A companhia, que já é a maior Empresa B do mundo, defende que a saúde das pessoas e do planeta estão interligadas e é preciso gerar mudanças por meio de melhores hábitos de consumo, incluindo novas maneiras de desenvolver, produzir e comercializar alimentos e bebidas
A realidade atual exige um novo tipo de empresa e a Danone acredita que uma grande indústria, que alcança milhares de consumidores, deva usar sua escala para mudar o sistema atual para modelos mais saudáveis e sustentáveis para as pessoas e para o planeta. Por isso, a Danone Brasil submeteu 100% da sua operação a uma rigorosa verificação e foi certificada como Empresa B – uma empresa que gera voluntariamente impactos positivos na sociedade e no meio ambiente por meio do seu modelo de negócio ao longo do tempo, agindo com responsabilidade e transparência, e comprometida com altos padrões de gestão e melhoria contínua.
Desde 1919, a companhia trabalha para levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível. E agora, lidera um movimento ainda maior: uma nova forma de fazer negócios, comprovada pela conquista da certificação como Empresa B da 1ª grande indústria de alimentos no Brasil. Ser uma Empresa B faz parte dos nove objetivos globais do Grupo Danone para até 2030, que estão conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A letra “B” significa “Benefit” (benefício em português), isto é, empresas que geram benefício social e ambiental por meio do seu negócio.
“A Danone já era a maior Empresa B no mundo e com a conquista da certificação aqui no Brasil, podemos afirmar que o grupo agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. E é com muito orgulho que falamos isso, é muito gratificante fazer parte desse Movimento Global de Empresas B”, comenta Mauricio Camara, CEO da Danone Brasil. “Vale destacar que para uma indústria de alimentos de larga escala ser reconhecida como uma Empresa B é um desafio imenso e demonstra não só a nossa essência, mas principalmente o nosso modelo de negócio de impacto. A complexidade da nossa cadeia de valor é incomparavelmente maior a de uma pequena ou nova empresa, e aí está o diferencial e o pioneirismo dessa conquista, que só foi possível devido ao comprometimento, entusiasmo e trabalho incansável de nossas equipes, fornecedores, clientes e parceiros”, finaliza.
As Empresas B promovem culturas empresariais abertas e colaborativas, pois sabem que gerar impactos maiores exige colaboração para alcançar, monitorar e medir o progresso de forma eficaz e permanente. Junto com outras companhias do movimento, a Danone não quer ser somente uma das melhores empresas do mundo, mas também uma das melhores empresas PARA o mundo, e isso é feito por meio das decisões diárias, do portfólio de produtos que contribuem para a saúde e a nutrição, e conectando sucesso nos negócios com o progresso social através de programas e iniciativas socioambientais em toda a cadeia.
“Queremos inspirar e ser inspirados por uma rede de organizações com ideias semelhantes em direção a um modelo de prosperidade compartilhada e duradoura. Queremos incentivar que outras empresas privadas ingressem na construção de uma economia mais igualitária, sustentável e regenerativa para as pessoas e para o planeta. É fundamental que todos os elos da cadeia produtiva sigam essa premissa e pratiquem uma nova economia”, explica Cibele Costa Zanotta, diretora de Assuntos Corporativos da Danone que liderou esse processo no Brasil. “Ser uma Empresa B é uma maneira poderosa de atestar credibilidade, confiança e valor, pois atrai a atenção daqueles que queremtrabalhar, comprar e investir em empresas nas quais acreditam”, completa.
A certificação como Empresa B é rigorosa, dada por uma organização internacional independente, sem fins lucrativos – o B Lab, representado no Brasil pelo Sistema B -, que consegue verificar de forma tangível e mensurável o que a Danone chama de Projeto Duplo, a busca do sucesso econômico de uma forma sustentável, unida ao progresso social. Ele avalia cinco pilares nas organizações: Governança, Trabalhadores, Meio Ambiente, Relação com a Comunidade e Modelo de Negócio de Impacto, ou seja, avalia as empresas de forma 360º.
Francine Lemos, Diretora Executiva do Sistema B, afirma que é muito importante ter marcas como a Danone sendo certificada como uma Empresa B. “Para construir uma nova economia mais inclusiva e sustentável, na velocidade e urgência que precisamos, é necessário influenciar mudanças nas regras do jogo. As Empresas B mostram que o conceito de sucesso na economia pode ser alterado e medido não apenas pelo fator financeiro, mas também pelos impactos sociais e ambientais. Ter grandes empresas repensando essa lógica de mercado por meio de uma nova maneira de fazer negócios é um grande exemplo de que o movimento é possível e pode gerar ganhos enormes para a nossa sociedade”, explica.
Essa certificação é mais um passo da Danone alinhada à visão da companhia One Planet. One Health, e a crença de que cada pessoa pode construir o mundo no qual quer viver por meio de suas escolhas diárias. Por isso, a companhia convida todos a se juntarem a este movimento.