Blog

Os principais influenciadores do Brasil em 2019

O Instituto QualiBest, pioneiro na realização de pesquisa digital no Brasil, divulgou seu mais novo estudo sobre influenciadores digitais, realizado em parceria com a Spark, empresa referência em marketing de influência. O estudo apurou os principais influenciadores digitais do país, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.

“Um dos dados que apuramos é que ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. Inclusive, o reconhecimento de que o conteúdo é publicidade paga não prejudica a confiança no influenciador ou na marca”, explica Daniela C. Daud Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest.

Entre os itens mais comprados a partir da indicação de um influenciador digital estão os produtos de beleza (52%), seguido por livros (42%), que empatam com moda e acessórios. Na sequência, alimentos e bebidas – alcoólicas ou não – (30%), celulares e smartphones (29%) e produtos de cuidado com a casa (23%).

“Os seguidores estão atentos aos ‘#publiposts’, mas o que vimos é que os posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca, desde que a comunicação preserve o sentimento de autenticidade e liberdade do influenciador, ele tem que ser autêntico”, analisa Daniela.

O levantamento apontou ainda que o Instagram e o YouTube, ambas com 81%, são as redes mais usadas para seguir influenciadores. No que diz respeito ao Instagram, o estudo revela, também, que 41% dos internautas assistem aos stories com o áudio desligado e admitem que só ativam o volume se o conteúdo for relevante. Além disso, apesar das mudanças realizadas recentemente pela rede social em relação à ocultação do número de likes, 42% deles não alterou a forma como interage no aplicativo.

O ranking

Perguntando de forma espontânea aos 1.100 internautas participantes do estudo, com 15 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do Brasil, o Instituto QualiBest e a Spark fizeram um levantamento de quais são os influenciadores digitais que seguem e que mais influenciam as decisões dos internautas brasileiros. “Um ponto importante é que 81% das respostas tiveram menos de 2% de citação, ou seja, uma lista muito pulverizada e heterogenia”, afirma a diretora-geral do QualiBest.

Em comparação com o ranking divulgado pelo Instituto QualiBest em 2018, o youtuber e humorista Whindersson Nunes continua em primeiro lugar. O segundo lugar, que em 2018 era compartilhado pelos blogueiros Hugo Gloss e Bianca Andrade, este ano é ocupado pelos youtubers Carlinhos Maia e Fellipe Neto, que ficaram tecnicamente empatados. O terceiro lugar, que em 2018 era da blogueira fitness Gabriela Pugliesi, este ano é da jornalista Nathalia Arcuri e da youtuber Mari Maria, também tecnicamente empatadas.

Confira o ranking dos principais influenciadores:

Influenciador digital Porcentagem
Whindersson Nunes 13%
Carlinhos Maia 8%
Felipe Neto 7%
Nathalia Arcuri 4%
Mari Maria 4%
Maisa Silva 3%
Canal Nostalgia/ Felipe Castanhari 2%
Boca Rosa/ Bianca Andrade 2%
Luccas Neto/ Luccas Neto Ferreira 2%
Nando Moura 2%
O Primo Rico/ Thiago Nigro 2%
Evelyn Regly 2%
Taciele Alcolea 2%
Rica de Marré/ Gabriela Sales 2%
Coisa de Nerd/ Leon Martins e Nilce Moretto 2%
JoutJout/ Julia Tolezano 2%
Cadê a Chave?/ Nilce Moretto 2%
Hugo Gloss 2%
Camila Coelho 2%
Bruna Marquezine 2%
Kéfera/ Kéfera Buchman 2%
Diva Depressão/ Felipe Oliveira e Eduardo Camargo 2%
Bruna Vieira 2%
Anitta 2%
Pefabiodemelo/ Padre Fábio de Melo 2%
Niina Secrets/ Bruna Santina Martins 2%
Manual do Mundo/ Iberê Thenório 2%
Ei Nerd/ Peter Aqui/ Peter Jordan 2%

Gostou da matéria? Clique aqui e fale comigo. Abraço, Zeh 🤓

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia