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Pesquisa_Mães

As marcas Shein, Zara, Renner, Carolina Herrera, Natura e Avon lideram as pesquisas dentro dos seus segmentos

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista deve atingir R$ 13,23 bilhões no Dia das Mães. Com a proximidade da data, a Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, realizou um levantamento considerando as buscas das preferências dos consumidores no universo digital e citações nas redes sociais. A análise revelou que perfumaria foi a categoria com maior variação, enquanto a de vestuário obteve maior aumento percentual de buscas, se comparado ao crescimento da procura por produtos entre março e abril.

Outro assunto destacado pelos dados da Timelens estão relacionados a marcas mais procuradas pelos internautas referentes aos setores destacados acima. A Shein, por exemplo, contou com 13% de aumento nas buscas; seguido da Zara, com 8%; Renner e Carolina Herrera com crescimento de 6% nas pesquisas dos consumidores. A Natura, por sua vez, foi 5% mais buscada, acompanhada por Avon com 4% e Hinode com 3% de incremento nas procuras online.

O estudo também constatou que os brasileiros têm recorrido à internet para auxiliar na decisão de qual presente comprar, principalmente buscando alternativas criativas para fugir de itens padrões. As pesquisas pelo termo “Presente Dia das Mães criativo” contaram com crescimento de 200% no período. “Isso demonstra uma oportunidade para marcas que atuam com categorias menos associadas ao Dia das Mães procurarem atender a esse desejo de surpreender”, pontua André Matias, CEO da Timelens.

O estudo revelou que o Mercado Livre se destaca como um canal relevante para os internautas. Ainda de acordo com a Timelens, as expressões “Presente Dia das Mães Mercado Livre” e “Lembrancinha Dia das Mães Mercado Livre” foram 170% e 110% mais buscadas, respectivamente.

Redes Sociais
O levantamento da Timelens traz também um recorte das redes sociais, entre janeiro e abril, acerca das menções que destacam a comemoração. No TikTok Trends, por exemplo, a #diadasmães desapontou em 4º lugar entre as hashtags em alta no Brasil. Outros tagueamentos relacionados são: #mae #maes e #presente. Entre os vídeos associados estão conteúdos sobre opções de presente, sejam eles para comprar, como para fazer e surpreender.

Ainda nas redes sociais em geral, 35% dos usuários demonstram interesse em presentear, além da busca por promoções. No entanto, 20% dos internautas relatam os desafios pessoais relacionados à data, outros 15% dos comentários tratam sobre a saudade e luto associados ao termo: “dia das mães”. Quando categorizado pela expressão “ser mãe”, 50% das citações abordam os desafios da maternidade, principalmente sob a perspectiva de mães.

“Temos indícios de que o período também abre espaço para que as mulheres questionem os padrões construídos sobre maternidade. Ou seja, torna-se um momento que gera reflexões mais amplas na sociedade para além do comercial”, finaliza Matias.

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