Ações de eficiência operacional implementadas ao longo deste ano também impactaram positivamente no lucro bruto da companhia
A plataforma digital Enjoei registrou forte crescimento operacional nos resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T21). Entre os destaques está o aumento das transações realizadas por usuários recorrentes. Em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve aumento de 44% nas transações dos usuários que fizeram seis compras ou mais. Com isso, esses usuários representaram 53% de todas as transações realizadas no 3T21.
“O maior ativo da nossa empresa é a capacidade de fazer as pessoas se apaixonarem por ela e usarem a plataforma de maneira recorrente. Os usuários que chegam ao Enjoei gostam e acabam virando nosso maior instrumento de marketing”, afirma Tiê Lima, CEO e cofundador do marketplace.
O Enjoei registrou um GMV (volume bruto de mercadoria) de R﹩ 199 milhões no 3T21, resultado positivamente influenciado pelos negócios fechados pelos compradores recorrentes, e 46% maior do que no mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o valor bruto transacionado na plataforma atingiu R﹩ 575 milhões, 73% acima do total reportado nos nove primeiros meses de 2020. Novamente, a base recorrente da plataforma contribuiu para o resultado, já que 60% do GMV foi realizado por vendedores com seis ou mais vendas já efetuadas.
Eficiência operacional
Ações implementadas pela empresa ao longo desse ano já começam a impactar positivamente os indicadores financeiros da companhia. O lucro bruto no 3T21 foi de R﹩ 7,1 milhões, 17% maior do que o registrado em 2T21.
A entrada de novos parceiros logísticos possibilitou à empresa reduzir significativamente o custo do frete médio ao longo do ano, ao mesmo tempo em que houve o crescimento do número de usuários. Isso proporcionou um maior efeito de rede, reduzindo a distância entre compradores e vendedores.
A empresa ainda apresentou importantes ganhos com a implementação de uma nova política comercial, com a redução da taxa de comissão paga pelo vendedor e a aplicação de incentivos de bons comportamentos aos usuários. Esta iniciativa contribuiu para uma baixa acentuada na taxa de cancelamento das transações, de cerca de 20%, entre maio (início da política) e setembro.
“Este é o quarto balanço publicado pela companhia desde o IPO e os indicadores apresentados mostram que a Enjoei está no caminho certo. Estamos conseguindo expandir a marca, criar políticas comerciais para melhorar a conversão e fidelizar nossa base de usuários. Isso nos garante entregas consistentes aos nossos acionistas, com ganho em eficiência e rentabilidade.”, destaca Tiê Lima.
Acessos à plataforma
No 3T21, a plataforma teve 141 milhões de visitas totais, 36% a mais que no mesmo período de 2020. O número de visitantes únicos saltou 29% na mesma comparação, com 30 milhões de usuários ao final do trimestre.