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EBITDA consolidado ajustado totalizou R$2.498,9 milhões, com crescimento de 27,9% na comparação ao mesmo período do ano anterior

A Localiza&Co anunciou ontem (14/08), após o fechamento do mercado, o resultado do segundo trimestre de 2023 (2T23), com destaque para o forte crescimento da receita líquida consolidada, tanto na comparação com o mesmo período de 2022 (2TRI22) – com 34,6% de crescimento, passando de R$ 5,085,7 bilhões para R$ 6,843 bilhões – quanto na comparação com o primeiro semestre de 2022 (1S22) – com incremento de 42,9%, passando de R$ 9,5 para R$ 13,6 bilhões.

O EBITDA consolidado ajustado do 2T23 foi de R$2.498,9 milhões, um crescimento de 27,9% em comparação ao EBITDA proforma ajustado do mesmo período do ano anterior. Em junho de 2023, a Companhia anunciou uma oferta pública de ações (Follow-on) no montante total de R$4,5 bilhões, com demanda múltiplas vezes superior ao tamanho da oferta, demonstrando a confiança depositada pelos acionistas na Companhia. O caixa da Companhia fechou o trimestre com R$ 11,1 bilhões.

“Tivemos um trimestre bastante desafiador, impactado pela Medida Provisória nº 1.175, mas ainda assim continuamos firmes em nosso propósito de crescimento com geração de valor. Mantivemos disciplina na alocação de capital e enxergamos uma perspectiva positiva para os nossos negócios. Os recursos oriundos da oferta de ações contribuem para o fortalecimento da nossa posição competitiva e para a captura de oportunidades em um mercado com amplo espaço de crescimento, especialmente no contexto de redução da curva de juros, que tende a impulsionar o setor de aluguel de carros”, afirma Rodrigo Tavares, CFO da Companhia.

Houve um forte crescimento de receita líquida em Gestão de Frotas, totalizando R$1.603,9 milhões, aumento de 58,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso se deu em função do forte crescimento dos volumes e da diária média, mesmo com o impacto da Medida Provisória que resultou em menor compra e implantação de carros entre maio e junho. No 1S23 houve aumento de 29,2% no volume e 58,3% na receita dessa divisão em comparação ao mesmo período do ano anterior. A demanda por aluguel de frotas e assinatura permanece robusta, com aumento do backlog para 21 mil carros ao final do 2T23.

O aumento da receita líquida na divisão de Aluguel de Carros foi de 9,9% na comparação com o 2T22 e de 10,1% em relação ao 1S22, atingindo R$1.958,5 milhões. Já em Seminovos, mesmo em cenário desafiador, foram vendidos 52.711 veículos, um avanço de 68% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, neste ano foram abertas 9 lojas de Seminovos, movimento que tende a acelerar ao longo do 2S23, de forma a suportar a necessidade de vendas do próximo ciclo de renovação da frota. A Companhia encerrou o 2T23 com 195 lojas de Seminovos, distribuídas em 96 cidades brasileiras. O crescimento das despesas financeiras impactou o lucro ajustado da Companhia, que totalizou R$ 419 milhões no 2T23, 38,3% menor quando comparado ao mesmo período de 2022.

“Continuaremos buscando um crescimento consistente, pautado pela geração de valor compartilhado, transformando a experiência dos nossos clientes e diversos stakeholders da Companhia, com foco, sempre, no impacto positivo para a sociedade. Ao longo de 50 anos de história, reafirmamos o nosso compromisso com a mobilidade sustentável, continuando a investir em inovação e tecnologia para ampliar nosso diferencial competitivo, a partir de uma Companhia digital e humana”, finaliza Tavares.

Jornada de Sustentabilidade

A Companhia segue avançando em sua jornada de Sustentabilidade e, neste segundo trimestre, publicou o seu 6º Relatório de Sustentabilidade. Dentre os destaques estão: a manutenção do Selo Ouro para o inventário de GEE (GHG Protocol), publicado pela quarta vez; lançamento do Neutraliza, programa para neutralizar as emissões advindas do deslocamento de clientes, que já compensou +14 mil toneladas de CO; início da elaboração do Estudo de Riscos Climáticos; conquista do 4º lugar no Great Place to Work (GPTW), além de estar entre as melhores empresas para trabalhar no ranking Mulheres na GPTW; e lançamento do Pluraliza, programa para desenvolver analistas autodeclarados pretos e pardos.

Além disso, no primeiro ano de atuação do Instituto Localiza, mais de 12 mil jovens foram impactados, com o apoio a 49 projetos em todo o país, com um investimento de R$ 3,6 milhões em doações diretas.

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