Empresa lidera premiação que avalia a experiência do cliente com as marcas, produtos e serviços em diferentes segmentos
A Bem Brasil, líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas no país, com mais de 50% do share nacional no acumulado de 2023, é a vencedora da categoria Alimentos (Carnes, Frios e Congelados) do ranking NPS Benchmarking 2023 da Opinion Box. A marca conquistou destaque com um NPS avaliado em 67, mais de 11 pontos à frente da média da categoria avaliada. Esse reconhecimento é um dos mais relevantes do país na avaliação da relação entre marcas e empresas com seus consumidores.
Pelo terceiro ano, o Opinion Box divulga as marcas brasileiras com melhor resultado no NPS (Net Promoter Score) – metodologia que avalia o grau de lealdade dos clientes de qualquer perfil de uma empresa ou marca. Ao todo, foram recolhidas mais de 401 mil avaliações, divididas entre 43 segmentos. Para avaliar a marca/produto/empresa, o entrevistado precisava ter consumido seus produtos ou serviços pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.
Para Flávia Naves, responsável pela área de Marketing, Experiência do Cliente e Trade Marketing da Bem Brasil, o reconhecimento é resultado de uma estratégia assertiva da companhia em Customer Experience (CX – experiência do cliente), que tem como propósito garantir o sucesso do cliente, colocando-o no centro da estratégia e, assim, contribuir para o crescimento do negócio.
A Bem Brasil produz mais de 20 tipos diferentes de produtos, voltados tanto para o foodservice quanto para o varejo, atendendo a todos os perfis de público e momentos de consumo. Atualmente, é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas e possui o maior índice de frequência de compras nos supermercados do país, segundo a Kantar (2021).
A era da experiência
Em um mundo hiperconectado, com consumidores empoderados e exigentes, o foco no cliente é ainda mais necessário e, ao mesmo tempo, mais desafiador, na visão da executiva. De acordo com pesquisas do próprio Opinion Box, 93% dos consumidores consideram a experiência um fator importante ou muito importante em uma compra, e 83% afirmaram que, quando têm uma boa experiência com uma marca, fazem questão de elogiá-la publicamente ou indicá-la para amigos e familiares. (Fontes: Panorama de Experiência do Consumidor, do Opinion Box e CX Trends 2023)
Na esteira desse movimento, o time de CX da Bem Brasil mapeia a jornada do cliente, do pré ao pós venda, para entender como acontece a interação do cliente ou consumidor com a empresa. “Esse trabalho reflete a visão da Bem Brasil em fortalecer as experiências positivas para o nosso cliente e consumidor com nossos produtos e serviços”, finaliza Flávia Naves.
Ela acrescenta que “o cenário atual mostra que o mindset de experiência não está mais restrito ao marketing e ao atendimento, mas em um trabalho multidisciplinar, em que toda a empresa atua para colocar o cliente sempre no centro da conversa”. Na prática, isso se traduz em treinamentos, análises e melhoria de jornadas, além da revisão periódica de processos produtivos, promoção de fóruns de boas práticas, guias de CX, evolução do layout das embalagens, nomes de produtos, diversificação de canais e lançamento de produtos.