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Plataforma contribuiu para aumento de 10% na produtividade da força de vendas e redução de 30% em inadimplência

Natura &Co está revolucionando a forma como suas consultoras de beleza gerenciam suas finanças e impulsionam seus negócios. Recentemente, o sistema proprietário de serviços financeiros &Co Pay atingiu a marca de 600 mil contas ativas. Lançada no final de 2020, a solução oferece à força de vendas a conveniência de ter uma conta digital própria, que proporciona maior controle financeiro, agilidade nas transações e benefícios exclusivos.

Para José Manuel Silva, CEO de Natura &Co Pay, o serviço tem desempenhado um papel crucial ao alavancar o negócio principal da empresa, a venda direta, e promover a inclusão financeira e social, especialmente de mulheres. “Natura & Avon Pay, é um importante habilitador da estratégia da Natura &Co, onde nossa rede tem acesso a soluções financeiras personalizadas na palma da mão e trilhas de educação financeira, dando as nossas consultoras e representantes mais formas de vender produtos e capturar novos clientes, além de ampla oferta de meios de pagamento e recebimento com mais opções e melhores condições para comprar e vender produtos da Natura &Co”, explica.

Segundo o executivo, “consultoras e representantes mais ativas nas soluções financeiras são mais produtivas e menos inadimplentes, além de terem acesso a uma condição diferenciada de crédito e cobrança que ajudam a acelerar o seu plano de crescimento. A grande novidade deste ano são os lançamentos dos produtos de crédito, que vão transformar as dores atuais das consultoras e representantes em melhor oferta de valor e condições comerciais mais competitivas.”

Os resultados do &Co Pay mostram que os serviços oferecidos permitiram, de acordo com as consultoras que mais utilizam a plataforma, aumentar a produtividade dos negócios em 10% e reduzir a inadimplência em cerca de 30%. Durante o primeiro trimestre de 2023, o &Co Pay processou um total de 7,9 bilhões de reais em pagamentos, um crescimento de quatro vezes em comparação com mesmo período do ano anterior. O valor inclui todos os pagamentos provenientes das vendas diretas e do e-commerce da Natura e da Avon. O PIX se destaca como a principal ferramenta utilizada para capturar e receber pagamentos.

A solução digital também tem sido adotada pelo varejo – 100% das lojas próprias e 60% das franquias da Natura &Co já utilizam as soluções oferecidas pelo sistema.

O &Co Pay abrange uma ampla gama de serviços do dia a dia, incluindo pagamento de contas, recarga de celular, gestão de pedidos, além de oferecer ferramentas de educação financeira. O sistema também busca fidelizar os clientes ao oferecer opções como recebimento via Pix, transferências bancárias (TED/DOC) e link de pagamento em até 12 vezes, com taxas altamente competitivas.

As consultoras podem ainda manter o controle das entradas e saídas em um só lugar, além do suporte e a segurança da marca Visa internacional. “O serviço permite que as usuárias paguem menos taxa, diminuam o risco de calote e tenham mais rapidez na geração de fluxo de caixa”, completa José Manuel.

Educação financeira e digitalização

Junto ao &Co Pay, a Natura segue realizando uma série de iniciativas para o desenvolvimento e capacitação de sua rede. O Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura (IDH-CN), divulgado recentemente, comprova que os esforços da companhia já vêm gerando efeitos positivos. Os resultados do IDH-CN 2022 foram impulsionados pelo pilar de Conhecimento, com aumento de quase 9% em relação à última mensuração, alavancado pelas frentes de Educação Financeira e Inclusão Digital, com alta de 24% e 7%, respectivamente.

Só no ano passado, quase 85 mil delas participaram de cursos sobre educação financeira oferecidos pela Natura, que ensinam desde conceitos financeiros básicos, como juros, relação de risco e retorno e inflação, até como gerenciar melhor os ganhos.

A presença da Natura no ambiente digital também tem crescido de maneira consistente. A empresa registra, em média, cerca de 1,5 milhão de interações mensais via plataformas de compartilhamento de conteúdo para redes sociais ou Whatsapp. Em 2022, mais de 750 mil consultoras utilizaram as ferramentas de social selling – somente a Revista Digital interativa obteve mais de 32 milhões de acessos. A empresa registrou ainda crescimento acima de 30% no número de consultoras utilizando o Espaço Digital.

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