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Com o compromisso de tornar as operações cada vez mais sustentáveis, ZAMP economiza quase 13 mil m³ de água, por mês, em seus restaurantes

A ZAMP, master franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, registrou economia de mais de 116 milhões de litros de água nos restaurantes das marcas, de janeiro a setembro de 2023, o equivalente a quase 50 piscinas olímpicas. Isso significa uma economia média de quase 13 mil m³ de água, mensalmente, nos restaurantes que possuem a tecnologia de redutores de vazão, fruto da parceria com a empresa ELA Sustentável e sua Startup Blue World.

Além da economia financeira, há os ganhos com o meio ambiente, pois somente por meio desta iniciativa, foram deixados de lançar nos sistemas de esgotos dos restaurantes quase 100 milhões de  litros de efluentes em 2023, reduzindo, também, os custos com seu tratamento e, consequentemente, o uso de produtos químicos lançados nas galerias.

“Estamos trabalhando com uma série de iniciativas mantendo foco em reduzir o impacto de nossas ações no meio ambiente e oferecendo produtos de qualidade, com eficiência operacional e de recursos na operação. Todas essas ações estão conectadas na busca de eficiência e excelência alinhada ao nosso sonho de ser a melhor operadora de marcas de restaurantes do mundo” ressaltou Danillo Toledo, vice-presidente de Operações da ZAMP.

Toda a economia e a redução dos impactos ao meio ambiente foi possível graças à instalação de válvulas de controle de vazão de água em todas as torneiras dos restaurantes. Por meio deste equipamento, é possível ajustar economia e conforto com mais de 20 configurações diferentes, eliminando desperdício no uso da água, mantendo a operação no ritmo normal, usando menos água.

Reuso de água

Além da implantação das válvulas que controlam a vazão, há ainda sistema de reuso de água para minimizar desperdício em 15% dos restaurantes. A água captada (inclusive via condensador do ar-condicionado) é reutilizada na jardinagem e descarga de banheiros. O compromisso da Companhia é de até 2025 ter seus restaurantes com tecnologia ecologicamente eficente, que inclui um software de monitoramento para evitar desperdício e válvulas de redução de vazão e várias outras iniciativas permeadas em seu negócio.

“Com essas iniciativas, fomos contemplados com o selo Blue World, concedido a empresas que estão conectadas de forma direta ao combate à crise hídrica, alterações climáticas e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Desejamos transmitir o conceito de consumo consciente, preocupação com os recursos hídricos e toda a cadeia de redução de impacto ambiental por meio da água”, complementa Danillo.

Metas sustentáveis

A ZAMP já cumpriu parte de compromissos assumidos e relacionados a ESG que visam ações em três pilares: Nossa Comida (comida de verdade, sem conservantes, aromatizantes e corantes artificiais), Nossa Pegada (ações de sustentabilidade em favor do planeta e sociedade) e Nossa Gente (ações de diversidade, equidade, acessibilidade e inclusão de todos os colaboradores e clientes). Por meio de diferentes iniciativas implantadas, a empresa mantém uma operação sustentável e com cada vez menos impacto no meio ambiente.

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