Levantamento realizado pela Blackhawk Network Brasil traz dados relevantes sobre o comportamento do consumidor e suas principais preocupações em um cenário econômico desafiador
Como os consumidores se veem vivendo em mais um ano economicamente desafiador? Essa é a pergunta que guia a mais recente pesquisa realizada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, que busca entender o comportamento atual dos consumidores brasileiros diante de um cenário econômico desafiador. No total, foram entrevistados 1.054 brasileiros com mais de 18 anos de idade para o estudo divulgado esse mês pela empresa.
Olhando para o panorama macroeconômico do país, a pesquisa constatou que 98% dos consumidores brasileiros estão preocupados com as pressões do custo de vida e com sua situação financeira frente às condições turbulentas da economia. As maiores aflições dos brasileiros estão concentradas no preço dos alimentos, apontado por 76% dos consumidores, e na inflação do país, citado por 73% – questões que aparecem muito à frente das outras áreas, como a recessão econômica (22%) e serviços públicos (22%). Outros motivos de preocupação bastante citados foram com a segurança em seus empregos (48%) e o preço do combustível (38%), sendo que, de setembro de 2022 para cá, todas as principais causas de preocupação econômica aumentaram.
Outros números comprovam ainda como a perda de emprego impactou inúmeras famílias no Brasil. Ao examinar detalhadamente essa frente, a pesquisa constatou que 54% das pessoas da Geração Z perderam emprego nos últimos 6 a 12 meses – um número superior se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Ainda que a previsão de desemprego total permaneça baixa, esses números ainda são altos.
Diante desse cenário, 66% dos entrevistados planejam mudar seus comportamentos de compra, sendo que 54% dos brasileiros pretendem comprar marcas mais baratas ou produtos genéricos das lojas, enquanto 50% planejam comprar produtos em promoção. De acordo com Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil, conhecer todas essas variáveis é de extrema relevância para as empresas, já que a compreensão do consumidor deve ir além de fatos e números. “Entender o que motiva os clientes nos ajuda a fornecer às marcas parceiras uma visão mais compreensível das tendências atuais e futuras”, explica.
Olhando mais precisamente para o mercado dos gift cards, apesar dos diversos desafios citado, a pesquisa constatou que mais consumidores estão abertos a comprar cartões-presente em 2023, inclusive com valores mais altos. Além disso, os dados mostram que 83% dos entrevistados estão usando os cartões-presente para suas necessidades diárias, como alimentação, compras em supermercados, higiene pessoal, entre outras.
A pesquisa também evidencia que os gift cards são cada vez mais visto como uma boa opção para presentear e vêm caindo ainda mais no gosto do público. No ano passado, 37% das pessoas afirmaram que pretendiam comprar mais gift cards para presentear outras pessoas, enquanto neste ano o número subiu para 64%. Quanto aos motivos que levaram a essa decisão, 54% dos entrevistados explicaram que os fatores mais determinantes foram a liberdade e flexibilidade que os gift cards oferecem aos presenteados. “Eles percebem que esse é um presente que proporciona diferentes experiências e liberdade de escolha, ao mesmo tempo que 78% das pessoas dizem ser uma opção melhor do que um presente físico que o presenteado pode não querer ou não gostar”, complementa Fernanda.