Companhia avança na estratégia de ser o maior e mais completo ecossistema de esporte do país ao adquirir plataforma referência global, a qual soma mais de 10 bilhões de visualizações na internet
Depois de incorporar novos players em seu ecossistema, como NWB, OneFan e X3M, o Grupo SBF anuncia a FitDance como seu mais novo ativo. Uma das maiores plataformas de dança do mundo acaba de ser comprada pelo grupo, tornando-se na sexta unidade de negócio da companhia, que conecta ainda Centauro e Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil). A aquisição marca mais um passo importante na estratégia do SBF, que avança no objetivo de ser o principal destino do esporte no país.
Reconhecida internacionalmente e com operações em mais de seis países, a FitDance é uma das maiores referências em dança do mundo na atualidade. A plataforma detém relevância expressiva no meio físico, com mais de um milhão de aulas aplicadas por ano em academias, e no digital, com mais de 10 bilhões de visualizações acumuladas na internet. Sua audiência contempla pelo menos 15 milhões de praticantes e mais de 10 mil instrutores formados, os quais disseminam a metodologia FitDance Brasil e mundo afora. Ou seja, um modelo vencedor, com proposta de valor e visão de negócio atraentes aos olhos do Grupo SBF, além de permitir à companhia expandir seu ecossistema com novos pontos de contato com diversos públicos e estar cada vez mais presente na jornada e na relação das pessoas com o esporte – indo muito além do momento de compra de artigos esportivos.
“A dança é democrática e inclusiva, além de uma atividade de autoexpressão e bem-estar, com alto engajamento digital. Além de uma proposta inovadora, fruto do senso empresarial de seus fundadores, a FitDance tem uma conexão única com os praticantes, o que a torna o maior símbolo da modalidade hoje. Para se ter uma ideia, o termo ‘FitDance’ é mais buscado do que ‘aula de dança’ no Google. Assim, a aquisição automaticamente nos coloca em posição de liderança em um novo mercado, de mais de 35 mil academias e 20 milhões de praticantes, com enormes perspectivas de crescimento, a exemplo da inclusão do Break Dance, pela primeira vez, como modalidade olímpica em Paris 2024”, ressalta Gustavo Furtado, General Manager da SBF Ventures, responsável pela condução do negócio. A unidade foi criada no último ano para acelerar os investimentos no empreendedorismo esportivo, conectando empreendedores e empresas de alto potencial ao ecossistema do grupo.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que o SBF ampliará exponencialmente a capacidade de escala dos negócios e projetos em andamento da FitDance, também aumentará a potência da oferta integrada de suas marcas e serviços. Por exemplo: unindo à marca a sua capacidade de distribuição no varejo e no atacado, com um sortimento voltado para dança; criando eventos e experiências em parceria com a Centauro, Nike e X3M; aproveitando sinergias com a NWB, no que diz respeito a experiências de monetização de conteúdo, mídia e social commerce; e ainda dando um novo passo de internacionalização do seu ecossistema, uma vez que a FitDance está presente, além do Brasil, na Argentina, México, Chile, Uruguai e Portugal, por meio de seus produtos, e tem audiência em mais de 50 países.
“A concretização dessa parceria é a consagração de um trabalho feito com muita dedicação e, mais ainda, a comprovação de que a dança é algo muito poderoso. Trata-se de uma conquista de todos os nossos sócios, do time e de todo o segmento. Dentre milhares de empresas alvo de aquisições, o Grupo SBF acreditou, tanto quanto a gente, que a dança tem um potencial gigantesco”, celebra o cofundador da FitDance, Fabio Duarte. “Entrar para o grupo nos permitirá acelerar todos os nossos planos para a plataforma e continuar inovando na experiência do usuário no ambiente digital, com tecnologias como realidade virtual e NFTs, bem como ganhar escalabilidade e chegar cada vez mais próximo do nosso sonho de transformar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio da dança em todo o mundo, convidando mais gente a embarcar em nossa comunidade e estilo de vida”, finaliza Bruno Duarte, também cofundador da marca.
Sobre o Grupo SBF
Com 40 anos de mercado, o Grupo SBF é um ecossistema que acredita que o esporte transforma vidas. Por isso trabalha com a missão de impulsionar o esporte no Brasil, todos os dias. Até 2020, o grupo atuou no país com a Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina e primeira varejista omnichannel do Brasil, com 100% das operações de lojas físicas e plataforma digital integradas desde 2018. Em dezembro de 2020, a FISIA integrou o SBF como representante exclusiva da Nike no Brasil e, dessa forma, o grupo passou a contar com a maior marca esportiva do mundo. Desde então, novas unidades de negócio foram estrategicamente incorporadas nesse ecossistema, como a NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil e dona dos canais digitais Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12, entre outros; a OneFan, sportstech criada para potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas, por meio de tecnologia e inteligência; e a X3M, referência em live marketing esportivo no país, dona de eventos como XTERRA e UPHILL Marathon.
Sobre a FitDance
Fundada em 2014 pelos irmãos Bruno e Fabio Duarte, junto a um time de sócios formado por Fabio Pereira, Sinaldo Pinheiro, Elenilton Santos e Rafael Almeida, a FitDance se tornou uma plataforma de dança com metodologia proprietária, que visa unir as pessoas ao redor do mundo por meio da dança. Atualmente, com presença no Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai e Portugal, por meio de seus produtos, e audiência em mais de 50 países, é o maior canal digital de dança do mundo, com mais de 10 bilhões de views acumulados na internet; 1 milhão de aulas por ano em academias; 30 milhões de pessoas diferentes, a cada trimestre, assistindo os conteúdos online; e 10 mil instrutores formados na plataforma; além do reconhecimento e parceria com artistas nacionais e internacionais, como Katy Perry, Shawn Mendes, Lexa, Wesley Safadão, Luan Santana, Iza, entre outros. Sua atuação se dá por meio de quatro pilares: FitDance Academy, plataforma de capacitação, profissionalização e licenciamento de aulas para quem quiser se tornar um instrutor; FitDance Plus+, app e plataforma de streaming que leva a energia e experiência das aulas FitDance para dentro da casa das pessoas; FitDance Style, linha de roupas exclusivas desenvolvidas para quem busca mais conforto, estilo e personalidade na dança; e FitDance Network, focado no desenvolvimento de projetos especiais com marcas como Coca Cola, Rexona, Samsung, Itaú, iFood e Fiat, entre outras, com patrocínio e monetização.