Blog

Twitter Brasil divulga as melhores campanhas em 2019

O Twitter Brasil divulgou a lista de marcas e campanhas que se destacaram em boas práticas de utilização da plataforma e conseguiram transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa ao longo do ano. No Brasil, as marcas incluídas no levantamento de 2019 foram Natura, Skol, Renault,  Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay e Netflix. 

O levantamento interno do Twitter analisou campanhas em 11 categorias que consideram elementos como autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo para o Twitter. Para cada categoria, o Twitter elencou uma marca que soube aproveitar bem as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores.

“Em 2019, o Twitter anunciou o seu novo posicionamento global de marketing B2B, #ComecePelasPessoas, concebido com base nos diferenciais de sua audiência, que é mais receptiva e influente. O exemplos que destacamos neste levantamento são de marcas que entenderam muito bem este conceito, colocando as pessoas, suas emoções e as conversas que acontecem na plataforma como ponto central de suas campanhas”, afirma Daniela Bogoricin, diretora do Twitter Next Brasil.

Confira as marcas de destaque:

Natura – Lançamento com propósito

Com o desafio de rejuvenescer a marca e engajar com um público mais jovem, a Natura escolheu o Twitter como principal plataforma para a construção desse relacionamento. A marca criou a persona ‘Nat Natura’, que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma nova maneira mais humanizada de se comunicar. Nat é jovem, negra e abraça conversas em torno do ativismo social, ambiental e cultural. Essa nova persona abrange todos os valores de marca e missão da Natura, gerando conexão com movimentos sociais que acontecem na plataforma. A Natura encontrou uma forma inovadora de se conectar com grandes momentos no Twitter, com uma voz com a qual as pessoas podem se identificar.

Skol – Conexão cultural

Skol definiu sua persona como o “funcionário coringa”, aquele que frequenta o happy hour e está sempre brincando com alguns dos principais assuntos do dia. Isso permitiu à marca se conectar de maneira significativa e irreverente à cultura e às conversas das pessoas. Com o apoio da agências GUT e Draftline, Skol apresentou consistência de personalidade e criatividade em conteúdo e posicionamento de produtos de maneira orgânica e natural em diversos momentos ao longo do ano.

Renault – Teaser de pré-lançamento

Em 2019, a Renault lançou o novo modelo do SUV dos compactos, o Kwid Outsider, resgatando um clássico dos anos 80 e 90: “A Caverna do Dragão”. Presos há décadas num reino sombrio e cheio de perigos, os personagens do desenho finalmente escaparam graças à agilidade e robustez do Kwid. Com forte apelo emocional, a marca explorou o fator “nostalgia” junto ao target, com criatividade e uma grandiosa produção cinematográfica em live action. Parte do sucesso se deve à uma estratégia de lançamento inspirada na estreia dos blockbusters. Em parceria com o Omelete, a campanha contou com teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas. A campanha é assinada pela agência DPZ&T.

Google – Melhor lançamento de produto

Para promover a função ‘placar’, que traz estatísticas e resultados de partidas de futebol para o seu mecanismo de buscas em tempo real, Google decidiu conversar com os torcedores pelo Twitter durante os jogos de seus times. Para isso, a empresa contou com  celebridades do esporte, que estrelaram peças publicadas por perfis de grandes clubes, e criadores do Twitter, que divulgaram a hashtag #JogaNoGoogle com naturalidade e bom humor. Na ação realizada em parceria com as agências W3Haus, AKQA e Wunderman, a marca combinou criatividade, variedade de conteúdo (com mais de 100 vídeos para dias de jogos) e uma ótima leitura sobre o comportamento dos usuários da plataforma durante eventos ao vivo.

Turma da Mônica – Lançamento de marca

Para contar as novidades da Mauricio de Sousa Produções, se aproximar e interagir com os fãs, o perfil oficial da marca realizou um forte reposicionamento para se tornar altamente conectado à cultura e aos momentos em tempo real no Twitter. Com esse comportamento, o @TurmadaMonica se tornou um dos perfis mais relevantes para ser seguido na plataforma, juntando-se a diferentes tipos de conversa – sempre com um ponto de vista único e autêntico.

Apple – Melhores práticas de vídeo

Ao longo do ano, a Apple diversificou o uso de vídeo no Twitter, apostando em diferentes formatos adequados para cada fase de suas campanhas. Com vídeos curtos, assertivos e que trazem a identidade de marca, Apple conseguiu contar uma história mesmo sem som, com um conteúdo totalmente voltado a uma plataforma mobile como o Twitter. Um dos exemplos é a campanha “Complete Os Círculos”, feita para o lançamento do Apple Watch. A marca utilizou vídeos de até seis segundos, com muitos elementos visuais, e conseguiu transmitir suas principais mensagens e engajar a audiência sem o áudio. As ações são assinadas pela agência Media Arts Lab. 

Brahma – Voz de marca

Em 2019, Brahma decidiu assumir a identidade de uma persona que gosta de duas das coisas mais populares no Brasil: futebol e sertanejo. Em vez de criar uma linha de comunicação muito sofisticada, a marca optou por uma linha popular, que permitiu a adoção de um diálogo sincero e divertido com seus consumidores. Entre as ações realizadas, Brahma atendeu a um pedido de um torcedor, que solicitou um patrocínio da marca para poder pagar caixas de cerveja aos amigos torcedores de times rivais, depois de perder apostas. Essa identidade permitiu à marca se conectar naturalmente com pessoas que falam sobre cerveja. As ações foram realizadas pelas agências Africa e Draftline. 

Descomplica – Uso de transmissão ao vivo

Nos sábados que antecederam os dois domingos de provas do ENEM, a plataforma de educação digital Descomplica transmitiu ao vivo dois programas de 12 horas chamados #RelashowEnem. Criado com o objetivo de revisar o conteúdo das matérias esperadas para o exame, o programa apresentava sessões de meditação, ioga, dicas de nutrição e performances divertidas dos professores. Descomplica trouxe conteúdo ao vivo de qualidade para a plataforma e conseguiu gerar conversas e engajar com o público dentro de um dos assuntos que mais provocou conversas no Twitter no Brasil no período.

McDonald’s Brasil – Melhor uso de criadores

McDonald’s criou e lançou a campanha #FomeDeMc com base em uma conversa que já era forte entre os brasileiros, principalmente no Twitter. A partir do insight de que as pessoas na plataforma manifestavam naturalmente sua vontade específica de comer no Mc, a equipe de ArtHouse reuniu um time de criadores para impulsionar a conversa e contar como eles se sentem quando estão com #FomeDeMc . Com olhares diversos, os criadores utilizaram memes, ilustrações, quadrinhos e até maquiagem para contar o que é a tal #FomeDeMc, contextualizando com alguma coisa que estava acontecendo no momento. Neste lançamento de campanha, em parceria com a DPZ&T, McD não só entrou, mas iniciou uma conversa por meio de uma linguagem divertida, se conectando com o target jovem de maneira poderosa.

Globoplay – Impacto cultural

Em uma sequência de Tweets, @EduardoHanzo contou a história do conflito entre sua avó e a vizinha dela, apelidada de Boi. A thread viralizou, chegou até Gloria Perez e inspirou uma série original do Globoplay (@globoplay). A produção, desenvolvida pelos Estúdios Globo, foi criada e escrita por Miguel Falabella, com Flávio Marinho e Ana Quintana, com direção artística de Paulo Silvestrini e direção de Mariana Richard. Ao extrapolar o Twitter, a história relatada nos Tweets de Eduardo Hanzo se transformou na série “Eu, a Vó e a Boi”, que estreou no serviço de streaming da Globo em 29 de novembro deste ano. 

Netflix – Engajamento com fãs

Em julho deste ano, no pré-lançamento da terceira temporada da série Stranger Things, a Netflix lançou o “Stranger Antenna”, um aplicativo que simula uma típica TV dos anos 1980, época em que a série se passa. Para que a ‘televisão’ funcionasse, o usuário precisava aproximar uma palha de aço à câmera do celular, como se fosse uma antena. Após fazer isso, o app exibe um programa apresentado por Carlos Moreno, ex-protagonista dos comerciais da Bombril, com cenas exclusivas da terceira temporada da série. Criada pela Netflix com a AKQA (@AKQA), a ação gerou grande repercussão no Twitter. Em novembro, a marca também trouxe aos fãs vídeos de erros de gravação, relembrando os melhores momentos da trama. Netflix entendeu a importância que séries e filmes têm na vida das pessoas e conseguiu estabelecer uma conexão emocional com seu público, não apenas em momentos de lançamento, mas de uma maneira constante. 

Gostou da matéria? Clique aqui e fale comigo. Abraço, Zeh 🤓

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia