- Com o conceito “Suvinil. Pra casa. Pro mundo. Pro futuro”, a marca apresenta os pilares de sustentabilidade que norteiam sua estratégia em 2023;
- Em estande assinado pelo escritório de arquitetura OHTAKE, Suvinil celebra os lançamentos do produto Toque da Terra, massa para efeitos com pigmentação 100% mineral; e a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água;
- Na ocasião, a marca apresenta uma agenda exclusiva de palestras com nomes renomados como Rodrigo Ohtake, Marcelo Rosembaum, Paulo Biacchi, Karin Rodrigues, do blog @por_favor_menos_lixo, Michell Lott, entre outros.
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, apresenta a sustentabilidade como seu grande movimento de marca para 2023, na primeira edição da Haus Decor, feira focada no mercado de arquitetura, design de interiores e construção, que acontece no São Paulo Expo, entre os dias 14 e 17 de março.
Para apresentar seus lançamentos e iniciativas em sustentabilidade, a fabricante convidou o escritório de arquitetura OHTAKE para projetar o seu estande para a feira, que além de apresentar os produtos, irá abrigar palestras e experiências exclusivas aos visitantes, com o objetivo de provocar reflexão sobre a produção e o consumo mais sustentável no mercado de tintas.
Sob o conceito de comunicação “Suvinil. Pra casa. Pro mundo. Pro futuro”, assinado pela Bferraz, a fabricante inicia sua jornada para contar sobre suas ações focadas em sustentabilidade para todos os seus públicos, firmando, assim, seu compromisso, como indústria, em colaborar com a construção de um futuro viável para todas as pessoas.
Em linha com os movimentos da BASF, que tem o ESG como um dos grandes pilares, a Suvinil segue evoluindo no desenvolvimento de projetos e novas tecnologias para encontrar soluções com menor impacto ambiental no processo produtivo, em seu portfólio, além de buscar iniciativas que visam a economia circular e de investir na educação e capacitação como ferramentas de impacto positivo na sociedade.
“O futuro se constrói com as ações do presente e a responsabilidade da Suvinil precisa e vai sempre além da tinta. Queremos liderar esse movimento sustentável no mercado. As novidades que estamos trazendo para Haus Decor são o start de uma jornada que terá uma série de desdobramentos ao longo de 2023 e nos próximos anos”, declara Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas BASF para América do Sul.
Sustentabilidade permeia o conceito do estande
Assinado pelo OHTAKE, o estande da Suvinil traz referências do movimento antropofágico na primeira fase do modernismo brasileiro e do surrealismo de Tarsila do Amaral, que entre cores, cheiros e texturas, proporciona uma experiência sensorial, leve e divertida para o visitante.
Rodrigo Ohtake, arquiteto e urbanista, conta que a ideia, desde o início, era criar um estande que fugisse do comum, trabalhando o ambiente como uma intervenção artística e buscando inspirações em movimentos genuinamente brasileiros. “Tupi or not Tupi, that is the question’, com esta frase de Oswald de Andrade e com o nome do novo produto que a Suvinil apresenta na Haus Decor, interpretamos a palavra “terra” não apenas como sua versão literal, de solo, mas também como a nossa terra enquanto nação, o Brasil”.
O arquiteto complementa dizendo que conseguiram elaborar um espaço pautado em conceitos sustentáveis de economia circular, buscando gerar o menor resíduo possível. “Um bom exemplo disso é o piso feito 100% de argila, que após a Haus Decor poderá ser triturado e voltar para a cadeia produtiva sem gerar resíduos”, destaca.
Com esse desafio, a Suvinil também convidou Karin Rodrigues, criadora da plataforma de engajamento socioambiental “Por Favor Menos Lixo”para apoiar com consultoria e auditoria. Todas as etapas, desde a construção à desmontagem do estande, serão documentadas com o objetivo de destinar corretamente os materiais utilizados, sendo um descarte adequado ou uma nova utilização. Essa ação poderá ser acompanhada ao longo do ano pelo Instragram da Suvinil (@tintas_suvinil) e da Karin Rodrigues (@por_favor_menos_lixo).
Lançamentos da marca
O destaque principal que a marca traz para Haus Decor é o produto Suvinil Toque da Terra, uma massa para efeitos, que cria um visual manchado. Além do visual e estética do produto aplicado, o toque rústico também pode ser sentido devido a pigmentação feita por combinações de argilas.
O produto chega ao mercado para compor o portfólio de efeitos decorativos com pigmentação 100% mineral, que comparada às massas de efeito sintético, apresenta um menor impacto ambiental.
Com uma cartela de cinco cores, Suvinil Toque da Terra está disponível na tonalidade Calcita Alaranjada – cor do ano da Suvinil lançada pelo seu estudo anual de tendências Suvinil Revela 23+ -, Barro do Cerrado, Areia de Brita, Casca de Pinus e Mangue Seco.
Uma outra novidade é a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água. A partir de um estudo feito cautelosamente em parceria com a Fundação Espaço Eco e com resultados auditados pela ACV Brasil, a Suvinil concluiu que a solução causa menor impacto ambiental quando comparada à embalagem metálica de mesmo volume (3,6 litros). Isso acontece principalmente no início da cadeia produtiva, mas também por apresentar uma degradação mais rápida no meio ambiente.
A sua matéria-prima é de fonte renovável certificada, feita com 30% de papel reciclado e papel virgem produzido com fibras de madeira de florestas certificadas pelo FSC (Florest Stewardship Council). Além disso, foi pensada para ser 100% reciclável, incluindo o plástico que envolve o verniz dentro da embalagem. Ambos podem ser reinseridos na cadeira produtiva, desde que sejam destinados corretamente na coleta seletiva. Por exemplo, para isso, é preciso separar a embalagem de papel e o bag plástico.
Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil, acredita que, como líder do mercado de tintas, a marca tem o papel de impulsionar esse movimento sustentável. “Nosso objetivo em trazer a sustentabilidade como protagonista na Haus Decor, além de tangibilizar as evoluções e entregas que estamos fazendo nesta frente – seja em produto, embalagem ou no nosso processo produtivo –, é fomentar ainda mais esse movimento e conscientização da indústria”, explica.