Blog

black-divulgacao

A ascensão do online e a valorização de tecnologias que oferecem experiências sem atritos fazem parte da avaliação

O comportamento do consumidor, analisado pelo Grupo Croma, empresa focada em design de inovação, reflete as transformações no cenário varejista, influenciado pelo contexto da pandemia. O Grupo destaca que a confiança e a penetração em categorias que antes eram menos digitais, como moda e beleza, cresceram, consolidando a compra online como forte tendência no modelo de mercado. Dados do Google também indicam um aumento de 24% nas buscas pela Black Friday este ano, informação que sinaliza um crescente interesse dos consumidores.

Segundo o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, feito pela Serasa, o país conta com 71,45 milhões de brasileiros devedores, cerca de 43,78% da população. Logo, o shopper (indivíduo que está envolvido no processo de compra, seja em uma loja física ou online) pode estar mais propenso a optar por promoções, descontos e melhores condições de pagamento.

Contudo, de acordo com Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, a busca por uma compra vantajosa vai além do preço. “Os consumidores realizam avaliações criteriosas de atributos como marca, prazo de entrega, frete e benefícios agregados. Fatores emocionais, como credibilidade, reputação e identidade com as marcas também influenciam a decisão final. É possível sair da guerra do preço por meio de uma proposta de valor que seja, enfim, vantajosa”, completa.

Na esfera tecnológica, a hiperpersonalização (estratégia que cria experiências individualizadas), aliada à Inteligência Artificial, assume papel de destaque, prometendo cases de sucesso e aprendizados para os varejistas. O estudo High-Tech Retail, conduzido pela Croma Consultoria em parceria com o Instituto Croma de Pesquisa e Ciência de Dados, foi criado para medir a influência da tecnologia no comportamento de compra do brasileiro. O levantamento destaca tendências, incluindo a aceitação e o crescente uso das interfaces digitais, bem como a migração de categorias predominantemente físicas para o online.

O estudo mostra que no âmbito da interação com tecnologia, 95% dos brasileiros planejam experimentar a compra por aplicativo até 2025. A preferência recai sobre tecnologias simples, bem executadas e úteis, destacando-se carteiras digitais, cartões virtuais exclusivos para compras online, pagamentos por aproximação e leitura de QR Code, alternativas que proporcionam uma experiência sem fricção. “Nesta Black Friday, os consumidores vão priorizar tecnologias que aliviem as tensões, especialmente durante o processo de pagamento, considerando autonomia, agilidade, confiança e segurança como requisitos essenciais”, completa Bulla.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia