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Somando mais de 100 apresentações diferentes, o VTEX DAY realizou debates sobre a transformação digital do varejo e da indústria na América Latina com grandes marcas do varejo e convidados como Lewis Hamilton, Abilio Diniz e David Schonthal

O segundo e último dia do VTEX DAY 2022 trouxe conteúdo de alto valor sobre inovações digitais, além das transformações que elas têm provocado no mundo, no comércio e nas carreiras profissionais – e os caminhos para onde essas mudanças estão levando o mercado.

“Esse é um grande retorno após o período pandêmico e estamos confiantes que o próximo ano terá tantas discussões emblemáticas quanto esse. Afinal, um dia muda tudo. E hoje esperamos ter mudado para melhor a vida de quem passou por aqui”, resume Rafa Forte, presidente da VTEX Brasil.

O dia começou com Lewis Hamilton, que cativou milhares de participantes no palco principal. O piloto abordou as dificuldades enfrentadas para chegar onde está, a forte relação com o pai, presente em todos os grandes momentos, assim como suas percepções sobre superação, humildade e foco para atingir objetivos.

O investidor, empresário e professor de estratégia, inovação e empreendedorismo da Kellogg School of Management, David Schonthal, premiado cinco vezes como executive MBA outstanding professor pela mesma universidade, ministrou a palestra “Elemento humano por trás da transformação digital”.

Por meio do conceito das quatro fricções que podem comprometer uma ideia, Schonthal discorreu sobre como as marcas precisam entendê-las para evitar a desistência da experiência de compra. Para ele, a inércia, o esforço, a emoção e a resistência devem ser trabalhadas de forma cuidadosa e positiva durante os processos de transformação digital de venda de qualquer produto.   

“As pessoas ganharam o controle do seu próprio tempo e, com isso, mais autonomia. Diante disso, passaram a valorizar momentos, vivências e, principalmente, o controle das suas aquisições e o porquê de suas escolhas. Neste momento é imprescindível, portanto, valorizar a autonomia. As marcas precisam começar a perguntar o que elas querem fazer em vez de dizer o que elas têm que fazer” finalizou a palestra. Schonthal é autor do best-seller “The Human Element” e colaborador das revistas Forbes, Fortune e Harvard Business Review. 

Tendências foi outro ponto altamente explorado no segundo dia. Pode-se esperar, para os próximos quatro anos, a explosão dos canais de contato: o consumidor vai escolher em qual tipo de canal quer se relacionar com a empresa. A experiência de pagamento também deve seguir essa tendência. 

A Web3.0 transformará a relação com as marcas e o comportamento do consumidor com a proximidade do metaverso, as já conhecidas criptomoedas, a expansão de blockchains, NFTs e DAOs. Marcas como O Boticário, Renner, Ambev, Coca-Cola, Havaianas, Mercado Livre e Reserva, já estão trabalhando essas tendências em ações com o consumidor, como processos seletivos em metaverso, lançamento de produtos, linhas especiais para os avatares e vendidas  posteriormente ao público, entre outras iniciativas. 

Encerrando o dia de forma especial, a última palestra do dia foi do executivo Abílio Diniz, que trouxe sua experiência de vida, trabalho e cases de sucesso, além de dividir com o público pensamentos de gestão e inovação para atuar com liderança em empresas vencedoras.

“Encerramos essa edição com a certeza de que quem esteve aqui foi altamente impactado. Inovação, transformação digital, finanças e consumo, diversidade, sustentabilidade e, claro, tecnologia, marcaram presença em todos os debates”, afirma Rafa Forte, Presidente da VTEX Brasil. O VTEX DAY 2022 contou com mais de 180 palestras em 43 mil metros quadrados. 

O VTEX DAY é patrocinado por empresas como AWS e TOTVS (cota Diamond),  Adyen e PayPal (cota Master), ACCT, Carat from Fiserv, Provu, Ulimint, Pagar.me, Americanas Marketplace, Dito, Infra Commerce, Mercado Livre, Amazon, Getnet,  Rede Itaú e FedEx Express (cota Premium).

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