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Riachuelo planta mais de 10 mil mudas de diferentes espécies na Amazônia

Como parte da robusta estratégia de ESG da marca, Midway embarca no movimento presenteando novos cartonistas

Debates sobre sustentabilidade têm crescido cada vez mais entre as organizações, se tornando um dos principais assuntos a serem discutidos na atualidade, com iniciativas que englobam a agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG). Conectada a projetos e ações de grande importância no pilar da sustentabilidade, o Grupo Guararapes, detentora das Lojas Riachuelo e da Midway Financeira – e que está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 -, se juntou com a Fundação Saving the Amazon para plantar mais de 10 mil mudas de 17 espécies distintas na Amazônia.

Com o objetivo de contribuir com a redução da quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, capturar dióxido de carbono (CO2) e mitigar o efeito das mudanças climáticas, o ecossistema Riachuelo se comprometeu a plantar árvores nativas na comunidade e reserva indígena de Tukuna Umariaçude (AM). O potencial de captura total de CO2 apresentado pelas plantações da marca na floresta é de 13.730,3 toneladas, considerando o período de 45 anos em que as espécies de mudas catalogadas da Riachuelo tornaram-se estabelecidas e serão consideradas maduras.

Visando promover uma maior consciência sobre o tema, a Midway embarca nesse movimento com uma dinâmica voltada para novos cartonistas: quem adquirir um novo cartão da marca será presenteado com uma árvore na Amazônia, que poderá ser acompanhada através do site. Além disso, todas as pessoas que se comprometerem com a causa também receberão um certificado.

A parceria do Grupo com a entidade proporciona a regeneração de ecossistemas e promove apoio às comunidades locais, auxiliando as famílias beneficiárias com geração de empregos, além de proporcionar segurança alimentar e medicinal, e uma restauração do bioma no qual eles vivem.

“A Riachuelo abraça a sustentabilidade em diversos processos e fluxos diários de produção, e realizar essa parceria com a Fundação Saving the Amazon só reforça o apoio, a participação, o comprometimento e a importância do cuidado com a cadeia produtiva dentro da companhia. E o mais bacana é que, além de estarmos ajudando um bioma inteiro que precisa do apoio de todos nós, também estamos impulsionando o desenvolvimento da comunidade local, auxiliando socialmente as famílias com oportunidades apresentadas dentro do projeto”, afirma Valesca Magalhães, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Employer Branding na Riachuelo.

Produções mais sustentáveis

A fábrica da Riachuelo em Natal segue princípios e valores orientados pela inovação e sustentabilidade nos processos. Hoje, 100% de toda produção nacional da marca é mais sustentável.

Todo processo e desenvolvimento de peças é pensado para ter redução de consumo de água e diminuição no uso de químicos, além de ter uso de energia renovável e fibras mais sustentáveis na produção.

Dentro desta categoria de matéria-prima, a Riachuelo se tornou parceira da Better Cotton (BC), reforçando a importância de trabalhar com algodão sustentável nas peças, além de outras matérias primas mais sustentáveis, como a Birla Cellulose e a Lezing que engajam ativamente na conservação de florestas ameaçadas de Alto Valor de Conservação (HCV) e da biodiversidade.

A companhia também mantém projetos em loja que visam a economia circular, como o programa “Moda que Transforma”, que tem como objetivo manter produtos e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, e transformá-los em vida útil novamente para que sejam reciclados ou restaurados. Todo o programa foi desenhado em parceria com a Liga Solidária. É importante ressaltar que 100% das lojas Riachuelo fazem parte do programa. Além disso, todos os resíduos na fábrica são doados e cerca de 1 tonelada de roupas usadas também são coletadas nas lojas e doadas para as organizações parceiras.

Ainda neste sentido, a Riachuelo estruturou, em 2022, um Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade no setor têxtil do Brasil, com o objetivo de liderar soluções inovadoras referentes ao tema no varejo de moda nacional. O Hub conta com a participação da B3, a partir de seu braço social e de sustentabilidade, além do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Vicunha, Retalhar, Focus Têxtil, Opim e do escritório SFCB.

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