Campanha busca conscientizar sobre falta de acesso ao saneamento básico e promover o programa “Banheiros Mudam Vidas”
O acesso ao saneamento básico é um problema que afeta milhares de famílias na América Latina. Mais de 89 milhões de pessoas na região não têm acesso à banheiros com as instalações necessárias ou água potável, o que se traduz em doenças potenciais e um impacto sobre sua qualidade de vida. No entanto, este problema não está a ser coberto pela agenda pública.
Para dar visibilidade a essa crise e promover a conscientização, a Kimberly-Clark, através de suas marcas Scott, Suave e Neve, trabalhou em conjunto com a R/GA Argentina no lançamento de “Onde fica o banheiro?”, uma campanha que busca colocar o tema na conversa, além de promover o programa “Banheiros Mudam Vidas”, uma iniciativa que a empresa vem realizando desde 2015 e que já proporcionou acesso à banheiros seguros, educação sobre água potável e higiene para mais de 5 milhões de pessoas em toda a América Latina.
No vídeo da campanha, pessoas diferentes visitam um apartamento à venda que está totalmente equipado, exceto por um banheiro. A reação dos visitantes ao descobrir essa situação é gravada por vídeo e, à medida que se conscientizam dessa ausência particular, começam a refletir sobre a difícil realidade enfrentada por milhões de latino-americanos.
A campanha também contou com a participação de Alejandra Costas, Alejandro Rodriguez Cardona, Johanna Ortiz e Esteban Salazar, influenciadores em El Salvador e na Costa Rica, que desencadearam a conversa. Enquanto procuravam um lugar para morar, eles acessaram o site da empresa de construção, junto com muitas outras pessoas, para visitar este apartamento. A falta de um banheiro provocou uma série de postagens nas mídias sociais, onde eles compartilharam sua surpresa com seus seguidores.
“A campanha ‘Onde é o banheiro?’ é um chamado para refletir sobre algo que muitas vezes tomamos como garantido, mas para milhões de pessoas na América Latina é um luxo inatingível”, disse Kenneth Hylton, diretor de marketing da Kimberly-Clark Family Care na América Latina. “Além de contribuir para melhorar as condições de vida das comunidades mais vulneráveis da região, estamos comprometidos em conscientizar sobre a importância do acesso ao saneamento básico e continuaremos a usar nossa voz para chamar a atenção para a questão”.
“Esta campanha é um primeiro passo para dar visibilidade e gerar conversa sobre um problema que afeta milhões de pessoas na América Latina, mas raramente chama a atenção da mídia ou do interesse público. Nós nos concentramos em algo que muitos de nós podem ver como básico como ter um banheiro, para refletir sobre tudo o que está em jogo quando você não o tem. Espero que torná-lo visível ajude as pessoas a serem mais conscientes, a se juntarem à causa e não normalizarem essa questão”, disse Josefina Casellas, ECD SS LATAM da R/GA