Plataforma aposta em franquias para ampliar o alcance do consumo consciente; abertura na capital carioca acontece no mês de junho
O Enjoei escolheu o Rio de Janeiro para ser o cenário de sua nova loja física. O novo espaço será inaugurado no dia 11 de junho e está localizado em uma área de 150m² no Shopping Downtown, bloco 21 – lojas 105 e 138, na Barra da Tijuca. Lá, será oferecida uma experiência de compra única, com curadoria de peças de marcas desejadas a preços atrativos. A loja representa mais um passo na estratégia de expansão da marca, que já conta com quatro lojas: três localizadas em São Paulo e uma em Goiânia.
A decisão do Enjoei de expandir para o varejo físico foi motivada pelos dados promissores das três lojas próprias em operação desde 2024: 70% dos frequentadores são novos clientes, 20% deles se fidelizaram, e 30% dos clientes já existentes no marketplace gastam de 2 a 5 vezes mais nas lojas físicas. A meta da Plataforma é a de vender 30 franquias nos próximos 12 meses, com a expectativa de que 15 dessas unidades estejam em operação até o final deste período.
A inauguração da franquia no Rio de Janeiro fortalece a estratégia de crescimento do Enjoei e concretiza o objetivo de estender a experiência do marketplace para o mundo físico, de olho no promissor mercado de usados que, segundo estudo do BCG (Boston Consulting Group), deve movimentar R$ 58 bilhões no Brasil até 2027. Com investimento inicial de R$ 550 mil e faturamento anual projetado em R$ 3 milhões, a companhia está disponibilizando franquias com espaços de 150 a 300 m².
“Expandir o Enjoei por meio de franquias é um passo importante para ampliar o alcance da moda circular e conectar mais pessoas a um consumo consciente e sustentável”, afirma Joel Queiroz, COO do Enjoei. “Sempre defendemos que uma peça de roupa pode ter muitas vidas e criar histórias, gerando renda extra para quem vende e novas experiências para quem compra”, complementa.
A loja carioca seguirá o modelo de sucesso já implementado nas outras lojas físicas do Enjoei, permitindo que os clientes também vendam suas peças: basta agendar um horário online (https://enjoeidowntown.gendo.app/) e levar os itens pessoalmente até o endereço do local para avaliação. Depois de aprovadas, o pagamento das peças é feito na mesma hora via PIX ou por meio de créditos, que valem 20% a mais para serem usados na própria loja.
“O Rio de Janeiro é um mercado dinâmico e alinhado com as tendências de consumo consciente. A chegada do Enjoei atende a uma demanda crescente por moda circular de qualidade e fortalece nossa posição neste segmento promissor. É uma honra ser pioneira nesse projeto! Estou entusiasmada em liderar esta operação e contribuir para a expansão de um modelo de negócio inovador na cidade.” finaliza a franqueada da loja do Rio, Elaine Capriol.
A história do Enjoei iniciou em 2009, quando Ana Luiza McLaren e Tiê Lima criaram um blog para vender roupas usadas e em ótimo estado de conservação. Em 2012, o Enjoei se transformou em uma plataforma via site e app de compra e venda de artigos usados, incentivando a geração de renda extra e incentivando a economia circular com a venda de itens desejados por preços até 70% mais baratos em comparação ao mercado tradicional. Em 2020, a companhia fez sua IPO (oferta pública inicial) na Bolsa de Valores levantando mais de R$ 1 bilhão. A marca também inovou com a criação de lojas online assinada por celebridades e influenciadores brasileiros, como Anitta, Preta Gil, Zeca Pagodinho, Claudia Raia, Juliana Paes, Carolina Dieckmann e Sabrina Sato, entre outros nomes de sucesso, e alcançou mais de um milhão de compradores e dois milhões de vendedores ativos em sua plataforma online. Nos últimos dois anos, diversificou seus negócios com a compra do Elo7 e uma participação na Cresci e Perdi, negócios que complementam a marca.