Segundo a pesquisa Video Viewers da Provokers, 60% afirmam ter considerado comprar um produto depois de assistir a um vídeo no YouTube.
Abaixo, confira cases de marcas que usaram o YouTube para inovar em suas estratégias de marketing:
Ambev
Para mostrar sua relevância, gerar maior consciência de marca e conversar melhor com os consumidores, a Ambev tem criado ações digitais para reduzir a sensação de interrupção da publicidade na TV aberta. Em 2019, a Brahma encontrou no YouTube o canal certo para apresentar o “Próximo No 1 VillaMix”, um reality show 100% digital em que um júri escolhe o próximo talento do sertanejo.
O projeto ajudou a Brahma a se conectar com seus consumidores de forma assertiva, combinando uma série de elementos que o tornaram único, inovador e extremamente relevante. Inovando no formato, a Ambev foi a primeira empresa do segmento de bens de consumo a criar um projeto 100% digital no Brasil, do formato à ativação, em parceria com o YouTube Space Rio.
Carrefour
O Carrefour usou o alcance do YouTube para criar uma espécie de “segunda emissora”, em um esforço conjunto com a TV. O desafio era aproveitar ao máximo os potenciais dos dois meios, on e off. A nova estratégia funcionou e o investimento em marketing foi reduzido pela metade, com o mesmo alcance de público e atingindo as metas de vendas.
Em parte, esses resultados do YouTube se devem aos anúncios terem sido vistos tanto na véspera como no dia em que a oferta foi válida. Na prática, os usuários da plataforma continuaram assistindo vídeos no dia da promoção e passaram nas lojas para aproveitá-las antes de voltar para casa.
Estácio
A Estácio, uma das principais instituições privadas de ensino superior do Brasil, decidiu pela primeira vez priorizar o YouTube em sua estratégia de marketing. Em maio, iniciou uma campanha para tornar sua marca conhecida em diversas cidades do Brasil e, até agora, já alcançou mais de 45 milhões de pessoas. Depois, em julho, a companhia iniciou outra ação focada em captar novos estudantes, resultando em um crescimento de 55% no número de inscrições, além de 23% de crescimento nas buscas pela marca.
Natura
A Natura desenvolveu uma estratégia data-driven a partir do comportamento dos consumidores no YouTube. Após fazer um Blast da campanha Por um Mundo Mais Bonito, impactando 65 milhões de pessoas em 24 horas, a empresa descobriu que os amantes da música ficaram entre os top 3 segmentos que mais engajaram com a campanha.
Com isso, a marca expandiu o seu patrocínio do Rock in Rio 2019 também para o YouTube e estará presente em todo o line up do canal oficial, com conteúdo patrocinado envolvendo artistas e influenciadores que farão tutoriais com maquiagens da Natura.
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