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L’Occitane au Brésil lança seus Compromissos de Sustentabilidade

Marca franco-brasileira reafirma responsabilidade socioambiental ao anunciar pilares de ESG

A L’Occitane au Brésil, marca do Grupo L’Occitane, se estabelece desde 2013 no mercado de cosméticos com o propósito de valorizar a natureza brasileira e os ingredientes dos diferentes biomas, destacando o que há de melhor no país. Há 10 anos, a franco-brasileira desenvolve e pesquisa ingredientes para seus produtos, mantendo em vista a preservação do meio ambiente e a valorização e celebração da biodiversidade e tradição brasileiras.

Em 2023, o Grupo L’Occitane e a marca L’Occitane au Brésil conquistaram o reconhecimento de ser uma Empresa B, importante certificado que reafirma o impacto positivo das práticas corporativas da empresa e, neste ano, anuncia oficialmente seus Compromissos de Sustentabilidade, divididos em três pilares de ESG: Biomas e Costa, Pessoas do Brasil e Cultura Brasileira. Sobre suas metas e compromissos, a L’Occitane au Brésil trabalha com quatro ecossistemas brasileiros e seus produtores: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e a Costa Marinha, e, em cada um desses locais, auxilia e investe em novas tecnologias e modos de produção, de forma a otimizar e melhorar as condições de trabalho da região. Recentemente, a marca passou a olhar para a costa e o oceano como parte importante de um bioma a ser preservado dado a sua extensão e contribuição do oceano para a regulação climática. No ano passado, iniciou uma parceria com a ONG Sea Shepherd e, em março deste ano, lançou a linha Mareô, que valoriza a alga brasileira e conta com embalagens feitas de plástico reciclado e coletado da área litorânea.

Para suas metas de ESG, em janeiro de 2022, L’Occitane au Brésil contratou Paula Cremonezzi como Gerente de Sustentabilidade para tomar a frente da aceleração dos processos sustentáveis da marca, sendo o primeiro deles o reconhecimento como Empresa B, conquistado em agosto de 2023. Para 2026, o objetivo da marca é renovar o selo e conquistar uma pontuação ainda maior.

Em relação à produção sustentável, a marca tem metas relacionadas à redução de resíduos com inserção de pontos de coleta em 100% das lojas próprias até o final de 2024. Nessa mesma linha, a franco-brasileira busca investir em inovações para se tornar carbono neutro até 2030 e ser Net-Zero, isto é, zerar as emissões líquidas de todos os gases estufas, até 2050 e tem suas metas alinhadas à ciência certificada pelo SBTI. Atualmente, mais de 50% das entregas são feitas por frota elétrica, e as fábricas já contam com painéis solares, tornando parte da produção feita com geração de energia limpa.

 

Por fim, com foco em Pessoas e Cultura Brasileiras, ao honrar as práxis e histórias do Brasil, a marca abre espaço para contar as narrativas e tradições que estão por trás das colheitas de cada matéria-prima, dando visibilidade e mantendo registro das culturas das comunidades com as quais trabalha. Um exemplo disso é a linha Licuri que valoriza o conhecimento e método tradicional das mulheres que quebram a semente do fruto cantando uma cantiga.

 

Para contribuir e ampliar a representatividade, o foco da L’Occitane au Brésil é centralizado e age gerando oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento do trabalho de grupos minoritários, desde o escritório até as comunidades produtoras. A marca está preparando projetos internos para maior diversidade de liderança, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, e já conta com mais de 80% de mulheres em posições de liderança em um país onde esse número não passa de 40%.

Segundo Nicolas Geiger, CEO do Grupo L’Occitane, a importância de comunicar esses Compromissos de Sustentabilidade é se comprometer como uma empresa que busca um mundo melhor: “Para nós, da L’Occitane au Brésil, é crucial comunicar publicamente os compromissos da marca, fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa comprometida com um mundo melhor. Com isso, nos orientamos a melhorar continuamente e estabelecer metas ambiciosas em resposta à urgência global, garantindo que nossas iniciativas permaneçam firmemente focadas na preservação da natureza, na valorização da cultura brasileira e nas pessoas do Brasil”, revela.

Paula Cremonezzi, Gerente de Sustentabilidade, explica como foi a decisão de priorizar esses três pilares e abrir esses compromissos para o público e stakeholders: “Partimos da premissa de que os consumidores, cada vez mais, querem saber qual o posicionamento das marcas que consomem em relação ao seu impacto no mundo, porque entendem que as empresas devem ser parte da solução. Então nos perguntamos: quais são as atuais demandas socioambientais da sociedade brasileira? Qual a vocação da marca L’Occitane au Brésil? Foi dessa intersecção que nasceram nossos compromissos de sustentabilidade, as causas que queremos defender e assumir publicamente”, conta a executiva.

Com seus compromissos estabelecidos, a L’Occitane au Brésil prepara também suas metas para os próximos anos, para a Gerente de Sustentabilidade, “ao assumir publicamente nossos compromissos, queremos ser transparentes quanto a nossa evolução como empresa. Mostrar tudo o que já fizemos até aqui e também expor nossas metas para os próximos anos. Queremos ser e fazer cada vez melhor para que o nosso impacto positivo acompanhe sempre o crescimento do negócio e inspire outras empresas a se juntarem a nós nessa missão de construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, completa Paula.

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