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Evento online voltado ao mercado marcou o lançamento do primeiro pacote comercial após a unificação do portfólio Globo

Não é só TV. Nem é só digital e streaming. Também não é só mais um pacote comercial. Apresentado ao mercado na tarde desta segunda-feira, 24 de agosto, o lançamento do pacote da Globo para a Black Friday 2020 poderá marcar a volta da confiança do consumidor depois do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Data promocional do comércio que veio para ficar no calendário brasileiro, a Black Friday, pode recuperar grande parte das vendas perdidas neste 2020, tirando os consumidores de casa para irem às lojas físicas ou levando as próprias lojas físicas irem ao encontro do público diretamente pela internet. Fazendo com que as barreiras e distanciamentos se tornem mínimas.

“Esse momento é muito marcante, porque representa a consolidação dos últimos movimentos da Globo. Uma evolução no desenvolvimento de produtos, de soluções para associação de marcas ao nosso conteúdo e do trabalho com dados. O projeto da Globo para Black Friday se diferencia pelo cuidado com métricas, para alcançarmos a máxima eficiência. Com produtos que inovam na forma de apresentar as ofertas, as marcas e que podem fazer parte das estratégias de comunicação que queremos desenhar a quatro mãos”, contou Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, na abertura do evento.

Nos últimos anos, a Globo tem atuado para expandir fortemente suas ações focadas no consumidor, aproveitando a capacidade da empresa de entender e mapear os hábitos e intenções de compras de grande parte da população brasileira. Um relacionamento que se fortalece a partir do contato com o público em suas plataformas: pela TV aberta passam 183 milhões de brasileiros todos os meses, 108 milhões de usuários mergulham nas páginas do Globo.com, 36,5 milhões de pessoas estão na TV por assinatura, 23 milhões de usuários únicos passam pelo Globoplay e a Som Livre garante 2,6 bilhões de streams mensalmente.

E são esses números robustos e as diversidades de plataformas que dão corpo à proposta de valor apresentada para a Black Friday 2020. Um projeto que estabelece um novo marco para as inserções de campanhas e promoções e até ações institucionais dentro do conceito multisserviços, desenvolvido por quem conhece há anos o Brasil e os brasileiros, além de ser reconhecida pela qualidade e programação.

O detalhamento sobre as entregas de dados e métricas foi apresentado por Eduardo Perez, diretor de Data&Analytics, que detalhou como tecnologia e inteligência de dados são os grandes diferenciais da Globo na parceria com as marcas. “Desde 2017 temos trabalhado para colocar dados e performance a serviço das marcas, com uma estratégia para transformar 100 milhões de uns em mais de 90 milhões de usuários multiplataforma. Um manancial de dados que seria apenas custo sem a inteligência de ferramentas e o trabalho de nossos cientistas de dados. Uma atuação que nos permitiu, para o pacote da Black Friday, oferecer otimização de campanhas, a partir de machine learning e modelos de atribuição capazes de medir o lift das campanhas na televisão. Um serviço de alta qualidade, desenhado para alcançar o melhor resultado que, para os anunciantes, é atingir a melhor eficácia”, detalhou o diretor.

Pensado no modelo de uso real e on time de suas plataformas, a proposta apresentada para marcar a Black Friday deste ano permite às agências e clientes construírem ações criativas e customizadas para cada canal, seja TV aberta ou por assinatura; direcionada para os aficionados pela programação do Globoplay;  aproveitando a praticidade do digital, e também a presença dos ativos da Globo, sejam eles histórias ou talentos, nas redes sociais. Nada escapa às possibilidades que surgem das convergências desses produtos em suas plataformas e seus diversos e diferentes públicos.

E para aproveitar esses múltiplos canais de contato de forma eficiente, o Globo Brand Space chega para ser um espaço de compartilhamento, com o mercado, de todo know-how de criação e produção de conteúdo da empresa. Eduardo Becker, diretor de Soluções Integradas de Negócios em Conteúdo apresentou a novidade:

“Contar histórias é nossa paixão. E sabendo que nunca se consumiu tanto conteúdo quanto na atualidade, nos propusemos a pensar em como criar, em parceria com agências e marcas, conteúdos que engajem, emocionem e que são capazes de conectar efetivamente marcas e seus consumidores. E entendendo que em um momento como a Black Friday não basta estar junto, tem que estar junto com relevância, desenvolvemos o Globo Brand Space, uma solução que coloca toda nossa expertise, estrutura, ativos e equipamentos a serviço do mercado.  Uma nova maneira de criar conteúdo de qualidade para não apenas apresentar as ofertas, mas também divertir e emocionar o consumidor”.

Desenvolvido com exclusividade para o projeto Black Friday 2020, conta com um estúdio exclusivo, uma estrutura completa para o desenvolvimento de produtos publicitários customizados para todas as plataformas. Disponível para as marcas patrocinadoras do projeto, o espaço permitirá a criação e desenvolvimento de snacks de conteúdo, pensados para o ambiente digital; histórias social friendly, que geram conversas nas redes sociais; criação de lives, para interação com os consumidores e compartilhamento de descontos e promoções; além de criativos para o intervalo comercial, como filmes publicitários criados para anunciar as ofertas mais quentes, fomentando a compra por impulso, e campanhas de conteúdo de marca, para veiculação no formato break exclusivo.

Fazendo os cruzamentos e análises detalhadas, a oferta para a Black Friday da Globo é modular, atende também aos médios e pequenos anunciantes, principalmente os estabelecidos fora dos cinco ou seis principais centros de negócios nacionais, encabeçados por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fala com o Brasil perto dos limites das fronteiras, mas também com os brasileiros que desenvolvem a economia em polos do interior do Brasil, como os que já são conhecidos no Rio Grande do Sul ou em Minas Gerais, ou ainda no Oeste do Pernambuco e até nas beiradas dos estados amazônicos.

“Estamos muito motivados a construir uma Black Friday relevante para as marcas e também para os anunciantes. Para isso, montamos um projeto que se baseia nos movimentos da economia e nos impactos dos setores. Colocamos os consumidores no centro de tudo e descobrimos que a data nunca foi tão importante. O consumidor está voltando às compras e entender como essa volta será é fundamental.  Além de dados e insights, usamos muito o que recebemos de feedbacks e demandas do mercado, em uma troca que tem sido bastante enriquecedora, uma das maiores transformações da Globo nos últimos meses. Abrimos espaço para mais possibilidades, com modelos bastante flexíveis e ampliando as janelas de oportunidades”, definiu Manzar Feres, diretora de Comercialização da Globo, ao encerrar o evento, convidando agências e anunciantes a irem muito além da Black Friday, junto com a Globo.

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