Blog

TIM e Mulheres Positivas se unem para transformar lojas em pontos de conexão para mulheres em risco

Funcionalidade Caminho Delas, que indica em tempo real “zonas de perigo” para mulheres, mostrará lojas da operadora como locais seguros para mulheres se conectarem a canais de enfrentamento à violência

Reconhecida por seus compromissos públicos com a agenda de gênero, a TIM e a agência BETC HAVAS desenvolveram juntas mais uma iniciativa de apoio às mulheres, que combina tecnologia e o alcance da sua estrutura comercial em prol do combate à violência. A partir de agora, as lojas da operadora passam a ser pontos de referência para mulheres em situações de perigo, oferecendo conexão a uma rede de apoio. As unidades estarão indicadas como “locais seguros” no Caminho Delas, ferramenta do aplicativo Mulheres Positivas. A funcionalidade é um mapa que mostra rotas pensadas para as mulheres circularem com mais segurança nas ruas, a partir de dados inseridos pelas próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial.

A primeira fase do projeto engloba 11 lojas da TIM em ruas de cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (lista abaixo). As equipes das unidades foram treinadas para atender às mulheres que procurarem suporte em casos de assédio, violência física e outras situações de risco. Elas serão encaminhadas para uma sala, onde receberão estrutura física para contatar uma rede de apoio, incluindo um smartphone para chamadas e acesso à internet e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher (180), delegacias, Disque Denúncia, Ministério Público, dentre outros. Todo esse percurso de atendimento e materiais informativos, além dos treinamentos da equipe, foram elaborados em parceria com Mulheres Positivas e a consultoria Livre de Assédio.

A iniciativa é resultado de uma idealização da TIM e da agência BETC HAVAS, em parceria com o movimento Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad. O projeto também contou com a participação das consultorias Livre de Assédio, Instituto Maria da Penha e Think Eva. A operadora lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome, que já conta com mais de 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidade de trabalho, ampliando a empregabilidade das brasileiras. Hoje, o aplicativo tem mais de 300 cursos cadastrados e 8 mil vagas de emprego. “Por meio dessa parceria, queremos ajudar mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência a sair dessa situação”, completa Fabi Saad, fundadora da plataforma.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia