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Indice de faturamento om experiencias de marcas é destaque no Anuário

Números são do Índice Promoview publicado no Anuário Brasileiro de Live Marketing e reúne informações dos investimentos para a participação de marcas em eventos promocionais, corporativos e ativações desde o planejamento  até a entrega final.

Em 2023 o setor que reúne agências e fornecedores especializados na execução das ações sob o conceito “experiências de marcas” apresentou forte crescimento em relação a 2022, batendo a casa dos R$ 100 bilhões de reais em investimentos por parte das empresas que utilizam estas ferramentas para construção de marcas, produtos e serviços.

Os números integram a 12ª. Edição do Anuário Brasileiro de Live Marketing 2023/2024 lançado este mês. A publicação é uma realização da plataforma Promoview que atualiza notícias deste setor desde 2006. 

Eles mostram a movimentação financeira dos agentes responsáveis pela criação e execução de ativações, eventos corporativos, ações promocionais, incentivos e diversas outras atividades que envolvem experiências dos stakeholders com marcas nos mais variados ambientes, em todos os níveis, desde o digital até o presencial. O levantamento aponta também o crescimento nas verbas destinadas para ações de sustentabilidade durante todo o processo produção e realização dos projetos. 

Brand Experience tornou-se vital para construção de marcas

A cifra é um recorde desde que a medição foi iniciada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional em 2004. Mas não surpreendente os especialistas. 
Após ser totalmente paralisado em 2020, o segmento de ações promocionais e eventos, que dependia de aglomerações para ser realizado, ressurgiu ainda mais forte no pós-pandemia

“Os executivos de marketing perceberam a importância do brand experience para construção de marcas numa jornada que começa no on line, mas que não funciona sem uma ação presencial. Por isso os investimentos em estruturas físicas dispararam e o negócio virou uma indústria”, explica Julio Feijó, editor do Anuário e diretor responsável pela pesquisa.

Presencial aliado ao digital é a “tempestade perfeita”

As ativações aliadas ao digital formam vetor de eficiência da comunicação porque a experiência presencial – que é o que todo mundo busca – é a melhor forma de marcas e produtos obterem atenção das pessoas para transmitirem seus valores. E o digital, principalmente pelas redes sociais, amplifica organicamente. É a tempestade perfeita”, explica Feijó.

Estes encontros “olho no olho” das marcas com as pessoas ocorrem nos mais diversos ambientes. Recentemente nos grandes festivais onde os espaços das marcas viraram atrações à parte no ambiente dos shows, mas todas as ocasiões são aproveitadas, como os camarotes das marcas no carnaval, eventos esportivos e corporativos, que fidelizam e empoderam, as promoções, que fazem o estoque girar, os programas de incentivo, que sinalizam prêmios desejados para equipes comerciais e/ou parceiros de negócio e mais uma infinidade de ações que não cabem nesta matéria, sem contar os trabalhos em PDV, realizados pelo pessoal de trade marketing. 

Tudo isso, junto ou separado, contribui diretamente para aquecer negócios, gerar vendas, fidelizar consumidores.

Além disso, as marcas iniciaram um novo movimento já bastante explorado lá fora. Eventos proprietários com a venda de ingressos onde o consumidor paga para viver a experiência de consumir seu produto favorito em um ambiente que remete ao universo da marca.

O fato é que as ativações em eventos de todos os tipos, feiras de negócios, ativações e uma variedade imensa de atividades para visibilidade de marcas e interação com seus stakeholders voltaram com tudo neste último ano, o que gerou uma oferta de briefings como nunca se viu com as casas e espaços de eventos sem datas, camarotes em estádios com filas de espera além dos custos de serviços diversos e mão de obra com elevação acima dos 50%. 

Para Feijó há um grande espaço para crescimento, mas o setor precisa de organização.

“Uma indústria deste porte deveria ser melhor observada pelos contratantes e pelo governo. Do lado dos contratantes, vemos clientes realizando concorrências predatórias, distante dos conceitos de ESG. E do outro, uma legislação que desfavorece a atividade que emprega milhões de pessoas em todo o país”, completa Feijó, sugerindo mais interação entre os agentes do mercado.

“O melhor caminho é a soma de esforços e um diálogo mais amplo para tornar este mercado mais sustentável já que a perspectiva é que ele dobre de tamanho nos próximos quatro anos”, conclui. 

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