, um ecossistema de serviços que oferece soluções de cuidados com as roupas, com a qualidade e a expertise da marca OMO. A rede conta com três tipos de oferta – Especializada, Express e Self-Service – e uma operação específica para condomínios e residenciais, OMO Lavanderia Compartilhada. A marca ainda possui em seu portfólio outros serviços, como OMO Casa, OMO Locker e OMO Costura.
Líder no mercado de lavanderia compartilhada e a segunda maior rede em lavanderias de rua, o formato de operação visa escalabilidade, custos baixos, gestão eficiente e foco na experiência e relacionamento com o consumidor. Hoje possui mais de 290 unidades em todas as regiões do Brasil, sendo duas delas, lojas próprias da franqueadora, e presença em mais de 1300 em condomínios.
Em Março de 2020, a marca escolheu o icônico bairro de Copacabana para trazer aos brasileiros o formato self-service (autosserviço) de lavanderia, OMO Lavanderia Self-Service auxilia o consumidor que não deseja ou não tem tempo ou espaço de realizar a tarefa de lavar roupas em casa, entregando a solução de autosserviço, que atende todos os perfis e necessidades dos consumidores. Em Fevereiro de 2022, o formato de lavanderia self-service chegou ao Edifício Copan, marco arquitetônico de São Paulo.
As lavanderias compartilhadas têm ganhado cada vez mais destaque dentro do cenário atual, em que as áreas de serviço têm perdido espaço dentro dos apartamentos. E de acordo com os dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), mais da metade dos empresários entrevistados, preveem que vão manter cerca de 60% dos lançamentos de médio e alto padrão estimados para 2020. Já no Minha Casa Minha Vida, onde o projeto também já chegou, o número chega a cerca de 80% de manutenção de novos condomínios. Esses dados já são bastante significativos principalmente em grandes cidades, cada vez mais verticalizadas.
Conheça mais sobre OMO Lavanderia Compartilhada, os serviços oferecidos e formatos de franquia:
- Especializada: modelo de lavanderia profissional e especializado completo, oferecendo portfólio completo de serviços de lavanderia – desde o cuidado com os itens do dia a dia até as peças mais especiais, como vestidos de festa, itens com pedraria e muito mais.
Além disso, neste modelo de loja é possível contar com o hub extra de serviços, como: OMO Casa, higienização de colchões e estofados em domicílio, com secagem imediata do item e remoção de ácaros; OMO Costura, serviços de costura, reparos e ajustes para roupas; OMO Locker, um armário inteligente para implementação em condomínios e estabelecimentos, onde o cliente deixa suas roupas sujas e OMO Lavanderia coleta seus itens, os higieniza com cuidado e devolve novamente no armário – tudo isso com uma senha personalizada, na qual só ele consegue retirá-los; e App OMO Lavanderia, um aplicativo completo que reúne os modelos em um lugar só para o consumidor final. Do uso de lavanderias Self-Service aos pedidos de delivery para lojas Express e Especializadas.
- Express: um modelo de lavanderia híbrida, onde você conta com alguns serviços tradicionais de lavanderia, ao modelo de autosserviço, em que o cliente pode realizar de forma independente o ciclo de lavagem e secagem de suas roupas ou deixar para que a equipe da loja realize. Além disso, este modelo de loja também pode contar com o hub extra de serviços citados acima.
- Self-Service: modelo de autosserviço com máquinas 100% automatizadas – o consumidor só precisa baixar o aplicativo, adquirir o ciclo de interesse (lavar e/ou secar), desbloquear a máquina e colocar as suas roupas. Depois, OMO Lavanderia cuida de todo o processo, com dosagem automática de produtos da linha profissional (com menos espuma e lavagem e secagem eficaz completa em até 75 minutos). Além disso, há uma economia no consumo de água e energia, que pode chegar a 65% em 75 minutos de processo completo (lavagem e secagem), na comparação com a utilização de uma máquina residencial.