Preço mais baixo na internet é decisivo para mais de 73% dos brasileiros na hora da compra
Pesquisa mostra preferência dos brasileiros na hora de comprar pela internet
A Semana do Consumidor em 2021 acontece em meio aos indicadores ainda crescentes da pandemia no Brasil, o que impacta diretamente no que diz respeito ao e-commerce.
Com as medidas mais restritivas que buscam conter a disseminação do vírus, mais pessoas estão em casa, e mais compras tendem a ser realizadas pela internet, como o que ocorreu no início da pandemia, há um ano. Mas como os consumidores online estão se comportando neste 2021 e o que buscam no e-commerce?
De forma geral, 73,3% dos compradores consideram que a internet tem preços melhores, o que os faz ter preferência pelas compras online. Esse dado foi levantado pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisa de mercado online. A pesquisa consultou 2.000 brasileiros em janeiro de 2021.
Para os entrevistados, os pontos que mais influenciam a decisão de compra online são preços e promoções (79,4%), seguidos de frete e prazo de entrega (67%), refletindo a atenção que os lojistas devem direcionar para estes pontos. Cada vez mais, as empresas tendem a buscar melhores alternativas de frete para seus compradores.
“Durante todo o ano, não só em datas comemorativas ou comerciais, o frete é um fator que recebe atenção especial na nossa empresa. Nós temos uma sistemática e política de financiar parcialmente o frete para o cliente, reduzindo o impacto desse valor”, explica o Diretor da La Femme, referência em calçados flats no Brasil, José Augusto.
Pelo menos 85% dos entrevistados pretendem manter ou aumentar a frequência de consumo online mesmo após o fim do isolamento social, segundo a pesquisa. Outros dados relevantes da pesquisa:
- 60,3% dos consumidores são estimulados pela possibilidade de comparar os preços em diversos sites;
- A conveniência de comprar e receber o produto em casa é de primeira importância para 67,7% dos entrevistados;
- 62,8% dos entrevistados perceberam melhorias positivas nos sites de compras no último ano;
- 41,3% dos brasileiros dão preferência por um site em que já compraram anteriormente.
“Fidelizar e ampliar esse contingente de compradores online depende, em grande parte, de inovação. Entender a nova jornada do consumidor, investir em plataformas que tornem o atendimento mais humanizado, oferecer conteúdo de valor, que traga visibilidade mas também agregue benefícios à vida do cliente, são algumas das tendências para o comércio eletrônico nos próximos meses”, finaliza Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, empresa de tecnologia e desenvolvimento.