Campanha celebra a cultura gamer e traz os jogos online como um importante momento de socialização
A Heineken lança neste mês a primeira campanha de games da marca, inteiramente produzida no Brasil. Intitulada de “Nem toda rodada é lá fora”, a campanha marca a conexão entre o produto e o universo de games, ativado ao longo dos últimos anos com o objetivo principal de contribuir para a quebra do estereótipo que envolve os jogos online como uma atividade social. O filme principal, idealizado pela Agência Le Pub, produzido pela Academy Londres em parceria com a Zohar e dirigido pelo diretor Frederic Planchon, um dos maiores nomes da publicidade mundial, aborda momentos divertidos entre amigos, comuns na cultura gamer. Além dos filmes, a campanha conta ainda com ações de mídia externa e plataformas digitais, incluindo conteúdos em parceria com o TikTok, formatos especiais com Google, ativação da comunidade streamer junto a Twitch, entre outros.
O filme principal, chamado Just Another Night Out, mostra a história de Alex e três amigos. A protagonista encara diversos desafios no caminho para uma noite de diversão, tendo como plano de fundo a cidade de São Paulo. Esse é o primeiro comercial gravado por Frederic Planchon para uma campanha brasileira. O diretor veio da França para filmar, ao longo de 4 dias, em locações icônicas como a Avenida Paulista e a Sala São Paulo. Eleito pela Campaign Magazine como o 4º melhor diretor do mundo, ele acumula 12 Cannes Lions e 35 D&AD Pencils.
“Quando a Le Pub apresentou a ideia inicial, achei muito interessante ver a Heineken engajar e abraçar novos públicos. Foi ótimo trabalhar com Bruno Bertelli, Felipe Cury e toda a equipe para desenvolver o roteiro e encontrar o equilíbrio entre humor e narrativa para garantir que a reviravolta acontecesse. Tivemos a sorte de encontrar uma grande atriz que realmente entregou uma atuação diferenciada, atingindo o tom certo”, conta o diretor Frederic Planchon.
Além do filme principal, a campanha conta ainda com 3 side stories produzidas pela Tropical Filmes e dirigidas pelo diretor Rog, cada uma delas direcionada a um dos 3 principais clusters do universo gamer: os casual gamers, com o filme Date Night; os hardcore gamers, com o filme Last Round; e a comunidade do stream, com o filme Watch Party, que será lançado nos próximos dias, e conta com a participação do maior streamer de games do mundo e parceiro da Heineken 0.0, Gaules
O Brasil está entre os maiores mercados de games do mundo. De cada 4 brasileiros, 3 consumiram jogos eletrônicos em 2022, de acordo com a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país. Ainda assim, o ato de jogar videogames continua cercado de falsos estereótipos, entre eles, o de que jogos online e socialização trilham caminhos inversos.
Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken®no Brasil, explica o principal objetivo da marca: “Queremos contribuir para a quebra desse estereótipo. Entramos para o universo de games pois temos algo em comum: o fato de socialização ser o core da nossa marca e o mesmo para a comunidade gamer. Seguindo a tradição de sempre oferecer uma fresh perspective sobre os temas que aborda, o papel escolhido para a Heineken nesta campanha é de desmistificar a imagem do gamer isolado dos amigos e celebrar o ato de jogar como uma atividade social”.
“Esse projeto está entre os mais importantes deste ano para a marca. Criamos uma ação 360 robusta, com filmes, ativações e experiências, tanto para o público geral, quanto para o público gamer, fazendo dessa uma das maiores campanhas sobre games já veiculada no Brasil”, conclui Igor de Castro Oliveira, gerente sênior de marketing da marca Heineken 0.0 no Brasil.
“Quando decidimos estrategicamente que fazia sentido para a Heineken® entrar de vez no universo de games, nos certificamos que qualquer movimento que fizéssemos fosse sempre levando em consideração um território proprietário e sempre colocando à frente os gamers, que são um público muito exigente. E essa campanha traz justamente isso, um ponto de vista totalmente fiel ao universo gamer, com uma campanha 360 que não é apenas fit to platform, mas fit to audience, pensada para cada cluster e com um super trabalho de data intelligence e estratégia por trás. Além disso, grandes ativações de PR e experiências de marca sempre com um olhar inovador e fresh de Heineken”, completa Felipe Cury, Chief Creative Officer de Le Pub Brasil.
In Gamer Bars
A campanha tem início com experiência digital promocional especial para o público gamer. A Heineken 0.0 mapeou mais de 2700 jogos mobile e, vai levar o produto para esses jogos, potencializando os momentos de socialização. Em parceria com o Ifood, a marca vai oferecer vouchers de R$ 15 para que o gamer possa pedir sua Heineken regular ou 0.0 gelada para acompanhar esse momento de lazer. É como se o jogador fizesse uma pausa na conversa para ir até o balcão pegar mais uma rodada, transformando esses mais de 2700 games em 2700 novos bares Heineken.