Com a integração da solução de precificação AVM do DataZAP à ferramenta “Gestão de Garantias” da B3, imóveis são precificados em somente 7 segundos, dando agilidade ao processo de aprovação de crédito imobiliário
O ZAP, braço imobiliário da OLX Brasil, firma parceria com a B3, a bolsa de valores do Brasil, com foco na precificação de imóveis para garantia de financiamento. Por meio da união, a solução pioneira de avaliação de preço automatizada (AVM) do DataZAP passa a integrar a ferramenta de automatização imobiliária “Gestão de Garantias” da B3. A iniciativa traz mais agilidade e eficiência ao processo de aprovação de crédito imobiliário.
A avaliação do preço de um imóvel, que antes podia levar 24 horas, agora é concluída em apenas 7 segundos. Atualmente o DataZAP atende mais de 300 cidades para precificação de apartamentos e 56 cidades para precificação de casas. Em média, são recebidos 10 mil pedidos quinzenais para precificação de imóveis.
Para o ZAP, a aliança com a B3 reforça sua posição como principal parceiro das instituições financeiras. “A chegada da B3 fortalece ainda mais o nosso papel de aliado do setor financeiro em sua atuação como grande financiador das transações imobiliárias no Brasil. Ao integrar nossa solução de precificação de AVM às suas ferramentas, nossos clientes podem esperar agilidade e precisão sem precedentes, facilitando o processo de liberação de crédito imobiliário”, afirma Marcelo Dadian, VP de Novos Negócios e Incorporadoras na OLX Brasil.
“A B3 é reconhecida como um grande player do setor financeiro e imobiliário, com uma sólida reputação e expertise no mercado. Nossa aproximação com o ZAP demonstra o compromisso da B3 em fornecer alternativas cada vez mais eficientes para o setor imobiliário, simplificando a liberação de crédito e agilizando o processo de compra de imóveis”, comemora o Diretor de Operações Imobiliárias da B3, Marcos Caielli.
Pioneiro no Brasil, o AVM do DataZAP possui como diferencial sua capacidade de analisar e cruzar informações detalhadas sobre as características do imóvel, do prédio em questão e do entorno, utilizando como base mais de 6,5 milhões de anúncios das plataformas do ZAP.
O AVM e modelos matemático-estatísticos do DataZAP contam com técnicas econométricas aliadas ao aprendizado de máquina (machine learning) aplicadas a grandes bases de dados. Para a solução, o time do DataZAP utiliza um mix de modelagem estimando correlações locais entre preços e ponderando informações de acordo com a distância – geográfica e de similaridade – entre o imóvel avaliado e seus vizinhos.
Essa técnica produz estimativas independentes e com uma relação custo-benefício atrativa uma vez que contempla distintas modelagens para determinar preços que são compostos desde um conjunto mais básico de variáveis – área útil, banheiros e vagas de garagem – até modelos mais complexos que contam com mais de 70 variáveis – como a existência de piscina e varanda no imóvel. A técnica também possui uma vantagem espacial e leva em conta a proximidade de comércios, estações de metrô, hospitais, mercados, escolas e empregos, além de avaliar a variação de preço ao longo de uma rua ou de um bairro para um mesmo imóvel.
Essa abordagem precisa e rápida, somada a uma sólida base de dados, proporciona de maneira ágil uma avaliação confiável e fundamentada sobre o valor de mercado de um imóvel.
Soluções de precificação:
- Acompanhamento do preço ao longo do tempo: consiste na precificação recorrente da mesma carteira de imóvel, uma vez que os modelos AVMs são atualizados mensalmente.
- Simulação de tipologias: Uma das vantagens da técnica de precificação utilizada é a possibilidade de criar qualquer tipologia para um endereço. Desta forma quando se possui apenas o endereço do imóvel, mas não tem certeza da tipologia dele, realizamos a simulação de tipologias pequenas, médias e grandes, assim como, um imóvel antigo ou novo, para que tenha uma tabela de consulta de possíveis resultados esperados para aquele endereço.