Fruto da parceria entre a maior empresa de tecnologia do Brasil e o maior banco da América Latina, TOTVS TECHFIN, com a aprovação da transação sem restrições pelos órgãos reguladores e cumprimento das demais condições precedentes, já está apta a operar
A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, e o Itaú Unibanco, maior banco da América Latina, anunciam hoje, após a aprovação final do Banco Central e conclusão das demais condições precedentes, o fechamento da transação divulgada ao mercado em abril de 2022 para a constituição da joint venture TOTVS TECHFIN. A empresa já está apta a operar e atuará na ampliação e distribuição de serviços financeiros integrados aos sistemas de gestão da TOTVS, baseados em inteligência de dados e voltados para clientes empresariais e toda a sua cadeia de fornecedores, clientes e colaboradores.
Nesta data, o Itaú Unibanco passa a ser sócio da operação com 50% de participação no capital social da joint venture. Além do aporte no capital social da TOTVS TECHFIN e aquisição de determinadas ações da empresa, o banco disponibilizará funding, expertise de crédito e risco, e acesso a soluções para acelerar o crescimento da joint venture. O acordo cria uma empresa que engloba tecnologia de ponta e ciência de dados para desenvolver serviços financeiros diferenciados e sócios com experiências que se complementam na oferta de soluções para clientes corporativos.
“Ao aliar a expertise da TOTVS em sistemas de gestão à expertise financeira do Itaú, a JV vai oferecer experiência única de uso do mercado B2B, combinando serviços financeiros integrados aos softwares de gestão e ofertas contextualizadas para o cliente certo no momento certo, beneficiando pequenas e médias empresas e toda a cadeia produtiva do país”, comenta Eduardo Neubern, diretor-presidente da TOTVS TECHFIN.
“Com a TOTVS TECHFIN, levaremos aos clientes corporativos da empresa uma oferta robusta e inovadora, que integrará uma plataforma de gestão empresarial com soluções financeiras, apoiando a tomada de decisão e contratação ágil das soluções mais adequadas. Esta iniciativa está alinhada à nossa estratégia de associação com parceiros que permitam o desenvolvimento de soluções disruptivas em favor dos clientes, com ofertas contextualizadas e inovadoras que vão além dos serviços tradicionalmente oferecidos por um banco”, diz Flávio Souza, presidente do Itaú BBA.
“Nossa união com o maior banco da América Latina representa um grande passo no sentido de ampliar e simplificar o acesso de nossos clientes a serviços financeiros personalizados e totalmente integrados aos nossos ERPs. O fechamento da transação marca o início de uma operação única para o desenvolvimento e distribuição de serviços financeiros, nos permitindo alcançar o patamar que sempre almejamos com possibilidades ainda maiores de expansão”, complementa Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS.
A Supplier, que atua na oferta de produtos financeiros B2B e que também faz parte do escopo da transação, é uma subsidiária da TOTVS TECHFIN e contribuirá para o desenvolvimento e crescimento da joint venture.
O acordo foi aprovado, sem restrições, pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 14 de outubro de 2022 e as autorizações do Banco Central foram obtidas em 21 de setembro de 2022 e 22 de junho de 2023.