Foodtech se torna a primeira empresa de alimentos a utilizar material 100% PCR como embalagem primária
A Fazenda Futuro, primeira foodtech da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, acaba de anunciar o lançamento do projeto “Pack 2.0”, iniciativa que visa a troca das embalagens atuais, para um material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1. O objetivo é priorizar o uso de materiais reciclados e recicláveis e faz parte do calendário de Sustentabilidade da marca, que será lançado em breve.
A nova bandeja é produzida por um rolo de filme chamado PET PCR (Post Consumer Resin – Food Grade) e com a troca, Fazenda Futuro se torna a primeira empresa de alimentos a utilizar material 100% PCR como embalagem primária. O processo de produção é feito com uma máquina termoformadora que molda o filme em bandejas dentro da fábrica, no Rio de Janeiro. Fornecedores certificados em FSC (Forest Stewardship Council) produzirão as cintas cartão e também as caixas de embarque.
As novas embalagens são feitas com menos matéria prima: 27% menos plástico (bandeja e tampa) e 15% menos cartão (cinta). Além disso, o transporte de produtos para pontos de venda dentro e fora do Brasil também acaba se tornando mais sustentável, dado que está sendo otimizado o espaço dentro de cada caixa de embarque, por meio da redução do tamanho das bandejas e remanejamento interno das mesmas, e também a forma de paletização. Com isso, é possível ter uma melhoria entre 10% e 40% no transporte de produtos por palete.
Com essas atualizações, a Fazenda Futuro também irá iniciar, em 2023, o projeto de inventário de carbono (escopos 1, 2 e 3) de toda a operação da companhia, desenvolvendo assim um plano de descarbonização com metas de neutralização da empresa como um todo. “Essa iniciativa só reforça que, mais uma vez, escutamos nossos consumidores e conseguimos entregar o que eles sempre pediram. O processo foi um pouco demorado devido a diversos fatores, mas fizemos e entregamos a melhor solução para a melhoria das nossas embalagens, que ainda não está 100%, mas chegaremos lá com certeza. Um prato de cada vez e juntos vamos conseguir um futuro melhor, mais consciente e um planeta terra habitável pela eternidade. “, conta Mari Tunis, diretora de Marketing da Fazenda Futuro.