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Com faturamento de R$ 840 milhões, margem bruta de 41,4% e margem líquida recorrente de 18,5%, Vulcabras se consolida em novo patamar

A Vulcabras, sportech global que alia esporte e tecnologia para alcançar a alta performance, reporta sua maior margem bruta e seu maior lucro líquido recorrente da série histórica no 2T23.

A margem bruta, de 41,4%, teve uma alta de 5,4 p.p. e o lucro líquido recorrente, de R$ 133,8 milhões, registrou crescimento de 41%, ambos na comparação ao mesmo período do ano anterior. A receita operacional bruta (ROB) cresceu pelo 12º trimestre consecutivo, registrando alta de 10,6% versus o 2T22, atingindo um faturamento de R$ 840,3 milhões e R$ 3,1 bilhões no acumulado dos últimos 12 meses. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente é de R$ 168,7 milhões e a margem Ebitda recorrente 23,3%, alta de 4,3 p.p. vs 2T22. A margem líquida recorrente atingiu 18,5%, 4,0 p.p. superior ao 2T22, que foi 14,5%.

A evolução acentuada da margem bruta é resultado da estratégia de focar a empresa no segmento esportivo, o que permite a captura de sinergias no processo produtivo e complementariedade entre o portfólio de marcas e produtos. O crescimento exponencial na venda direta ao consumidor também tem uma participação relevante nesta evolução.

O crescimento da margem EBITDA recorrente e da margem líquida recorrente reforçam a estratégia e a capacidade da companhia em capturar sinergias também na sua estrutura comercial e de backoffice. “No semestre, o incremento foi de 3,8 p.p. na margem Ebitda recorrente e 3,7 p.p. na margem líquida recorrente, demonstrando que este novo patamar de rentabilidade não é algo pontual do trimestre, mas estrutural e sólido, fruto da estratégia de foco no esportivo e da excelência da companhia na captura de sinergias entre as marcas, categorias de produtos e canais”, afirma Wagner Dantas, Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia.

Como uma sportech global 100% brasileira, o modelo de negócio da Vulcabras une tecnologia, inovação e esporte para levar a alta performance para atletas e consumidores. Com a verticalização de ponta a ponta do negócio, a Companhia alia gestão de marcas com pesquisa e desenvolvimento de calçados, uma indústria 4.0 com processos robotizados e automatizados e uma inteligência de mercado baseada em dados, agregando valor e diferencial competitivo para Olympikus, Mizuno e Under Armour.

E-commerce: crescimento no canal colabora para o crescimento da companhia

O Canal de e-commerce, por mais um trimestre, mais que dobra as suas vendas registrando um crescimento de 104,7% na comparação com o 2T22. A Receita Líquida Operacional (ROL) saltou de R$ 27,9 milhões no ano passado para R$ 57,1 milhões no 2T deste ano, e já responde por 7,9% da receita da companhia. No acumulado do semestre a participação das vendas digitais alcançou 8,3% da receita operacional líquida consolidada, aumento de 3,8 p.p se comparado ao 1º semestre de 2022.

Com uma estratégia focada em posicionamento e experiência, o canal segue crescendo a passos largos, capturando sinergias e com a rentabilidade também crescendo em ritmo acelerado. “Temos investido constantemente em tecnologia e inovação nesse canal, o que refletiu em uma forte expansão, trimestre a trimestre. Nossa expectativa é manter o ritmo acelerado de crescimento pelos próximos anos”, afirma Dantas.

Segmento de calçados

A divisão de calçados cresceu 14,2%, com os resultados sendo impulsionados pela marca própria Olympikus, seguida pelas licenciadas Mizuno e Under Armour. Olympikus segue inovando e crescendo com o seu propósito de ser uma marca democrática também na alta performance, e, neste trimestre, lançou o Grafeno 2, a evolução do primeiro tênis com placa de propulsão à base de grafeno no mundo. Mantendo sua estratégia de foco nas categorias de treino e basquete, Under Armour trouxe para o País a Curry Season, maior e mais completa temporada de Curry, linha desenvolvida em parceria com o astro do basquete americano Stephen Curry. No treino, o Tribase Reps, foi sucesso de vendas e líder na categoria de training. Já Mizuno, marca protagonista no cenário de premium performance running, lançou neste trimestre a Wave Rebellion Series, com três modelos icônicos, entre eles, Wave Rebellion Pro, o “super tênis” da marca, Wave Rebellion Flash e Wave Rebellion Sonic.

Além dos resultados acima, a Vulcabras também anuncia o pagamento de dividendos intercalares no valor de R$ 0,15 por ação, de aproximadamente R$ 36,8 milhões, mantendo o pagamento trimestral conforme já divulgado pela empresa anteriormente.

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