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Estudo que será apresentado no VTEX DAY pela NeoTrust mostra o desconto como impulsionador do interesse pelo Pix

A Neotrust, empresa do ecossistema da Confi, especializada em inteligência de dados, divulgou no VTEX DAY os resultados da exclusiva pesquisa Panorama do Ecommerce no Brasil. Encomendado pelo evento, o levantamento de mercado realizado pela que avalia mais de 1,5 milhão de pedidos diariamente e tem mais de 3.000 sellers do comércio digital no país em suas bases, analisou os principais comportamentos dos consumidores brasileiros, bem como as principais oportunidades e tendências às quais os varejistas devem ficar atentos.

De acordo com a Neotrust, o ecommerce no Brasil não apenas conseguiu manter seus consumidores no canal, como cresceu em 50% seu faturamento se comparado aos níveis pré-pandemia. O estudo completo será apresentado à imprensa no dia 12 de abril, segundo dia do VTEX DAY, um dos maiores eventos de Digital Commerce do mundo, que acontece no São Paulo Expo.

Outro destaque importante do levantamento diz respeito às formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros no comércio digital. De acordo com a análise, o pix já representa mais de 25% das formas de pagamento em compras via internet. O estudo observa que em 2022, quando o pix foi implementado no Brasil, ele respondia por apenas 4,7% dos pagamentos do comércio digital, ante 16,5% dos pagamentos por boleto bancário, que hoje são a preferência de somente 7,8% dos consumidores.

Segundo a pesquisa, isso se deve em boa parte pela confiança do consumidor no pix, mas principalmente pela facilidade que as ferramentas e os sistemas por trás dos comércios digitais proporcionam às lojas virtuais e, consequentemente, aos consumidores ao oferecer a opção de pagamento via pix sem nenhum atrito e inconveniente.

Além disso, a pesquisa apontou que os consumidores optam pelo pix devido aos descontos atrativos oferecidos pelos lojistas. “Isso tem feito, inclusive, que o volume de compras parceladas diminua”, afirma Luis Otávio Cambraia, líder de Sales da Neotrust. “Isso tem feito, inclusive, que o volume de compras parceladas diminua”, diz. Os dados mostram que as vendas à vista, que no primeiro trimestre de 2022 eram 62,12%, responderam por 64,89% das vendas no comércio digital nos três primeiros meses deste ano.

Nordeste em alta

Com forte crescimento no primeiro trimestre de 2024, a região Nordeste do Brasil ultrapassou a região Sul em vendas. Segundo o estudo, o Nordeste registrou ticket médio de R$ 338,60 no período, representando 16,4% do faturamento total das vendas do comércio digital, ante R$ 306,20 de tíquete médio e 15,9% de market share da região Sul. O Sudeste lidera o mercado em participação (58%), mas não em valor do ticket médio (R$ 213,70). O Norte é o último da lista market share (2,5%), mas possui a mais alta média de gasto por compra (R$ 368,70)

Frete grátis

Com a racionalização por melhores margens, o uso do frete grátis tem sido aplicado com mais critério pelos varejistas e a queda é constante desde 2021. De acordo com a NeoTrust, a participação das vendas com frete grátis, que responderam por mais de 60% ao longo de todo o ano de 2022, iniciaram em 2023 representando 58,7% das vendas e chegaram a 54,2% em janeiro de 2024.

Os itens de telefonia, perfumaria, pet shop e farmácia e saúde são aqueles que mais oferecem o frete grátis, em 72,5%, 71,1%, 66,6% e 65,9% de suas vendas, respectivamente.

Mulheres no ecommerce

As mulheres são as principais consumidoras do comércio digital e têm participação relevante no crescimento do número de pedidos das principais categorias. Segundo a pesquisa, em março de 2024, elas responderam por 61,3% das vendas do e-commerce no Brasil, 1,2 ponto percentual a mais do que no mesmo mês do ano passado. Com exceção de Telefonia (49,2%), Casa e construção (43,9%), Eletrônicos (42,4%) e Informática (39%), a participação das consumidoras no faturamento é maior do que a dos homens em todas as demais categorias avaliadas – Beleza e perfumaria (74,7%), Moda e acessórios (72%), Pet shop (85,4%), Móveis (61,9%), Eletroportáteis (65,8%), Saúde (58,4%), Eletrodomésticos (52,7%) e Alimentos e Bebidas (50,1%).

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