Campanha faz parte do projeto Luz Para Todos Amazônia e celebra a transformação na Aldeia Santo André, em Rondônia
A Energisa acaba de lançar uma campanha para celebrar a implementação do projeto Luz Para Todos na comunidade indígena da Aldeia Santo André, em Rondônia, na Amazônia Legal. Após 42 anos, a fonte que sempre esteve presente – o sol – agora abastece 78 famílias da Reserva Indígena de Pacaás Novas, localizada no município de Guajará Mirim (RO). São, aproximadamente, 500 moradores beneficiados, que agora têm acesso à eletricidade e uma nova realidade com mais segurança, conexão e melhor conservação dos alimentos, entre outros avanços significativos.
A história do filme é apresentada ao público no idioma Makarakon Oro Nao e destaca o impacto transformador da energia em uma área que até então não tinha acesso à luz.
Com uma abordagem visual cuidadosamente elaborada, o filme oferece uma emocionante representação das mudanças que a chegada da energia elétrica traz à vida da comunidade. A realização do filme, que será veiculado a partir deste mês de outubro em Rondônia, envolveu uma jornada desafiadora, que exigiu três horas de navegação pelo rio para chegar à aldeia e a adaptação das gravações aos horários de luz natural, já que a eletricidade ainda não havia sido instalada. O projeto foi concebido pela Energisa em parceria com a Rastro Studios na concepção e criação. Já a Heads assina o planejamento e mídia.
O programa Luz Para Todos Amazônia, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com empresas como o Grupo Energisa, visa levar energia elétrica a áreas rurais e comunidades isoladas do Brasil. Desde sua criação em 2003, tem sido fundamental na melhoria da qualidade de vida de mais de 17 milhões de brasileiros, garantindo acesso a serviços essenciais que promovem o desenvolvimento econômico e social. Isso inclui a possibilidade de armazenar alimentos, ter água gelada, estudar à noite e assegurar o funcionamento adequado do posto médico local com medicamentos conservados de forma segura.