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Varejistas devem investir em estratégias de fidelização e personalização para engajar consumidores por meio de canais próprios 

Com a chegada de um novo ano, o setor de aplicativos encontra novas possibilidades para se transformar e acompanhar as inovações que devem impactar o e-commerce e o consumo digital. Atenta às mudanças tecnológicas e às preferências dos consumidores, a Kobe Apps, plataforma líder no desenvolvimento de aplicativos mobile commerce para o varejo brasileiro, destaca as principais tendências que marcarão o mercado em 2025. 

“Os aplicativos se consolidaram como um dos principais canais de venda para varejistas, com taxas de conversão superiores aos sites e um impacto crescente no ticket médio, avalia Bruno Bulso, COO e cofundador da Kobe Apps. A média de conversão dos aplicativos vs web é acima de 6%, chegando a 8% no segmento de saúde e farmácia.“Em 2025, veremos uma evolução ainda maior no uso de tecnologias que personalizam a experiência do cliente e promovem a fidelização, além de uma integração mais inteligente entre os canais online e offline”, complementa Bulso. 

Principais tendências para o mercado de apps em 2025 

  1. Experiências hiper personalizadas e o uso de IA generativa

Com o crescimento da coleta e análise de dados, os aplicativos ganharão funcionalidades que permitem experiências cada vez mais personalizadas para o usuário. “Em 2025, os apps de e-commerce vão se destacar pela capacidade de oferecer produtos e promoções customizadas, com base nos hábitos de consumo e preferências individuais de cada cliente”, destaca Bulso. Ferramentas como vitrines dinâmicas, banners segmentados e recomendadores de produtos serão ainda mais refinadas através de integrações de IA. 

  1. Compra social integrada ao app

A compra social, que alia redes sociais ao e-commerce, está ganhando força e promete ser uma das maiores revoluções de 2025. “Os aplicativos precisarão incorporar funções que permitam aos usuários compartilhar desejos de compra, recomendações e até mesmo realizar compras colaborativas. Essa estratégia, aliada com uma integração de video commerce, aumenta não apenas a interatividade, mas também as taxas de conversão”, explica o COO da Kobe Apps. 

  1. E-commerce ambientalmente consciente

Com consumidores cada vez mais preocupados com questões ambientais, os apps de e-commerce tendem a adotar soluções que promovam a sustentabilidade. Isso inclui opções como neutralização de carbono em entregas, incentivo ao consumo consciente e utilização de embalagens recicláveis. “Além de atender às demandas dos consumidores, essas iniciativas contribuem para fortalecer a reputação das marcas”, pontua Bulso. 

  1. Pagamentos simplificados e seguros

A adoção de tecnologias de pagamento como carteiras digitais, PIX parcelado e autenticações biométricas é essencial para garantir transações seguras e rápidas. “Os consumidores estão em busca de praticidade, e os apps que investirem em experiências de pagamento fluidas vão liderar o mercado”, afirma Bulso.

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