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Conversamos com a brasileira que fez carreira com passagens em diversas agências de publicidade aqui no Brasil e agora lidera a área de PR Global da Agência DAVID nos Estados Unidos

Sandra Azedo trabalhou em algumas das mais criativas e renomadas agências do Brasil – como Ogilvy, Africa, AlmapBBDO e DAVID – e, hoje, lidera a área de PR da DAVID nos mercados da América Latina, Europa e dos Estados Unidos, onde está baseada. Há dois anos na atual ocupação e trabalhando para a DAVID desde que a agência foi lançada, há dez anos, a profissional conta sobre sua trajetória na área – de como deixou o jornalismo, há 15 anos, para se tornar uma consagrada profissional de PR –, desafios da área nos dias de hoje e como o PR vem evoluindo para ganhar cada vez mais importância dentro das corporações de todo o mundo. 

Sandra Azedo – Global PR Director da DAVID

1.Depois de 2 anos na nova posição de PR Global, qual avaliação você faz dessa mudança? 

Conheço bastante a DAVID, porque trabalho na agência desde que foi lançada, em 2011. E conhecer em profundidade a cultura, as pessoas e os clientes ajuda na atividade como PR, que é a de fazer com que a imagem positiva da agência ganhe força na mídia – seja com nossos executivos, nossa marca ou campanhas que lançamos para nossos clientes. Essa intimidade com todo o processo me permite entender as melhores oportunidades e quando posso de fato explorá-las. 

A DAVID sempre teve um trabalho internacional criativo reconhecido no mundo todo e isso, no decorrer dos anos, veio me abrindo portas na imprensa internacional, me ajudando a conhecer um pouco do mercado fora do Brasil. Mas claro que a mudança física representa uma evolução. Me coloca no dia a dia da vida do norte-americano, me insere na cultura, nos hábitos. É um aprendizado diário, que tem fortalecido as minhas relações profissionais, estando mais próxima dos jornalistas, podendo ir a eventos locais, etc. Um dia a dia fundamental para qualquer profissional de PR. 

2.Qual a relevância do trabalho de PR hoje, tanto no Brasil quanto fora?

A relevância é imensa no mundo todo. O trabalho de PR nunca fez tanta diferença como nos dias de hoje. A atividade, que se coloca como uma guardiã da marca, seja da própria agência, de seus executivos e ainda das marcas dos clientes, é responsável por trazer oportunidades de exposição positiva, que possam detalhar o trabalho que uma empresa faz. Baseada em verdade, confiança e bom relacionamento, a atividade de PR é ainda mais valorizada em agências criativas, como o caso das empresas em que tive a chance de trabalhar. 

3.Por que você considera que o PR tem ainda mais importância para as agências criativas? 

O PR tem a responsabilidade de amplificar a mensagem de uma campanha, enviando o trabalho aos jornalistas e estimulando a mídia a falar sobre o assunto. No entanto a atividade de PR não é requisitada apenas para divulgar uma campanha. Em agências que valorizam muito sua área de PR, como é o caso da DAVID, tenho a chance de participar de todo o processo, sugerindo caminhos desde a concepção da ideia. Por isso meu trabalho está diretamente ligado à área de criação, por exemplo. Na DAVID, em tudo o que fazemos, pensamos na manchete final e em como isso pode impactar positivamente as pessoas. 

4.Como o trabalho de PR pode ajudar a agência a ganhar Leões e até na reputação criativa? 

Não tem como pensar em uma creative agency que não tenha um profissional de PR interno, que participe dos processos, que respire criatividade. Na DAVID, isso é assim não apenas na minha área, mas em todas. A criatividade não é uma responsabilidade apenas da área da criação, mas de toda a agência. 

5.Por que você acha que foi escolhida para a função de PR Global? 

Ao longo dos anos, graças ao trabalho incrível que tenho tido a oportunidade de divulgar, venho conquistando a confiança da mídia internacional. É um desafio a ser vencido com esforço e tempo. Mas eu sempre quis ir além, batalhei para que as campanhas e todo o meu trabalho de PR no Brasil sempre tivessem uma repercussão global. Além disso, estar na DAVID desde que a agência foi lançada me permite conhecer a cultura, as pessoas, ter confiança. De novo, isso é fundamental. Cultura é algo muito forte na DAVID, porque a agência acredita que, não importa quantas pessoas entrem ou saiam da empresa, ela estará sempre forte em seguir seus princípios. Coloco-me como um dos pilares dessa cultura e uma grande disseminadora, com todos os escritórios, de tudo aquilo em que a agência acredita. Penso que essa seja uma das razões de a DAVID ter apostado em mim como Global PR Director, me transferindo do Brasil para os Estados Unidos para liderar toda a área no maior mercado do mundo. 

6.Qual a importância do trabalho de PR pra DAVID – nacional e global? Quais as vantagens para os clientes e como sua experiência e conhecimento impactam outros profissionais em sua área?

A DAVID é uma agência global, presente em seis diferentes cidades. Nossos times trabalham de forma integrada, não importa a parte do mundo. Muitas vezes, temos campanhas sendo lançadas para um só mercado, com times das mais diferentes nacionalidades atuando juntos. Esse é um dos diferenciais da DAVID: diversidade. Acreditamos que a diversidade impulsiona a criatividade, o que é o ponto central do nosso negócio. Nossos clientes nos procuram por isso. 

O PR é a área da agência que mais circula entre todas as outras; outro fator que explica a importância da atividade. Portanto bom relacionamento e confiança são qualidades fundamentais para um bom profissional de PR. Os jornalistas nos procuram em busca de informações, entrevistas, porque sabem que se trata de uma fonte segura e confiável de informação dentro do mercado publicitário. 

E, muitas vezes, a área de PR da agência também se encarrega de encontrar boas oportunidades para os nossos clientes – entrevistas, participação em palestras, por exemplo. Estamos à disposição de nossos clientes e entendemos que esse é mais um diferencial da DAVID. 

7.O que a sua experiência como jornalista ajuda no dia a dia da sua carreira como PR? 

A mudança do jornalismo para o PR foi muito bem pensada. Eu trabalhava no maior e mais importante jornal de economia e negócios do Brasil, no qual cheguei ao cargo de Editora, e já tinha tido passagens pelas maiores empresas de mídia e conquistado importantes prêmios (como o Prêmio Abril de Jornalismo). Mas senti que precisava de uma guinada na minha carreira – eu já cobria o mercado publicitário há muitos anos, daí a mudança ter sido natural. Essa experiência me ajuda muito, porque, em primeiro lugar, ambas são atividades de comunicação, com os mesmos princípios. Mas, acima de tudo, porque me faz entender o que é uma notícia de verdade, como ela será vista pela imprensa e de que forma poderá impactar positivamente as pessoas – ou seja, que relevância essa notícia terá na vida de quem está lendo. Colocar-me no outro lado do balcão, até hoje, faz toda a diferença. 

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