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Havaianas se une ao Sebrae e abre cursos de empreendedorismo de comerciantes de Salvador

Ação, com apoio da Prefeitura e do Sebrae, inclui distribuição de equipamentos, suporte logístico, murais artísticos feitos por pintoras locais e cursos gratuitos para impulsionar as vendas

A Havaianas, firmou uma parceria com a Prefeitura de Salvador e o Sebrae local para apoiar um projeto regional e inovador, impulsionando o empreendedorismo nas praias da cidade e assim, deixar um legado junto à comunidade. Como parte da campanha da marca que reforça que “Só Havaianas é Havaianas”, a iniciativa promove o desenvolvimento socioeconômico dos comerciantes e ambulantes nas praias de Buracão, Paciência, Ribeira/Penha, Gamboa, Solar do Unhão, MAM e Preguiça, oferecendo suporte por meio de cursos especializados gratuitos disponibilizados pelo Sebrae, com programação de março até abril.

Durante o verão de 2024, a Havaianas não apenas surpreendeu, mas também fortaleceu sua presença em todo o Brasil. A instalação de chuveirões no litoral paulista, a veiculação em mídia OOH no Sudeste e Nordeste, o patrocínio na transmissão da Copa do Nordeste 2024 pelo SBT e a participação como apoiadores no Festival de Verão de Salvador durante o Carnaval foram algumas das iniciativas que marcaram esse início de ano. Agora, estamos felizes em co-criar um projeto que promove a melhoria socioeconômica dos comerciantes de praia de Salvador. Estamos ansiosos para ver os resultados desse projeto e como ele contribuirá para ampliar o acesso à informação e capacitação dos empreendedores locais. A Havaianas está comprometida em ser parte integrante do desenvolvimento desta comunidade incrível que faz com que o verão de tanta gente seja ainda mais confortável, trabalhando firme nas areias de Salvador”, comenta Mariana Rhormens, diretora de marketing da Havaianas Latam.

Na fase inicial, a Havaianas forneceu equipamentos para os vendedores ambulantes em todas as praias, incluindo caixas de isopor, camisetas com proteção UV, windbanners, mesas e cadeiras que eles alugam aos turistas, e os icônicos chinelos da marca. Além disso, guarda-sóis foram disponibilizados exclusivamente nas praias de Ribeira/Penha e Gamboa. O projeto também destaca a cultura única de cada comunidade com a pintura de murais nas praias por artistas locais.

“Eu acho muito importante que venham empresas e pessoas com esse incentivo de qualificar gente e de procurar dar uma estrutura melhor de trabalho. Somos nós, os barraqueiros, que estamos no dia a dia, a galera que tá na areia, suando e batalhando para levar seu pão para cada dia, e levando em conta a importância do conforto e leveza dos chinelos, acho que essa iniciativa da Havaianas é ainda mais significativa no nosso dia a dia. E quando chega uma marca que pergunta o que estamos precisando, no que podem ajudar, como a parte do curso, de qualificar pessoas com cursos básicos, como de marketing, gestão financeira, eu acho muito importante mesmo, que venham muito mais pessoas que fortaleçam essa ideia”, destaca Gão, barraqueiro da Praia da Paciência.

A Prefeitura de Salvador também desempenha papel fundamental no suporte logístico e nas melhorias, incluindo o cadastro dos vendedores, instalação de bicicletários, chuveirões e banheiros químicos, trazendo uma grande melhora na qualidade do trabalho do dia a dia, tanto para os comerciantes quanto para todos que circulam pelas praias.

Murais

Além disso, o projeto inclui ativação da marca por meio de murais artísticos, produzidos por pessoas de cada comunidade, tendo como ponto de destaque a autenticidade e a originalidade. Cada espaço contará com um mural único que reflete a essência da região. Na Praia da Paciência, por exemplo, o mural do artista Tarcio Vasconcelos (@tarcioov) captura elementos distintos e vibrantes da região do Rio Vermelho, sendo uma celebração da essência dos moradores, sua vivacidade própria, representando a realidade do bairro e da Havaianas. Na Praia da Penha, a arte da Nila Carneiro (@nila_carneiro) simboliza suas festas através de bordados, tecidos e colares, destacando a presença harmônica das Havaianas nessas celebrações.

Na Praia do Buracão, dois painéis foram pintado pelos artistas Sirc (@sirc_heart) e Tarcio respectivamente, um representando a capoeira e a imensidão do mar através dos peixes que cercam a Bahia de todos os Santos, e o segundo, evidenciando a vista para o mar, a luz do sol e suas nuances de cores, do ponto de vista do banhista que está sempre com Havaianas no pé. Para a Praia da Gamboa, a artista Sista Katia (@sistakatia) fez uma oferta especial, como resultado de sua relação com a rainha do mar, a comunidade e Havaianas. A obra incorpora elementos da cultura local, como festas populares, a simbologia da brincadeira de picula (pega-pega) e a presença da Havaianas na vida cotidiana dos baianos. Além disso, esse painel terá composição com a escada, onde será colocado o shape do chinelo Havaianas.

“Me sinto muito empolgada e criativa quando projetos culturais de marcas promovem diálogo com a comunidade e conexão com seus consumidores. Acho importante ter a atenção delas, que estão conectadas ao contexto local, principalmente por estarem inseridas no cotidiano de todos. Acredito que para a comunidade seja importante um relacionamento se estabelecer a partir dessa ação, pensando na manutenção de um legado entre Havaianas e a famosa praia das pedrinhas. Fico ainda mais feliz por ver que Havaianas abraçou essa oportunidade de forma tão completa, se envolvendo de cabeça e pés.” afirma Sista Katia, uma das artistas locais que participarão do projeto.

Cursos com Sebrae

A última etapa da ação terá o apoio do Sebrae, oferecendo cursos gratuitos que abrangem uma variedade de atividades práticas para os comerciantes. Para a definição dos temas, foi feita uma pesquisa com os próprios comerciantes locais que expuseram suas maiores dores, entre os temas escolhidos haverá aulas sobre língua estrangeira, marketing, gestão financeira e atendimento ao público. Todos os participantes serão incentivados a realizar todos os cursos oferecidos, garantindo uma formação completa para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Esses cursos, que acontecerão a partir de 18 de março até 18 de abril, terão grande flexibilidade, podendo ser realizados remota ou presencialmente nas sedes da instituição, localizadas nos bairros Costa Azul, Uruguai e Dois de Julho, de acordo com a preferência de cada comerciante.

Para reverberar essa iniciativa, os resultados das ações serão documentados nas redes sociais da Havaianas e de Rachel Reis, artista baiana e embaixadora do projeto. Essas histórias serão apresentadas por meio de uma série de reels, destacando a vida de quatro empreendedores, representando cada uma das praias envolvidas. Mão, o vendedor de picolés na Praia do Buracão, Gão, o barraqueiro na Praia da Paciência, Dilma na Praia de Ribeira/Penha e Adriana comerciante na Praia do Solar do Unhão e Praia da Gamboa, serão os protagonistas desses vídeos.

“A participação das marcas em projetos como este é de extrema importância. Estamos vivendo na era da tecnologia e do digital, e percebo que, de certa forma, perdemos um pouco da essência de criar, promover e apoiar o desenvolvimento social, deixando legados duradouros na memória das pessoas. Este projeto nasce a partir dessa visão: a praia, o lugar favorito dos brasileiros, e a educação, nosso melhor caminho para o crescimento. Contar com a presença da Havaianas conosco é estabelecer uma conexão verdadeira com o consumidor, o público e a sociedade, ao mesmo tempo em que promovemos mudanças significativas na vida de todos.” comenta Talita Morais, uma das idealizadoras do projeto.

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