A Globo marca presença em mais uma edição do RIO2C, o maior evento de criatividade da América Latina, entre os dias 11 e 14 de abril. Através de talentos e executivos, a empresa participará de 17 mesas de discussão e paineis sobre inovações, tendências e o futuro do setor, ao lado de representantes do mercado audiovisual e da música. O principal acontece no dia 12 de abril, no Global Stage, quando a Globo apresenta o painel ‘Do Plim ao play: vamos juntos fazer acontecer?’.
Nele, Amauri Soares, diretor da TV Globo, e Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, vão anunciar as principais apostas da empresa para 2023. O painel vai contar também com a participação de artistas, roteiristas e diretores que são os responsáveis por fazer acontecer: Adriana Esteves, Tony Ramos, Barbara Reis, Ivete Sangalo, Pedro Bial, Fátima Bernardes, Luis Miranda, Manuela Dias, Rosane Svartman e Ravel Andrade são alguns dos nomes já confirmados.
Os executivos vão reforçar a valorização do conteúdo nacional e a crença de que o diálogo aberto e colaborativo com parceiros da indústria audiovisual traz uma produção ainda mais potente, ousada e criativa, movimentando um mercado que gera emprego e renda no país. Em 2022, a Globo investiu R$ 4,5 bilhões em conteúdo e financiou mais de 27 mil horas de conteúdo inédito de jornalismo, esporte e entretenimento, e a expectativa é que o nível de investimento se mantenha para este ano.
Entre os destaques da presença da Globo no RIO2C, estão também a participação de Samantha Almeida, diretora da área de Diversidade e Inovação em Conteúdo, no painel de abertura do evento, no dia 11 de abril, em uma importante discussão sobre humanidade e potência da cultura afro-brasileira; um papo sobre os 50 anos do ‘Globo Repórter’ e do ‘Fantástico’, no dia 14, com Maju Coutinho, Poliana Abritta e Sandra Annenberg; uma conversa com Hugh Forrest, Co-President & Chief Programming Officer do SXSW, comandada pela jornalista Sonia Bridi; o lançamento oficial do podcast Sereno, no painel ‘Da TV para o podcast’, com a presença dos atores Jonathan Azevedo, Nicolas Prattes e Ana Hikari; a discussão sobre educação promovida na mesa do Movimento LED, que contará com a participação do autor e roteirista George Moura, da diretora Antônia Prado e do rapper Rincon Sapiência; além da presença de executivos da Globo em discussões sobre a evolução e oportunidades de negócios no ambiente do streaming, no conteúdo esportivo e infantil.
O público presente terá, ainda, a oportunidade de interagir com as marcas Globo através de duas ativações: o Domo Globo, ambiente lúdico e interativo que traz imagens dos produtos Globo, e o workstation Globoplay, espaço para as pessoas se encontrarem, entre uma apresentação e outra, e manterem vivas as discussões presentes no RIO2C.
Toda a jornada de conteúdo do RIO2C estará disponível também na Plataforma Gente (https://gente.globo.com/), assim como a cobertura especial, durante o evento, que irá reunir os principais insights e tendências que passarem pelo RIO2C.
A GLOBO NO RIO2C
Dia 11/4
15h – Marcas, as novas inquilinas do ambiente do streaming (Summit M&M)
Com Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais
17h15 – Conteúdos premium: o esporte no audiovisual (Summit Esporte)
Com Gustavo Poli, diretor de programas e conteúdo digital esportivo
18h30 – Vozes da Transformação (Palco Story Village)
Com Angelique Kidjo e Margareth Menezes
Moderação: Samantha Almeida
Dia 12/4
10h – 30 minutos com Gloob e Gloobinho
Com Flávia Costa e Luís Filipe Figueira
11h30 – Keep Brazil Weird – de onde vem a criatividade brasileira? (Palco Story Village)
Com Hulg Forrest, Co-presidente e Chief Programming Officer do South by Southwest (SXSW)
Moderação: Sônia Bridi
14h30 – Movimento LED: Como reinventar o aprendizado remixando cultura e arte? (Palco Future U)
Com Antônia Prado (diretora do Especial LED), Rincon Sapiência (rapper e poeta) e George Moura (autor e roteirista)
Moderação: Dede Teicher
17h30 – Globo, do Plim ao Play: vamos juntos fazer acontecer? (Palco Global Stage)
Com Pedro Bial, Fátima Bernardes, Ivete Sangalo, Tony Ramos, Barbara Reis, Rafael Portugal, Adriana Esteves, Eduardo Sterblitch, Luis Miranda, Manuela Dias, Rosane Svartman, Ravel Andrade, Cecília Chancez e Thabata Almeida.
Moderação: Erick Brêtas e Amauri Soares
17h30 – Como educar, engajar e produzir para a geração alfa? (Future U)
Com Carlos Eduardo Azevedo – especialista pesquisa e mercado, inteligência e entretenimento infantil
17h30 – Quanto tempo o tempo tem? Convivência intergeracional e a elasticidade do tempo
Com a futurista Rosa Alegria e o cronobiologista John Araújo
Mediação: Leilane Neubarth
Dia 13/04
12h – O Futuro é agora: agindo hoje para que haja um amanhã
Com a futurista Jaqueline Weigel e a criadora Sandra Menezes.
Mediação: Marcelly Setúbal
15h30 – Influência e análise de dados nas estratégias de conteúdo e desenvolvimento de projetos audiovisuais (Pitching Square Content Market Room)
Com Leonora Bardini, diretora de Marketing e Programação da TV Globo
Dia 14/4
9h30 – Globoplay e Globo Filmes (Business Hall Pitching Audiovisual)
Com Teresa Penna, diretora do Globoplay e Produtos Digitais Audiovisuais, e Simone Oliveira, Head da Globo Filmes
10h30 – Conteúdo infantil e infantojuvenil (Screening Room)
Com Rosane Svartman, autora e roteirista
10h30 – Da TV para o podcast: talentos já consagrados nas telas compartilham sua experiência no universo do áudio (Palco Creators Lounge)
Convidados: Jonathan Azevedo, Nicolas Prattes e Ana Hikari, atores que integram “Sereno”, novo podcast original Globoplay
14h30 – Encontro com a TV Globo (Meetup Audiovisual)
Com Gabriel Jacome, diretor de Conteúdo da TV Globo
15h30 – Globo Repórter e Fantástico: as transformações em 50 anos de história (Palco Global Stage)
Com Sandra Annenberg, Maju Coutinho, Poliana Abritta, Mariana Gross, Monica Barbosa (editora-chefe do Globo Repórter) e Bruno Bernardes (editor-chefe do Fantástico)
16h – Reimaginando o Brasil nas telas
Com Juliana Vicente