O Instituto QualiBest, pioneiro na realização de pesquisa digital no Brasil, divulgou seu mais novo estudo sobre influenciadores digitais, realizado em parceria com a Spark, empresa referência em marketing de influência. O estudo apurou os principais influenciadores digitais do país, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.
“Um dos dados que apuramos é que ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. Inclusive, o reconhecimento de que o conteúdo é publicidade paga não prejudica a confiança no influenciador ou na marca”, explica Daniela C. Daud Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest.
Entre os itens mais comprados a partir da indicação de um influenciador digital estão os produtos de beleza (52%), seguido por livros (42%), que empatam com moda e acessórios. Na sequência, alimentos e bebidas – alcoólicas ou não – (30%), celulares e smartphones (29%) e produtos de cuidado com a casa (23%).
“Os seguidores estão atentos aos ‘#publiposts’, mas o que vimos é que os posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca, desde que a comunicação preserve o sentimento de autenticidade e liberdade do influenciador, ele tem que ser autêntico”, analisa Daniela.
O levantamento apontou ainda que o Instagram e o YouTube, ambas com 81%, são as redes mais usadas para seguir influenciadores. No que diz respeito ao Instagram, o estudo revela, também, que 41% dos internautas assistem aos stories com o áudio desligado e admitem que só ativam o volume se o conteúdo for relevante. Além disso, apesar das mudanças realizadas recentemente pela rede social em relação à ocultação do número de likes, 42% deles não alterou a forma como interage no aplicativo.
O ranking
Perguntando de forma espontânea aos 1.100 internautas participantes do estudo, com 15 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do Brasil, o Instituto QualiBest e a Spark fizeram um levantamento de quais são os influenciadores digitais que seguem e que mais influenciam as decisões dos internautas brasileiros. “Um ponto importante é que 81% das respostas tiveram menos de 2% de citação, ou seja, uma lista muito pulverizada e heterogenia”, afirma a diretora-geral do QualiBest.
Em comparação com o ranking divulgado pelo Instituto QualiBest em 2018, o youtuber e humorista Whindersson Nunes continua em primeiro lugar. O segundo lugar, que em 2018 era compartilhado pelos blogueiros Hugo Gloss e Bianca Andrade, este ano é ocupado pelos youtubers Carlinhos Maia e Fellipe Neto, que ficaram tecnicamente empatados. O terceiro lugar, que em 2018 era da blogueira fitness Gabriela Pugliesi, este ano é da jornalista Nathalia Arcuri e da youtuber Mari Maria, também tecnicamente empatadas.
Confira o ranking dos principais influenciadores:
Influenciador digital | Porcentagem |
Whindersson Nunes | 13% |
Carlinhos Maia | 8% |
Felipe Neto | 7% |
Nathalia Arcuri | 4% |
Mari Maria | 4% |
Maisa Silva | 3% |
Canal Nostalgia/ Felipe Castanhari | 2% |
Boca Rosa/ Bianca Andrade | 2% |
Luccas Neto/ Luccas Neto Ferreira | 2% |
Nando Moura | 2% |
O Primo Rico/ Thiago Nigro | 2% |
Evelyn Regly | 2% |
Taciele Alcolea | 2% |
Rica de Marré/ Gabriela Sales | 2% |
Coisa de Nerd/ Leon Martins e Nilce Moretto | 2% |
JoutJout/ Julia Tolezano | 2% |
Cadê a Chave?/ Nilce Moretto | 2% |
Hugo Gloss | 2% |
Camila Coelho | 2% |
Bruna Marquezine | 2% |
Kéfera/ Kéfera Buchman | 2% |
Diva Depressão/ Felipe Oliveira e Eduardo Camargo | 2% |
Bruna Vieira | 2% |
Anitta | 2% |
Pefabiodemelo/ Padre Fábio de Melo | 2% |
Niina Secrets/ Bruna Santina Martins | 2% |
Manual do Mundo/ Iberê Thenório | 2% |
Ei Nerd/ Peter Aqui/ Peter Jordan | 2% |
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