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Companhia divulga quais são os produtos e marcas mais pesquisadas nos últimos meses

O Enjoei, maior marketplace de moda seminova do país, realizou um levantamento para descobrir quais são os termos – que inclui marcas e itens – mais buscados pelos usuários na plataforma. O período do estudo contemplou as pesquisas dos últimos três meses em todo site e aplicativo do e-commerce. O resultado aponta que os produtos mais buscados durante este período, foram: tênis, bota, bolsa, vestido, casaco e jaqueta, respectivamente. Já as marcas mais acessadas foram: Farm, Zara, Nike e Adidas, nesta ordem. Considerando itens e marcas em uma única lista, a ordem de buscas foi: tênis, Farm, bota, Zara, bolsa, vestido, Nike, casaco, Adidas e jaqueta, respectivamente.

Tênis, o top 1 da lista, somou mais de 3.6 milhões de buscas nos últimos 90 dias. Farm, na segunda posição, registrou mais de 2.6 milhões de acessos na plataforma. Já bota, que ficou com a 3ª posição da lista, também registrou mais de 2.6 milhões de pesquisas. Enquanto isso, Zara, em quarto lugar, somou mais de 2.4 milhões de buscas no período e o item bolsa, em quinto lugar, registrou mais 1.8 milhões de pesquisas.

Esses números, quando observados ainda mais de perto, continuam a impressionar: por dia, o termo tênis foi buscado mais de 40 mil vezes, enquanto Farm e bota passaram dos 29 mil acessos. Já Zara foi buscada por mais de 26 mil vezes em apenas um dia e bolsa, mais de 20 mil. Os significativos números dessas buscas representam o aumento do interesse do brasileiro pela compra da moda seminova.

O relatório de Economia Circular, produzido pelo Enjoei e divulgado em meados de junho, aponta que até 2025, 20% do guarda-roupa do brasileiro deverá ser composto por roupas e acessórios seminovos. Em 2021, por exemplo, apenas 12% do armário dispunha por produtos dessa categoria. E os motivos para consumir moda usada são diversos. Atualmente, 52% dos compradores do Enjoei são motivados a comprar pela oferta de preço baixo. Já 46% são motivados pelo preço acessível associado a peças de qualidade e boas marcas. Enquanto 30% dos compradores buscam também minimizar seu impacto ambiental ao fazer compras.

“Cerca de 56% da população brasileira já comprou ou vendeu itens de segunda mão no Brasil. É uma tendência que já se consolidou e que oferece diversos benefícios a quem compra e a quem vende. O Enjoei registra milhares de buscas mensais nas mais diversas categorias, que vão desde moda até antiquário, livros, móveis, entre outros”, afirma Andréia Chá, Diretora de Marketing.

Ainda segundo o relatório divulgado pela companhia, o Brasil produziu 8,9 bilhões de peças de roupa em 2019. E, entre os anos 2000 e 2014, houve um aumento de 60% de peças compradas por pessoa no mundo. No entanto, na contramão do aumento da produção de roupas, entre 2000 e 2015, as peças foram utilizadas 36% menos. Esse comportamento acarreta graves efeitos ao meio ambiente: a cada 5 peças de roupa produzidas no mundo, 3 acabarão em aterros sanitários ou incineradas anualmente.

É neste cenário que a economia circular aparece como uma alternativa concreta para aumentar o ciclo de vida das peças e o consumo consciente, além de gerar renda para quem vende e economia para quem compra. “As novas gerações têm preocupação genuína com o meio ambiente e com os impactos da indústria da moda, que é a segunda mais poluente do mundo. A busca por um consumo mais sustentável já tem apresentado bons impactos, mas isso deverá refletir ainda mais nos próximos anos”, conclui Andréia.

A pesquisa ainda aponta que 73% dos usuários compram usados no Enjoei porque reconhecem que os produtos são mais baratos, e cerca de 20% enxergam o Enjoei como uma fonte de dinheiro extra. Esses dados mostram que vender pela plataforma vai além de colaborar com consumo consciente, mas que a compra e venda de itens seminovos se tornam uma opção prática para economia circular.

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