Ação temporária ocorrerá entre 11 e 17 de dezembro para celebrar obras que fizeram sucesso na comunidade #BookTokBrasil em 2024
Com mais de 2,5 milhões de publicações, a comunidade do #BookTokBrasil é uma das maiores do TikTok, um autêntico espaço de encontro entre leitores, autores e fãs de livros, ao mesmo tempo em que estimula a venda de obras que se tornam tendência entre o público. Trazendo o impacto dessa comunidade para o mundo real, a plataforma vai abrir temporariamente a “Livraria dos mais assistidos no TikTok” para distribuir, de forma gratuita, 100 mil livros de títulos que viralizaram no aplicativo em 2024.
De 11 a 17 de dezembro, a livraria ficará localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e funcionará das 10h às 20h, de segunda a sexta, e de 12h às 20h, durante o fim de semana. Para participar, interessados devem ter mais de 13 anos e realizar um cadastro presencial ao chegar no local. Após o registro, cada visitante receberá um voucher que permitirá a retirada de até cinco livros entre os mais de 30 títulos, nacionais e internacionais, disponíveis. A distribuição é limitada a um voucher por CPF, com prioridade para estudantes da rede pública até o Ensino Médio, que devem apresentar a carteirinha escolar.
A curadoria das obras que estarão disponíveis foi realizada, a convite do TikTok, por um comitê de BookTokers relevantes: Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio. Entre os títulos selecionados, está “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que viralizou após uma criadora americana elogiá-lo como um dos melhores que ela já leu. Além dele, estão na lista “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, “Tudo é Rio”, de Carla Madeira, “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, “Uma Família Feliz”, de Raphael Montes, “É Assim Que Acaba”, de Colleen Hoover, e muitos outros.
Carol Baracat, Diretora Global de Marketing Integrado do TikTok, ressalta: “BookTok é muito especial para o TikTok, pois acreditamos no poder transformador da leitura, fazendo dessa comunidade um lugar de conexão e incentivo desse hábito.” Para se ter uma dimensão do tamanho dessa comunidade, só de janeiro a outubro, mais de 1,2 milhão de postagens foram feitas na plataforma com a hashtag #BookTok no mundo todo. A executiva completa: “o TikTok já demonstrou o poder de transcender a tela, gerando um impacto real e positivo na vida de muitas pessoas, seja descobrindo novos títulos, impulsionando vendas de autores, e até prateleiras especiais nas livrarias com sucessos da plataforma. Por isso, nada mais legal do que trazer toda essa conversa para o mundo real com uma livraria de rua, facilitando também o acesso à leitura.”
Além da livraria, na Avenida Paulista, a plataforma distribuirá 2 mil livros aos convidados presentes no TikTok Awards 2024, evento que celebra os grandes criadores da plataforma e que ocorre em 17 de dezembro. A “Livraria dos Mais Assistidos no TikTok” foi concebida e executada pelo estúdio criativo AKQA Casa e a logística dos livros foi facilitada pela distribuidora Catavento, que trabalha com mais de 500 editoras em todo o país.