Ao completar 20 anos no mercado, a Nova/SB passa a se chamar só NOVA e ganha identidade visual mais atual e sintética
Uma campanha de endomarketing apresenta a novidade para o mercado com o conceito: “Em 20 anos a gente já se conheceu bem, então não precisamos de formalidades. Somos a Nova/SB, mas pode chamar só de NOVA”.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da NOVA, Bob Costa, a criação desenvolveu uma marca viva e mutante que refletiu a habilidade da agência de adaptação aos diferentes perfis de clientes e de propor soluções únicas. “Estamos celebrando 20 anos de uma trajetória consolidada com trabalhos memoráveis, premiados e de muita relevância pública, história que serviu de briefing para repensar a marca”, afirma Costa.
A agência produziu um vídeo manifesto com uma animação que resgatou a sua história e apresentou a nova identidade visual. Para ilustrar o perfil “mutante” da agência, a animação substitui a letra “O” de NOVA por diversos elementos gráficos, simbolizando o potencial de criação e adaptação às diferentes ideias, clientes e jobs.
O responsável pela criação do brand, o head of art Ygor Morato, ressalta que o desafio foi manter o DNA e identidade construídos nessas duas décadas. “NOVA é um jeito mais próximo e carinhoso que as pessoas já usavam para se referirem à agência e esse fato, então, foi o nosso primeiro insight para reformular a identidade visual”, afirma Morato.
As peças de endomarketing para apresentar a nova marca incluíram adesivação e wallpaper nas máquinas dos escritórios de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Cuiabá.
Outra novidade anunciada este ano pela agência foi a criação do Núcleo de Integridade da Informação, iniciativa pioneira no mercado publicitário, que analisa estrategicamente o ecossistema de desinformação no Brasil. Combina metodologias de acompanhamento de redes sociais com pesquisa de opinião pública qualitativa e quantitativa. E com essa metodologia pioneira avalia o impacto das fake news e narrativas falsas no ambiente digital e fora dele.
O Núcleo divulgou recentemente a 3ª edição da pesquisa que foi “Fakes e os ataques à vacinação”. Outros temas abordados nos relatórios foram violência nas escolas e influência das fakes no ambiente político do Nordeste.
Nesses 20 anos, a NOVA consolidou uma reputação e trajetória de sucesso na área de comunicação de interesse público. Reconhecida e premiada com cases como o Feirão e Sons da Conquista para a Caixa; agência pop Nova Batata, entre outras, ela é a terceira maior agência brasileira de capital nacional (CENP Meios 2023) e uma das poucas S.A do mercado.