A igualdade racial nos ensaios clínicos é um passo fundamental para oferecer assistência médica de qualidade para todos
De acordo com a Sociedade Nacional do Câncer, os afro-americanos têm a maior taxa de mortalidade e o menor índice de sobrevivência entre todos os grupos étnico-raciais, e ainda estão sub-representados em ensaios clínicos. Afro-americanos representam 13% da população americana, mas apenas 3% participam de ensaios oncológicos. Da mesma forma, os hispânicos formam 19% da população dos EUA, e apenas 6% estão representados nos ensaios clínicos.1,2 Esses ensaios são fundamentais para descobrir novas formas de se detectar, diagnosticar e tratar doenças, bem como reduzir sua incidência.Por que os ensaios clínicos de oncologia discriminam pessoas negras se o câncer mata indiscriminadamente? Por ocasião do Dia Mundial do Câncer, a FCB Health Network tem o orgulho de anunciar a campanha “The Trial for #ClinicalEquality”, uma iniciativa para promover a igualdade racial em ensaios clínicos. A igualdade clínica é um passo fundamental para acabar com o racismo sistêmico, pois não existe um direito mais inalienável do que o de ter chances iguais na batalha pela vida.
“A representação abaixo do nível ideal de negros e hispânicos em ensaios oncológicos é um problema de longa data”, afirmou o diretor médico da FCB Health Network, Dr. Sommer Bazuro, PhD. “Esperamos direcionar a atenção em justiça social, que voltou à tona em 2020, para aumentar a conscientização sobre questões que contribuem com essas disparidades. Entre elas está a falta de acesso aos ensaios clínicos, bem como critérios e políticas de recrutamento restritivos para inclusão em testes, um viés implícito, e a pouca confiança dos pacientes no sistema de saúde.”
A campanha “The Trial for #ClinicalEquality” será veiculada em diversas plataformas impressas e digitais, com destaque para: publicações da Sociedade Americana do Câncer, JAMA Oncology, The Oncologist, BulletinHealthcare, AdPrime, Health, DeepIntent, PulsePoint, MedPage Today, MD Newsline, HemOnc Today, Elsevier e eHealthcare Solutions. Com expressões como “Put my cancer on trial” (“Coloque meu câncer em teste”) e “Let the data tell the whole truth” (“Deixe os dados dizerem toda a verdade”) os elementos criativos da campanha jogam com a definição da palavra “trial” (“teste” e “ensaio”, mas também “julgamento”), além de utilizar poderosas imagens monocromáticas de pacientes com câncer.
“A FCB Health Network está comprometida com o tratamento igualitário para todos e, através do trabalho com nossos clientes, buscamos desenvolver mensagens que mudem os comportamentos”, declarou a CEO e Presidente da FCB Health Network, Dana Maiman. Nossas agências se uniram a fim de canalizar todo o poder da sua criatividade e inspirar a mudança, e agora estamos chamando instituições e grupos de interesse a ficarem ao nosso lado”. E isso é apenas o início”.