Por Tiago Ribeiro – especialista em conteúdo, inovação e transformação digital
Confira as 7 tendências de marketing digital que você precisa considerar para 2021:
1) Mudanças nas estratégias B2B & B2C – Criação de estratégias eficientes na geração de leads e relacionamento
Devido à pandemia de coronavírus durante 2020 e que continuará em 2021, vimos como o comportamento e padrões de gastos das empresas e dos profissionais mudaram. Muito no ambiente B2B e B2C, as estratégias de marketing tiveram que serem repensadas, o social media além de engajar agora tem que dar resultado em vendas e isso é visível quando a empresa começa a mensurar os resultados de uma forma efetiva. Com a pandemia, alguns modelos foram acelerados, como varejo on-line, clique e retire, varejo sem atrito e comércio D2C, mudando a forma como as empresas se posicionam para atender às necessidades dos consumidores. Hoje uma estratégia de conteúdo deve ter como um dos princípios básicos a geração de leads para criação de relacionamento. Em assuntos ligados à estratégia o que deve ganhar mais destaque esse ano é o processamento de linguagem natural (PNL) baseado em big data, que vai ajudar os sistemas de big data entender melhor as informações obtidas, facilitando assim a interação do usuário. O PLN vai humanizar os dados, e permitir novos usos para maximizar a geração de leads. Outro destaque fica por conta da Data Warehouse: análise combinada, preditivo ou prescritivo e dos Dark Data referem-se a todas as informações que as empresas coletam, processam e armazenam no exercício normal de sua atividade, mas que não se destinam a qualquer outro uso em concreto. Em estratégias B2B hoje só não basta um perfil atualizado no linkedin, é preciso repensar todo o ecossistema digital de uma empresa focando em um relacionamento próximo.
2) Será 2021 o ano da realidade aumentada (RA) e da Inteligência artificial (AI)?
Estamos na terceira onda da internet, um estágio onde a realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e inteligência artificial (AI) já fazem parte de todos (ou quase todos) os aspectos de nossas vidas. Com essas ferramentas, as marcas podem ir além das telas: podem experimente novos formatos e aumente a sua criatividade. Filtros de aplicativos de celular têm se tornado cada vez mais populares para mudar fotografias e selfies, com isso, o uso da realidade aumentada deve ter um aumento expressivo de popularidade, vários varejistas já estão adotando a tecnologia para criar recursos virtuais no lugar de prateleiras de lojas físicas e provadores, e ao que tudo indica além de ser usada para marketing de produtos e ferramenta de divulgação a principal tendência é que seu crescimento seja no e-commerce, onde por meio da tecnologia será possível provar e experimentar produtos sem sair de casa. Porém como toda nova tecnologia para usar o recurso ainda é necessário um investimento grande no desenvolvimento dos protótipos. Outro fato que indica o crescimento da realidade aumentada é a tecnologia 5G que em breve deve revolucionar sustentavelmente a forma que nos conectamos com o avanço das Internet das coisas (IoT). Em breve, cidades e prédios inteligentes poderão se interconectar para dar às administrações uma visão completa de todos os aspectos de sua operação. O 5G pode oferecer aos cidadãos uma internet incrivelmente rápida que não depende de cabos. Já na área de Inteligência Artificial (AI) podemos esperar um avanço significativo na aplicação da tecnologia sendo usada para melhorar fluxos de trabalho e jornada de compra, personalização e hiperpersonalização. No marketing a automação deve ir além de colocar o nome da pessoa para qual a mensagem é dirigida, é possível que à medida que a inteligência artificial avança, algumas empresas, como agências de conteúdo, sejam afetadas adversamente.
3) Entretenimento, Música, & Games – Criação de comunidades digitais por influenciadores
Muito se fala que um dos caminhos para o futuro das redes sociais é o entretenimento, porém muitas marcas têm dificuldades na criação de um conteúdo que seja realmente atrativo. Uma solução extremamente viável é se alinhar a produtores de conteúdos que já fazem isso naturalmente. Afinal, pessoas reais se conectam com histórias reais, e nada melhor que trabalhar com grandes formadores de opinião para levar entretenimento aos consumidores que estão cada vez mais exigentes e buscando conexões verdadeiras. Assegurar a atenção de um público, em um mundo que não se aquieta e com abundância de informação, vai ser uma tarefa cada vez mais complexa, e só as conexões verdadeiras poderão dar o alicerce para relacionamentos genuínos, que constroem relações inspiradoras e legítimas. Neste contexto, o uso do storytelling em produções de filmes inteligentes já é o principal diferencial das grandes marcas. Investir nesta área é mais do que importante, se tornou imprescindível. Com cada vez mais vão surgir comunidades em torno de causas, o novo desafio das marcas é entrar na conversa de forma legítima para poder se aproximar de seu público, e o marketing de influência já provou, definitivamente, que pode ser um grande aliado de marcas para alavancar vendas e ajudar na construção de imagem. O Spotify Studio lançado em 2020 promete fazer com que os podcasts, ganhem sua versão em vídeo. Além disso, o Studio Ads, também lançado pela empresa permite que as marcas planejem seus anúncios. O mundo dos games também promete um forte aquecimento por exemplo, o Fortnite que já realizou uma infinidade de ações como a inclusão de personagens da DC Comics.
4) Flywheel – O cliente no centro
O uso dos dados capturados no universo digital e a criação de mensagens segmentadas de acordo com características pessoais do usuário já é bastante utilizado em vários mercados, agora, é hora desses mesmos dados serem usados não somente pela equipe de marketing mais por toda organização. Eles constituem uma forma mais estratégica para desenhar novos produtos, serviços e soluções e colocar o cliente realmente no centro de toda operação. Por anos, no inbound marketing, o funil de vendas tem sido um modelo muito útil para entender a jornada e a estrutura do cliente nossas estratégias de conversão e vendas. Mas nosso setor se reinventa constantemente e chegou a hora de um novo modelo: o volante. Com o volante, deixamos de pensar em nosso processo de vendas como um funil para considerar uma roda que gira e gira sem parar. Isso nos permite, literalmente, impulsionar nossas estratégias de marketing para alcançar resultados nunca vistos. O volante é um novo modelo de marketing proposto pela Hubspot que substitui a figura do funil por um volante, ou seja, uma roda com um eixo que gira por si mesma, como um cata-vento. Em vez das etapas do funil de marketing e vendas que acabamos de concluir, agora temos uma roda que coloca o cliente no centro. No mundo de comentários e recomendações online, pois os clientes satisfeitos são mais importantes do que nunca. Portanto, no centro está a experiência do cliente e isso passa a ser uma prioridade. Parte dessa mudança se dá ao m-commerce a modalidade de comércio eletrônico em que a compra é feita via celular. Até o final de 2021, os dispositivos móveis devem gerar quase o 73% das vendas totais do e-commerce, e isso propõe que precisamos de novas estratégias digitais, principalmente de conteúdo.
5) Engajamento com propósito- Iniciativas ligadas à diversidade e inclusão
Transformar a vida das pessoas para melhor por meio de ações empresariais está cada vez mais em alta no mercado. Abraçar a diversidade é um desafio para marcas cujo público demanda uma postura mais autêntica e ações de longo prazo. A invisibilidade social aconteceu durante muito tempo, quando um grupo ocupa posições menos valorizadas ou não ocupa posições reconhecidas pela sociedade devido à indiferença ou ao preconceito social e racial. Esse fenômeno atinge todas as pessoas que, de alguma forma, encontram-se à margem da sociedade. Tal invisibilidade pode ser religiosa, econômica, racial, sexual, etária entre outras. Certamente acelerada pelo confinamento devido à pandemia do novo coronavírus, os valores e percepção dos consumidores sobre uma marca estão em constante mudança. Se a organização decidir apoiar uma causa e não demonstrar a mesma intenção com atitudes, nem comece. Assim, caso queira investir em uma campanha que apoie a causa LGBT, garante que seus colaboradores defendam a mesma ideia, dê vagas a homossexuais, trate bem seus clientes gays. Somente assim a campanha será efetiva. O mesmo vale para qualquer tema. A entrada das marcas em temas relacionados à diversidade é uma resposta às mudanças constantes da sociedade, mas é preciso cuidado ao se envolver, para justamente não se tornar um discurso superficial. A diversidade e sobretudo a inclusão deve ser um propósito que inspira e dá orientação prática e motiva ações dentro das empresas. Um propósito real, verdadeiro e palpável e isso se torna visível para o consumidor.
6) Novas possibilidades : Assistentes Virtuais, Twitch, TikTok, WhatsApp, Shoploop & Kormo Jobs
As assistentes virtuais como Alexa e Seri assim como a pesquisa por voz é algo a se ter em conta neste ano de 2021, já que cada vez mais pesquisas por voz estão sendo feitas, e a forma como as fazemos está muito longe de como escrevemos nossas consultas nas diferentes motores de busca. Temos que levar em consideração que tudo pode ser usado para reforçar nossa comunicação digital e está chegando a hora das marcas começarem a produzir conteúdos para essas plataformas.
O Twitch uma plataforma de streaming que apareceu em 2011 e atualmente é propriedade da Amazon já vem sendo usado pela comunidade de jogadores com uma presença residual, mas, como o mundo dos videogames e eSports ganhou público, acabou atingindo mais setores da sociedade. Esta rede social ainda é muito nova para muitas empresas, ao contrário do Facebook ou Instagram, onde é muito habitual ver publicidade de marca. Isso faz com que os usuários não sintam tão bombardeado por anúncios e ter uma atitude mais receptiva, dando mais relevância às marcas na plataforma. Outra grande aposta para 2021 é a rede social chinesa TikTok que também começou a adicionar novos recursos como “Compre agora” e está desenvolvendo ferramentas para mensuração de investimentos dentro da rede social e já conta com escritórios em várias partes do mundo capazes de desenhar estratégias sólidas para as marcas. Já o WhatsApp promete se consolidar como importante ferramenta de venda, principalmente para pequenas empresas.
A novidade em termos de plataformas sociais fica por conta do Shoploop, um novo aplicativo de vídeo que chega para concorrer com o TikTok, mas tem um foco mais comercial que pode beneficiar muito o comércio eletrônico. Este novo projeto surge da Área 120, um departamento do Google dedicado à inovação. Por enquanto, o Shoploop ainda está em fase experimental, outra novidade também do Google que promete chamar a atenção em 2021 é o Kormo Jobs: o LinkedIn da Ásia, a nova ferramenta profissional do Google, já está disponível na Índia e em breve promete ser o novo site para conectar profissionais ao redor do mundo.
7) Creative Talent – Profissionais com um líder disruptivo
Nos últimos meses, com a valorização do marketing digital, a publicidade nativa e a publicidade programática vêm juntando forças e, hoje, devem trabalhar de mãos dadas. Ter uma equipe que seja bem dirigida por um gestor que tenha uma grande experiência global e uma visão holística é fundamental para conduzir toda a estrutura digital. Muitas organizações foram eficazes na implementação rápida de mudanças significativas durante a Covid-19. Com isso, os líderes perceberam o nível na capacidade de entregas de suas equipes e revisaram para cima expectativas sobre produtividade. Ter uma equipe que seja alinhada e que entregue os projetos nos prazos já não é o bastante, em meio a esse cenário é preciso inovar e ser disruptivo. Ser capaz de fazer com que a equipe de social media e conteúdo se eleve a um patamar maior para assessorar a tomada de decisões importantes dos profissionais de marketing. As respostas do passado nem sempre vão servir para esse momento novo, e todos sabemos que “Morrer é ficar parado”. Se em um momento de crise você reduz esforços ou não faz nada, você está morto também. Focar na melhoria contínua e na educação da equipe é de extrema importância, pois todo o tempo surgem novas ferramentas e metodologias. Por exemplo, em 2021 as equipes digitais devem criar estratégias para o Bing y Yahoo! como alternativa a Google, pensar em publicidade programática em wearables como os populares smartwatches e isso tudo deve estar alinhado de forma estratégica com o merchandising na televisão.
Tiago Ribeiro (Tito) é especialista em conteúdo, inovação e transformação digital. Tem mais de 15 anos de experiência no mercado publicitário trabalhando para diversas empresas em projetos para América Latina e mercado hispano-americano, acumulando passagem em várias agências no Brasil e no exterior como Biedermann McCANN, WILD Fi, JWT, Y&R, Pong Dynasty, SapientNitro, TVC / Taterka, AG2 Publicis Modem e DIFERI.