Iniciativa engloba projetos como o de distribuição de energia renovável para bares e residências, que soma mais de 11 mil adesões em 2022; campanha comemorativa aponta os próximos passos
A plataforma Green Your City, da Heineken, contabiliza resultados positivos e continua promovendo um grande movimento de práticas mais sustentáveis nos processos internos e externos da marca. Para celebrar o primeiro ano da iniciativa e os resultados alcançados, a Heineken lança a campanha “Um Ano Criando Juntos os Próximos Anos”. Desenvolvidas pela Agência Le Pub, as mensagens repercutem legados importantes como a entrega da primeira microfloresta urbana, a instalação de placas solares e o número de residências e bares abastecidos por energia renovável. Além da campanha digital, que se desdobra ao longo deste mês, a estratégia criativa foi materializada também em peças OOH, que serão veiculadas no dia 15 de dezembro em pontos de ônibus, relógios e estações de metrô.
Ainda dentro das comemorações, a Heineken vai estender a ação inovadora que desenvolveu outdoors formados por painéis solares e instalar a estrutura no Bar AMATA, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Em setembro deste ano, a Heineken montou painéis solares em um outdoor conectado ao Brewteco, famoso bar carioca localizado na Gávea.
Criada para abrigar projetos nas áreas de sustentabilidade e cultura, a plataforma Green Your City possui compromissos que envolvem os pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e engloba as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:
– Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
– Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
– Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
– Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.
Em 2022, a Heineken contabilizou importantes avanços nessas metas:
– Energia Renovável: Mais de 11 mil novos contratos do Programa Heineken Energia Verde assinados em 2022, sendo 2 mil estabelecimentos parceiros e 9 mil residências;
– Circularidade: 36% de embalagens de vidro circulares em 2022;
– Microflorestas: Implantação da primeira microfloresta urbana, dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro;
– Consumo Responsável: Fortalecimento do posicionamento de 0.0, contribuindo para mudança de comportamento.
Green Your City & Programa Heineken Energia Verde
A jornada da marca na construção de um mundo mais equilibrado teve sua gênese com o anúncio, realizado em dezembro de 2020, da produção e envase das cervejas Heineken com energia 100% renovável nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), e Ponta Grossa (PR), e até 2023 em Jacareí (SP). Porém, foi no último ano, dentro da Plataforma Green Your City com o Programa Heineken Energia Verde que visa facilitar o acesso à energia renovável a todo o Brasil, que a iniciativa ganhou força, incentivando as pessoas a repensarem as formas de consumo, incluindo o uso de energia elétrica dentro de casa. Além da conscientização, a ação beneficia os participantes com descontos diretos na conta de energia.
O projeto é operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada e a disponibilidade do serviço acontece de forma gradual no país. A primeira etapa, ainda em 2021, foi voltada para bares e restaurantes parceiros. Até o momento, dois mil estabelecimentos parceiros aderiram ao programa em todo o país.
Devido ao grande sucesso, o movimento foi estendido para a casa dos brasileiros, e consumidores residenciais que vivem em regiões com a cobertura do programa puderam optar pela participação, de forma gratuita, e ter acesso em suas próprias casas, à energia 100% renovável. Ao longo de 2022, nove mil consumidores residenciais receberam o benefício.
Para trazer holofotes à ação, a Heineken criou ainda uma campanha que impactou 20 milhões de pessoas quando foi ao ar numa mesma noite simultaneamente nos principais canais da TV aberta do país, como Globo, Record e Band, apresentando um anúncio criado apenas com telas sem luz.
Green Your City & Festivais mais verdes
Um dos principais objetivos da plataforma Green Your City é desenvolver experiências que aliem o propósito de sustentabilidade da Heineken com entretenimento. Com a retomada cultural, após os difíceis anos de pandemia, a participação da marca em grandes eventos, como os festivais de música, passou a ser totalmente pensada com base no conceito de cidades e festivais mais sustentáveis.
A jornada de ativações passou por eventos como MITA, Queremos!, MECA e Popload, festivais realizados neste ano e que contam com o patrocínio da Heineken. Em todos eles, os consumidores tiveram a oportunidade de vivenciar experiências alinhadas às mensagens de sustentabilidade, com o olhar para a circularidade de resíduos, biodiversidade nas estruturas físicas, abastecimento das instalações por energia renovável e incentivo ao consumo responsável de álcool.
O ápice dessa jornada aconteceu em setembro, durante o Rock in Rio Brasil 2022, o maior festival de música e entretenimento do mundo. As iniciativas sustentáveis da Heineken no evento deixaram legados para o Rio de Janeiro: A marca, em parceria com o biólogo e paisagista Ricardo Cardim, implementou dentro do Parque Olímpico, uma microfloresta urbana de 1265m² formada por com mais de 830 exemplares de 53 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira a receber a área verde. A Heineken também instalou dentro do Parque Olímpico uma miniusina formada por placas fotovoltaicas. A estrutura, que serviu para abastecer as ativações da marca durante o festival, ficou como legado perene para o local. A geração estimada dessa miniusina é de 3.943.675 kwh durante 25 anos (tempo médio de duração das placas). Essa geração é equivalente ao consumo médio de 2.159 casas populares por 1 ano e a redução de 354.931 kg CO2e na atmosfera.
E o futuro?
A iniciativa foi lançada no final de 2021, abastecida por insights inovadores que colaboram com um olhar inédito ao discutir reduções no impacto ambiental, por meio de experiências, reflexões e mudança de comportamento. E, como um marco histórico, em sua estreia, iluminou de verde prédios e estruturas icônicas em três cidades do país – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que se uniram para mostrar que o futuro é promissor e as melhores noites são feitas com energia renovável. De mãos dadas com as pessoas, Green Your City continua sendo uma plataforma aberta e extensível que se integra e aprimora aos valores humanos existentes.
“A plataforma Green Your City é o nosso compromisso real em ser uma marca 100% sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. Para 2023, teremos grandes novidades e todas as nossas ações continuarão com a missão de estimular que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade”, conclui Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil.
Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da marca, afirma que “hoje, ao refletirmos sobre nosso aniversário de um ano, seguimos inspirados e honrados em ver tanta paixão e entusiasmo em nossos consumidores, que caminham junto conosco e desempenham um papel fundamental para ajudar a transformar o mundo. Essa é a nossa missão como marca, queremos deixar um legado, como a primeira microfloresta no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro! Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde!”