Com ativações 360 em locais estratégicos, plano de mídia nacional em rádios e TVs, campanha digital e ativações com influenciadores e marcas, ação traz o conceito de que o Natal é “Do tamanho de um sentimento chamado família”
Após dois anos de distanciamento social, os brasileiros anseiam pela celebração natalina e das suas tradições. A espera pelo momento de matar a saudade presencialmente da família e de amigos é tanta que, somente no Twitter, foram contabilizadas 95 mil menções à palavra “Natal” de janeiro a agosto deste ano, segundo levantamento da plataforma de redes sociais Stilingue e do TikTok Hashtag Trends. Para reforçar esse espírito de esperança e otimismo, a Bauducco preparou uma série de ações que inspiram os consumidores a celebrar o grandioso encontro com união e conexões que valorizam as relações de afeto alimentadas pelo sentimento de família.
Uma delas é a campanha “O tamanho do Natal”, desenvolvida pela agência CP+B Brasil, que destaca a grandiosidade da celebração natalina e convida o público a refletir sobre qual é o tamanho do Natal, sob um novo olhar da tradição neste momento de reencontros tão aguardado por todos.
As lentes mostram uma reunião familiar que tangibiliza a grandiosidade dos sentimentos do Natal como se fosse do tamanho de um carinho; da surpresa representada pelos presentes; da felicidade estampada no sorriso de uma criança; do tamanho do amor embalado pela dança entre pai e filha; na cumplicidade das trocas de olhares e de abraços de familiares e amigos; e na alegria contida na brincadeira das crianças na sala, sendo admiradas pelo avô.
“Sabemos que a celebração natalina será diferente e emocionante este ano, pois as famílias brasileiras estão ávidas para compartilhar momentos, relembrando a importância de estarem unidas e reviverem celebrações tradicionais; então, queremos reforçar o conceito do Natal, convidando o público a refletir sobre a grandiosidade dessa data e a importância das conexões entre familiares, amigos e pessoas queridas, proporcionada por esse encontro especial”, explica André Britto, diretor de marketing da Bauducco.
Com plano de mídia robusto, a campanha será veiculada nacionalmente durante os meses de novembro e dezembro em programas de TV, rádios regionais e divulgação digital em redes sociais, como Meta/Facebook e Instagram, Canal do YouTube da Bauducco e na home da Globo (2 e 3/12). O conceito também será exibido por meio de ações de merchandising com foco em fortalecer o conceito de marca e explorar a emoção presente na celebração do Natal, nos programas globais Mais Você (10 e 17/12), Domingão (12 e 19/12), Encontro (13/12), É de Casa (18/12), além de programas de TVs de Porto Alegre e Salvador e com vinhetas em emissoras de rádio dessas praças.
“As ativações específicas em Porto Alegre e Salvador fazem parte da nossa estratégia regional de aproximação com esses consumidores em busca do desenvolvimento da categoria, com um portfólio completo que propõe novos momentos de consumo e amplia a relevância dos produtos. Com isso, estamos levando uma comunicação direcionada e ativações específicas em mídias regionais”, afirma Juliana Corá, grouper de Marketing da Bauducco.
Decoração pela cidade
O convite para celebrar a grandiosidade do Natal não se limita ao ambiente digital, a Bauducco quer relembrar a tradição de trazer o clima natalino para o público, espalhando a magia do Natal pela cidade, com ações em locais estratégicos de São Paulo. Para isso, vai marcar presença na Avenida Paulista, instalando decoração em frente ao Shopping Center 3, além de estampar seu logo em pórticos, bolas e caixas de Panettone, que estarão distribuídos ao longo da principal avenida paulistana. Já em Guarulhos, onde está localizada a sede administrativa da companhia, a marca fará uma decoração especial no Bosque Maia, localizado na Avenida Paulo Faccini, que será composta por árvores, caixas de Panettone e um portal para receber os visitantes, na entrada do parque. A marca também vai estampar o trono do Papai Noel em 15 shoppings centers da rede brMalls.
Foco na indulgência: Campanha XChocottone
Para se aproximar do público jovem como marca contemporânea, a Bauducco promoveu o primeiro “challenge” de receitas do Brasil no TikTok, com a campanha XChocottone, também criada pela CP+B, que gerou mais de 1 bilhão de visualizações na #XChocottone. A proposta sugeriu aos usuários da rede social a descoberta de receitas criativas e indulgentes, a partir da customização do doce natalino com diversos recheios, trazendo um toque pessoal e saboroso para cada “criação”. Com o desafio: “O que cabe entre duas fatias de Chocottone?”, a ação contou com a divulgação dos influenciadores Lucas Rangel, João Guilherme e Ananda, que têm excelente engajamento e adesão do público jovem nas redes sociais, e vai premiar o consumidor que fizer a receita mais criativa com uma visita à fábrica em Extrema (MG), além de um Chocottone gigante de 10 kg.
Diversificação: Parceria Bacio di Latte
A união de duas tradicionais marcas italianas, Bauducco e Bacio di Latte, resultou no lançamento do sorvete de Chocottone, repleto de memórias afetivas, que simboliza o melhor dessa época do ano e reforça a criação de novos formatos de produtos, proporcionando a diversificação de momentos de consumo para além do Natal. Os pedaços do delicioso Chocottone, misturados ao verdadeiro creme de leite, calda de chocolate e finalizados com o toque especial do chef da Bacio di Latte, encantam os fãs de ambas as marcas em sorveterias de todo o país, até 9 de janeiro.