Lista traz exemplos de empresas e instituições que apresentaram suas mensagens de diferentes maneiras e mantiveram contato com a audiência durante um ano atípico
2020 foi um ano desafiador para todo mundo, e também para as marcas. Diante de uma crise de saúde pública sem precedentes na era digital, as pessoas mudaram seus hábitos e formas de se relacionar umas com as outras, assim como padrões de consumo de bens, serviços e conteúdo foram alterados. E tudo isso de maneira muito rápida. Do isolamento à flexibilização, das lives aos movimentos sociais que eclodiram nos últimos meses, o Twitter foi o lugar a que as pessoas foram para se informar, se entreter e para conversar sobre assuntos de seu interesse. E as marcas tiveram de se adaptar não apenas ao novo contexto de mercado, mas também às novas conversas.
Neste contexto, o Twitter Brasil preparou o #BestOfTweets2020, uma lista das marcas que se destacaram ao longo do ano na plataforma. As campanhas foram selecionadas com base em oito diferentes categorias: #propósito, #conexão, #lançamento, #vídeo, #diversão, #impacto, #conversa e #criadores. Além disso, algumas categorias tiveram mais do que uma campanha a ser destacada e mereceram entrar na lista como “menção honrosa”, por conseguirem estabelecer uma conexão legítima com a audiência nos diferentes momentos da pandemia.
“Ao longo do ano, vimos marcas que trabalharam estratégias bem certeiras para o Twitter, que funciona como um termômetro social: observaram o que as pessoas estavam falando e, a partir daí, construíram conteúdos de propósito ou de negócio”, explicou Vinícius Magalhães, estrategista de marcas do Twitter Next. “Em 2020, o desafio foi fazer isso com timing e contexto. Foram muitas mudanças de rota para manter as mensagens de marca relevantes, atuais e sensíveis ao que as pessoas estavam vivendo. Saber conciliar produtos e serviços com essa relevância cultural no atual cenário é digno de reconhecimento”, completou.
Veja abaixo as marcas de destaque indicadas em cada categoria:
#PROPÓSITO – A marca que provocou mudanças positivas: @KitKatBrasil
Legitimidade é fundamental para abordar causas sociais no Twitter. Nessa conversa, ao responder ao questionamento das pessoas sobre as ações afirmativas da marca, Kit Kat ( @KitKatBrasil ) reafirma sua convicção e mostra que é consistente ao seu propósito.
Menção honrosa: @TurmadaMonica e @magazineluiza
#CONEXÃO – A marca que se conectou com o que estava acontecendo: @NetflixBrasil
Em um momento difícil no início de quarentena, e com o aumento do consumo de conteúdos via streaming, a Netflix (@NetflixBrasil) se solidarizou com as pessoas e recomendou títulos de seus concorrentes com base em filmes e séries do próprio catálogo.
Menção honrosa: @doritosbrasil
#LANÇAMENTO – A marca que realizou um lançamento com impacto, relevância e autenticidade: @PrimeVideoBR
Para lançar a segunda temporada de The Boys ( @TheBoysTV ), a Amazon Prime Video ( @PrimeVideoBR ) criou uma estratégia tão impactante quanto a série: combinou os formatos de maior alcance com serviços de lembretes automáticos e engajou semanalmente com uma audiência ansiosa por novos conteúdos.
#VÍDEO – A marca que usou o vídeo para criar conversas além do botão de play: @Bradesco
O filme do Bradesco ( @Bradesco ) reúne uma série de características que se encaixam nas boas práticas de vídeo do Twitter: logo da marca no começo do vídeo, elementos visuais que ajudam a contar a história mesmo em uma experiência sem som, texto que complementa e dá contexto e hashtag que chama a audiência para uma ótima conversa.
#DIVERSÃO – A marca que uniu #FicaEmCasa com diversão: @guarana
Em um dos poucos momentos divertidos de 2020, o Twitter ferveu com os possíveis mascotes para a cédula de 200 reais. Foi nesse cenário que Guaraná Antarctica ( @guarana ) resgatou um grande patrimônio (e meme) nacional: o vira-latas caramelo. Timing e contexto precisos para se conectar ao público jovem.
#IMPACTO – Boom! O melhor exemplo de campanha com impacto cultural: @DoveBR
Em um momento bastante delicado de crise sanitária, a Dove (@DoveBR) lançou uma campanha sobre a importância de lavar as mãos como forma efetiva de prevenção de contaminação. Para capturar a atenção da audiência, uma thread conjunta com marcas concorrentes foi criada para reforçar a mensagem e alcançar mais pessoas.
#CONVERSA – Um tema para muitas conversas. A marca que falou e fez o Twitter conversar junto: @SpotifyBR
Falar de K-pop no Twitter é conversar com uma das audiências mais engajadas e apaixonadas da plataforma. Ao montar um squad de influenciadores super diversos e convidar as pessoas a criarem uma playlist colaborativa, o Spotify ( @SpotifyBR ) mostrou o poder de se conectar ao que está acontecendo.
#CRIADORES – A marca que se uniu a criadores de conteúdo para produzir o Tweet certo, na hora certa: @SamsungBrasil
A maior preocupação da Samsung ( @SamsungBrasil ) durante toda a sua campanha era passar uma mensagem de conforto para as pessoas: você está em casa – e tudo bem, a Samsung te ajuda a se conectar com o seu “lar doce lar”.