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Máquina de lavar divulgacao

Pesquisa aponta alta nas aquisições de eletrodomésticos para lavar e secar, e mudanças nos produtos utilizados

Nos últimos anos, o brasileiro vem evoluindo a forma como lava as roupas, principalmente quando se trata dos produtos utilizados nessa atividade. Prova disso é o crescimento das categorias que se adaptam a novas tecnologias. Com consumidores cada vez mais buscando praticidade e eficiência na hora do cuidado com as roupas, a presença de eletrodomésticos, como lavadoras automáticas, secadoras e lava e seca, cresceu dentro dos lares.

De acordo com informações da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, o Nordeste é a região que mostrou o maior aumento na aquisição dos equipamentos. No período estudado houve crescimento de 4,5 pontos de penetração (p.p.) na compra de lavadoras, 2,9 p.p. no modelo lava e seca, e 1,6 p.p. nas secadoras e esse maior acesso fez com que a indústria desenvolvesse cada vez mais soluções quando se trata de melhorias na parte de Lavanderia no Lar.

Com esse movimento, também houve alta na compra de detergentes para roupas. A versão líquida já tem 49,9% de penetração nacional – crescimento de 12,3% no número de famílias nos 12 últimos meses terminados em junho deste ano na comparação com o memso período de 2020. Aqui, o destaque é para o diluído (45,8% de preferência da população). Também vale destacar que o volume de aquisições é duas vezes maior no Nordeste.

O sabão em pó, por sua vez, atinge praticamente a totalidade de lares brasileiros (96% de penetração). Mesmo que tenha aumentado bastante o preço (+20,6%), evolui por conta da frequência (+5,8%) – principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como no Nordeste – e do volume por viagem (+1,1%).

Os brasileiros vêm dependendo cada vez menos dos tanquinhos, que hoje estão presentes em menos de 1/3 dos lares, e do sabão em barra, que tiveram queda de 18,2% em vendas nos últimos 3 anos.

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